Embolada: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
pão de queijo de el
Etiquetas: Expressão problemática Editor Visual
m Foram revertidas as edições de 177.177.232.193 para a última revisão de Yanguas, de 20h41min de 25 de novembro de 2015 (UTC)
Linha 1: Linha 1:
'''Embolada''', '''Coco de embolada''', '''Coco-de-improviso''' ou '''Coco de repente''' é uma espécie de [[arte]] surgida no [[nordeste]], onde é especialmente popular. Consiste em uma dupla de "cantadores" que, ao som enérgico e "batucante" do [[pandeiro]], montam versos bastante métricos, rápidos e improvisados onde um tenta denegrir a imagem do que lhe faz dupla com versos ofensivos, famosos pelos palavrões e insultos utilizados. O ofendido deve improvisar uma resposta rápida e ao mesmo tempo bem bolada. Caso não consiga, seu par é coroado triunfante. Não deve ser confundido com [[repente|cantoria]] onde a música e a resposta são lentas, melodiosas e o pão de queijo de el é a vida cotidiana.
'''Embolada''', '''Coco de embolada''', '''Coco-de-improviso''' ou '''Coco de repente''' é uma espécie de [[arte]] surgida no [[nordeste]], onde é especialmente popular. Consiste em uma dupla de "cantadores" que, ao som enérgico e "batucante" do [[pandeiro]], montam versos bastante métricos, rápidos e improvisados onde um tenta denegrir a imagem do que lhe faz dupla com versos ofensivos, famosos pelos palavrões e insultos utilizados. O ofendido deve improvisar uma resposta rápida e ao mesmo tempo bem bolada. Caso não consiga, seu par é coroado triunfante. Não deve ser confundido com [[repente|cantoria]] onde a música e a resposta são lentas, melodiosas e o tema principal é a vida cotidiana.


== Ver também ==
== Ver também ==

Revisão das 18h21min de 16 de novembro de 2016

Embolada, Coco de embolada, Coco-de-improviso ou Coco de repente é uma espécie de arte surgida no nordeste, onde é especialmente popular. Consiste em uma dupla de "cantadores" que, ao som enérgico e "batucante" do pandeiro, montam versos bastante métricos, rápidos e improvisados onde um tenta denegrir a imagem do que lhe faz dupla com versos ofensivos, famosos pelos palavrões e insultos utilizados. O ofendido deve improvisar uma resposta rápida e ao mesmo tempo bem bolada. Caso não consiga, seu par é coroado triunfante. Não deve ser confundido com cantoria onde a música e a resposta são lentas, melodiosas e o tema principal é a vida cotidiana.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.