Dados digitais: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rbelli (discussão | contribs)
Linha 10: Linha 10:
[[categoria:Matemática]]
[[categoria:Matemática]]
[[categoria:Informática]]
[[categoria:Informática]]
[[categoria:Eletrônica digital]]

Revisão das 16h55min de 1 de junho de 2005

A palavra digital deriva de dígito, que por sua vez procede do latim digitus, significando dedo.

Desde que a humanidade desenvolveu o processo de contagem, os dedos foram os instrumentos mais simples e eficientes para contar pequenos valores. O sistema de numeração indo-arábico, o mais usado atualmente, é um sistema de base dez, pois são dez os dedos das duas mãos da maioria dos seres humanos. Muitos outros sistemas de numeração usam a base decimal, pois serviam para simbolizar a contagem com os dedos.

Normalmente com os dedos só é possível contar valores inteiros. Por causa dessa característica, a palavra digital também é usada para se referir a qualquer objeto que trabalha com valores discretos. Ou seja, entre dois valores considerados aceitáveis existe uma quantidade finita de valores aceitáveis.

Digital não é sinônimo de eletrônico: por exemplo, o computador eletrônico pode ser chamado de digital porque trabalha com o sistema binário, que é simbolizado por uma sequência finita de zeros e uns, qualquer que seja o tipo de dados.

Hoje em dia, porem, não se consegue desvincular a palavra Digital do sistema informatico e tecnologias ligadas a computação, como, por exemplo, "transmissao digital".