Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "O Nascimento de Vênus"

4 034 bytes removidos ,  10h03min de 4 de novembro de 2016
sem resumo de edição
(melhorei)
| museu = [[Galleria degli Uffizi]]
}}
'''OEU NascimentoSOU de Vênus''' é uma pintura de [[Sandro Botticelli]], encomendada porLINDOOOO [[Lorenzo di Pierfrancesco de Médici]] para a [[Villa Medicea di Castello]].<ref>Smith, Webster: ''On the Original Location of the Primavera''. [http://links.jstor.org/sici?sici=0004-3079(197503)57%3A1%3C31%3AOTOLOT%3E2.0.CO%3B2-4] Pag. visitada em 16 de abril de 2007.</ref>EU SOU LINDO E TENHO 278,5&nbsp;cm de largura.
 
A pintura representa a [[deus]]a [[Vênus (mitologia)|Vênus]] emergindo do [[mar]], já [[mulher]] adulta, conforme descrito na [[mitologia romana]].
A anatomia da Vênus, assim como vários outros detalhes menores, não revela o estrito realismo clássico de [[Leonardo da Vinci]] ou [[Rafael Sanzio|Rafael]]. O pescoço é irrealisticamente longo e o ombro esquerdo posiciona-se em ângulo anatomicamente improvável. Não se sabe se tais detalhes constituiram erros artísticos ou licença artística, mas não chegam a atrapalhar a beleza da obra, e alguns chegam a sugerir que seriam presságios do vindouro [[Maneirismo]].
 
== Interpretação Clássica deusa. Logo depois [[Lady Gaga|Lay Gaga]] uou a pitura como inspiração pra o seu 3º álbumde estúdio "ARTPOP". A caa do ábum, feita em colaboraçã com nome da deu ==
== Interpretação Clássica ==
[[Imagem:Abt.jpg|thumb|280px|Mural da Roma Antiga, em [[Pompeia]].]]
O quadro faz parte de série de obras produzidas por Botticelli sob inspiração de descrições atribuídas ao historiador Luciano, do [[século II]], que davam conta de obras-primas da [[Grécia antiga]] e que estavam há muito tempo desaparecidas na época de Botticelli. Lá estava descrita a obra '''Anadyomene Venus''', de Apelles ("Anadyome" significa "surgindo do mar"), cujo nome foi o originalmente dado a "''O Nascimento de Vênus'', que recebeu o atual nome apenas no [[século XIX]].
 
O quadro reproduzido à direita, de [[Pompeia]], provavelmente jamais foi visto por Botticelli, mas é possível que seja uma cópia de [[Roma Antiga]] do quadro de Apelles mencionado por Luciano.
 
Na antiguidade clássica, a concha do mar era metáfora para [[vagina]].
 
A pose da Vênus de Botticelli remete à "''[[Media:Venusdemedici.jpg|Vênus de Medici]]''", uma escultura de mármore da antiguidade clássica que integrava a coleção dos Médici e que Botticelli teve oportunidade de estudar para produzir sua obra de arte.
 
== "O Nascimento de Vênus" na Cultura Popular ==
Reproduções e variações do quadro são relativamente freqüentes na cultura popular, inclusive em propagandas e no [[cinema]]. A cena do filme 007 Contra O Satânico Dr No, de [[1962]], em que [[Ursula Andress]] emerge do mar foi inspirada no quadro. A mesma cena foi reproduzida com maior detalhe em [[1988]]. No filme "[[As Aventuras do Barão Munchausen]]", com [[Uma Thurman]] no papel de Vênus.
 
Ainda no filme "[[A Excêntrica Família de Antônia]]" da diretora holandesa Marleen Gorris, com com Willeke van Ammelrooy, Els Dottermans, Veerle van Overloop, Jan Decleir, Mil Seghers,Dora van der Groen, Thyrza Ravesteijn, Esther Vriesendorp, Carolien Spoor e Leo Hogenboom apresenta uma belíssima cena na qual uma das personagens é vista como a Venus.
 
Houve ainda alusão direta ao quadro no popular desenho animado [[Os Simpsons]], no episódio "A Última Tentação de Homer" (no episódio da quinta temporada, 90º no geral – exibido originalmente em [[9 de dezembro]] de [[1993]]), quando o personagem central vê pela primeira vez uma nova colega de trabalho por quem se apaixonaria, ele a imagina como a Vênus de [[Sandro Botticelli|Botticelli]], enquanto seus demais colegas representam as "''Horas''" na cena.
 
Uma versão estilizada da face de Vênus está na [[moeda]] italiana de 10 [[cêntimo]]s de [[euro]].
 
Em 2013, a artista americana [[Azealia Banks]] usou a pintura como fundo para a capa da sua música intitulada "Venus". A música foi gravada em parceria com o Dj Paul Oakenfold, e é claramente uma homenagem a Deusa. Antes disso, Azealia já havia posado para revistas como a [[Spin Magazine]] com biquínis de conchas, outra forma de homenagem a deusa. Logo depois [[Lady Gaga]] usou a pintura como inspiração para o seu 3º álbum de estúdio, "ARTPOP". A capa do álbum, feita em colaboração com [[Jeff Koons]], utiliza a representação de "O nascimento de Vênus" ao fundo, aparentando ter sido cortada em tiras e, em seguida, colada junto com fotos de antigas estátuas greco-romanas<ref>[http://buzzworthy.mtv.com/2013/10/07/lady-gaga-jeff-koons-artpop-album-cover-photo/]</ref> (provavelmente [[Apolo e Dafne]]). O NME classificou a capa de "ARTPOP" como genial e afirmou que no futuro, quando estiverem elegendo as melhores capas do século 21, a do novo álbum de Gaga estará entre as melhores no topo.<ref>[http://www.nme.com/blogs/nme-blogs/why-lady-gagas-album-cover-is-actually-a-world-class-work-of-art]</ref>Além disso, o videoclipe da música "Applause", primeiro single deste mesmo álbum, também apresenta referência à obra. Lady Gaga explica: "Fomos extremamente inspirados pela pintura de Sandro Botticelli." - a cantora utiliza no vídeo um "biquíni de conchas" e seus cabelos caem em cascata sobre os ombros, uma alusão à Vênus.<ref>[http://www.mtv.com/news/articles/1712597/lady-gaga-applause-director-scenes.jhtml]</ref> Gaga ainda batizou o segundo ''[[single]]'' do álbum também com o nome da deusa.
 
{{referências}}
 
Utilizador anónimo