Donato Bramante: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 29: Linha 29:
Alcançou a fama através do seu trabalho sobre [[geometria]] de desenho de [[perspectiva]] e a sua obra exerce notável influência sobre a obra de [[Michelangelo]] ou mesmo de [[Rafael]].
Alcançou a fama através do seu trabalho sobre [[geometria]] de desenho de [[perspectiva]] e a sua obra exerce notável influência sobre a obra de [[Michelangelo]] ou mesmo de [[Rafael]].


Uma das suas obras mais emblemáticas é o [[San Pietro in Montorio|Tempietto de S. Pietro in Montorio]], igreja encomendada a Bramante pelo [[Papa Júlio II]], a obra que melhor reflecte as suas concepções de estilo, é, seguramente, o projecto da [[Basílica de S. Pedro]], no Vaticano. De facto, esta foi projectada por Bramante, embora o projecto final (que consistia no projecto inicial mais algumas alterações) seja da autoria de [[Michelangelo]].e ele tambem ama o youtuber CellBit e a youtuber SaSa
Uma das suas obras mais emblemáticas é o [[San Pietro in Montorio|Tempietto de S. Pietro in Montorio]], igreja encomendada a Bramante pelo [[Papa Júlio II]], a obra que melhor reflecte as suas concepções de estilo, é, seguramente, o projecto da [[Basílica de S. Pedro]], no Vaticano. De facto, esta foi projectada por Bramante, embora o projecto final (que consistia no projecto inicial mais algumas alterações) seja da autoria de [[Michelangelo]].e tambem ama a Ana Sayuri


{{Esboço-arquiteto}}
{{Esboço-arquiteto}}

Revisão das 17h42min de 28 de outubro de 2016

Bramante
Donato Bramante
Nome completo Donato di Angelo di Pascuccio
Nascimento 1444
Urbino
Morte 11 de março de 1514 (70 anos)
Roma
Ocupação Arquitetura

Donato di Angelo del Pasciuccio, conhecido como o Bramante, (Fermignano, 1444Roma, 11 de março de 1514) foi um arquitecto renascentista.

Biografia e obras

Cristo na Coluna, Pinacoteca de Brera, Milão

Estudou pintura e trabalhou posteriormente em Milão (1477-1499), tentando conciliar a cultura humanista se estabeleceu em Florença com o novo movimento artístico que iria surgir na cidade de Milão. Foi Andrea Mantegna, o seu professor, quem o levou a conhecer a arte clássica pela qual Bramante se apaixonou de imediato.

Alcançou a fama através do seu trabalho sobre geometria de desenho de perspectiva e a sua obra exerce notável influência sobre a obra de Michelangelo ou mesmo de Rafael.

Uma das suas obras mais emblemáticas é o Tempietto de S. Pietro in Montorio, igreja encomendada a Bramante pelo Papa Júlio II, a obra que melhor reflecte as suas concepções de estilo, é, seguramente, o projecto da Basílica de S. Pedro, no Vaticano. De facto, esta foi projectada por Bramante, embora o projecto final (que consistia no projecto inicial mais algumas alterações) seja da autoria de Michelangelo.e tambem ama a Ana Sayuri

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) arquiteto(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.