Estado confessional: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Michelr2 (discussão | contribs)
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 13: Linha 13:
== Lista de Estados confessionais ==
== Lista de Estados confessionais ==
=== Islamismo ===
=== Islamismo ===
* Países onde o [[islamismo]] é oficial: [[Afeganistão]], [[Arábia Saudita]], [[Argélia]], [[Bahrein]], [[Bangladesh]], [[Brunei]], [[Ilhas Comores]], [[Egito]], [[Emirados Árabes Unidos]], [[Iêmen]], [[Irã]] ([[teocracia]]), [[Iraque]], [[Jordânia]], [[Kuwait]], [[Líbia]], [[Malásia]], [[Maldivas]], [[Marrocos]], [[Mauritânia]], [[Omã]], [[Paquistão]], [[Qatar]], [[Sudão]] (a partir de [[1996]]) e [[Tunísia]]. Na [[Síria]] não é oficial, mas exige-se que o chefe de Estado seja seguidor do Islamismo.
* Países onde o [[islamismo]] é oficial: [[Afeganistão]], [[Arábia Saudita]], [[Argélia]], [[Bahrein]], [[Bangladesh]], [[Brunei]],[[Bósnia e Herzérgovina]] [[Ilhas Comores]], [[Egito]], [[Emirados Árabes Unidos]], [[Iêmen]], [[Irã]] ([[teocracia]]), [[Iraque]], [[Jordânia]], [[Kuwait]], [[Líbia]], [[Malásia]], [[Maldivas]], [[Marrocos]], [[Mauritânia]], [[Omã]], [[Paquistão]], [[Qatar]], [[Sudão]] (a partir de [[1996]]) e [[Tunísia]]. Na [[Síria]] não é oficial, mas exige-se que o chefe de Estado seja seguidor do Islamismo.


=== Cristianismo ===
=== Cristianismo ===

Revisão das 14h48min de 20 de novembro de 2016

Nações confessionais
  Islamismo (Sunita ou Xiita)

Um estado confessional é aquele no qual há uma religião (por vezes também citada como religião de Estado) oficialmente reconhecida pelo estado, o que não deve ser confundido com uma teocracia. Estados que não possuem religião oficial são denominados Estados laicos. Na atualidade existem poucos Estados realmente confessionais no planeta, sendo exceções notáveis os países do mundo islâmico.

Lista de Estados confessionais

Islamismo

Cristianismo

Catolicismo

A Constituição do Brasil faz menção a Deus em seu Preâmbulo, mas isto não significa adesão a algum princípio religioso.


Protestantismo


Igreja Ortodoxa

Não é oficial na Geórgia, mas a Igreja Ortodoxa Georgiana é reconhecida na Constituição como importante na História do país. Os edifícios de culto precisam ser construídos em lotes privados.

Budismo

Hinduísmo

Monoteísmo

Judaísmo

Ateísmo

Notas

Embora a Armênia não tenha nenhuma religião oficial, a prática da liberdade religiosa garantida pela lei sofre restrições. A lei de organizações religiosas (1991) prevê a separação da Igreja e o Estado, mas o governo concede direitos especiais para Igreja Apostólica Ortodoxa da Armênia. Além disso, a lei exige que todos os grupos religiosos sejam registrados no Ministério da Justiça e proíbe o proselitismo (atividade que tem como objetivo converter pessoas a uma doutrina, ideia, sistema, partido ou religião).

Ver também

Ligações externas

Predefinição:Religião/Tópicos

Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.