Diferenças entre edições de "Pompeu"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
36 bytes adicionados ,  02h22min de 2 de novembro de 2016
sem resumo de edição
m
Embora Pompeu e Crasso não confiassem um no outro, os proprietários de terra [[Cliente (Roma Antiga)|clientes]] de Crasso estavam sendo destratados ao mesmo tempo que os veteranos de Pompeu estavam sendo ignorados, o que os levou, já em 61 a.C., a uma aliança com [[Júlio César]], que era seis anos mais novo que Pompeu e estava retornado de seu mandato na [[Hispânia]] e pronto para concorrer ao consulado de 59 a.C.. A aliança entre os três, posteriormente conhecida como "[[Primeiro Triunvirato]]", era benéfica aos três. Pompeu e Crasso fariam de César o novo cônsul e este, por sua vez, utilizaria seus novos poderes para avançar as causas que interessavam aos dois no Senado.
 
O consulado de César em 59 a.C. conseguiu liberar as terras para os veteranos de Pompeu, confirmou seus assentamentos asiáticos e valeu-lhe uma nova esposa. [[Júlia (esposa de Pompeu)|Júlia]] era filha de César e as fontes afirmam que Pompeu se apaixonou por ela<ref>Boak, History of Rome, pg. 167</ref>. No mesmo ano, [[Públio Clódio Pulcro|Clódio]] renunciou ao seu status de [[patrício romano|patrício]], foi adotado por uma [[gente romana|gente]] [[plebe romana|plebeia]] e foi eleito [[tribuno da plebe]]. No final de seu mandato consular, César assegurou para si um comando [[procônsul|proconsular]] na [[Gália]], seu grande desejo. Pompeu recebeu o [[governo romano|governo]] da [[Hispânia Ulterior]], mas permaneceu em Roma para supervisionar o [[suprimento de cereais para Roma|suprimento de cereais]] como ''[[curatorcurador annonaeda anona]]''<ref name="Boak, History of Rome, pg. 169">Boak, History of Rome, pg. 169</ref>.
 
Apesar de sua preocupação com sua nova esposa, Pompeu gerenciou bem o suprimento de cereais de Roma. Mas sua habilidade política não era tão evidente. Quando Clódio se virou para ele, Pompeu se defendeu apoiando a volta de Cícero do exílio (57 a.C.). Uma vez em Roma, Cícero abandonou seu papel de defensor de Pompeu e de antagonista de Clódio, o que fez com que Pompeu se retraísse para sua amada e jovem esposa e para os grandiosos planos que tinha para seu novo teatro; não se esperava este tipo de comportamento de um jovem e brilhante general romano<ref name="Boak, History of Rome, pg. 169"/>.
[[Categoria:Segunda Guerra Civil de Sula]]
[[Categoria:Guerra Social (91-88 a.C.)]]
[[Categoria:Prefeitos das provisões]]

Menu de navegação