Fronteira Brasil–França: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 12: Linha 12:
}}
}}


A '''fronteira entre Brasil e França''' é a linha que limita os territórios do [[Brasil]] e da [[Guiana Francesa]]. Sua extensão é de 730 km{{carece de fontes}}, no que constitui a segunda menor fronteira terrestre do Brasil.
A '''fronteira entre Brasil e França''' é a linha que limita os territórios do [[Brasil]] e da [[Guiana Francesa]]. Sua extensão é de 730 km{{carece de fontes}}, no que constitui a segunda menor fronteira terrestre do Brasil.<ref>{{citar web|URL=http://dw.com/p/M7sB|título=Guiana Francesa: onde o Brasil faz fronteira com a Europa|autor=|data=15 de março de 2010|publicado=[[Deutsche Welle]]|acessodata=}}</ref>


==Características==
==Características==

Revisão das 20h47min de 27 de novembro de 2016

Fronteira Brasil–França
Fronteira Brasil–França
A fronteira Brasil-França e o traçado aproximado da estrada transfronteiriça que deverá ligar Caiena a Macapá.
Delimita:  Brasil
 França ( Guiana Francesa)
Comprimento: 730 km
Posição: 121
Criação: 1713
Traçado atual: 1900
Tratados: Tratado de Utrecht(1713)

A fronteira entre Brasil e França é a linha que limita os territórios do Brasil e da Guiana Francesa. Sua extensão é de 730 km[carece de fontes?], no que constitui a segunda menor fronteira terrestre do Brasil.[1]

Características

A fronteira ao nível do salto Maripá no rio Oiapoque.

A fronteira franco-brasileira começa no planalto das Guianas numa tríplice fronteira onde se encontram a fronteira Brasil-Suriname e a fronteira França-Suriname. Esse ponto é chamado "Koulimapopann" nos mapas ido Instituto Geográfico Nacional Francês[2], e fica em 2°20'15,2" N, 54°26'04,4" W.

Deste ponto, corre ao longo de 303,2 km[3], nos montes Tumuc-Humac ao longo da divisória de águas entre a bacia do rio Amazonas e os rios da Guiana que desaguam no oceano Atlântico. Bordeja o limite das comunas de Maripasoula e Camopi frente ao município brasileiro de Laranjal do Jari. Toma a direcção do rio Oiapoque, que corre para norte na floresta equatorial, e que serve de fronteira por 427,2 km[3] entre os territórios de Camopi e Saint-Georges de um lado e outro do rio.

Chega à foz do rio a oeste do cabo Orange em 4°30'30"N, 51°38'12"W. Deste ponto, situado na baía de Oiapoque, prolonga-se por uma fronteira marítima que separa as águas territoriais dos dois países. Alguns marcos de fronteira materializam esta fronteira[3].

História

As bases desta fronteira remontam ao Tratado de Utrecht de 1713 entre a França e Portugal, mas diversas interpretações quanto ao traçado da fronteira existem hoje. Embora a França considere que o rio Japoque mencionado no texto corresponda ao rio Araguari, o Brasil considera que corresponde ao rio Oiapoque[4]. O litígio decorreu durante dois séculos, e a França e o Brasil independente instalaram postos militares e missões religiosas no que seria conhecido como Questão do Amapá[4], com acusações mútuas sobre a sua integridade territorial respectiva. Finalmente, uma arbitragem internacional feita pela Suíça deu razão ao Brasil em 1900: bem preparada, a delegação brasileira chefiada pelo barão de Rio Branco, que já tinha obtido uma arbitragem favorável em litígio contra a Argentina, ganhou o arbítrio enquanto a França secundarizou a preparação dos documentos pois estava mais preocupada com a colonização em África, enviando diplomatas com pouco conhecimento da questão: como resultado, 260 000 km² de territórios que teriam multiplicado por quatro a superfície do território da Guiana passaram a estar sob soberania do Brasil[4].

Como vestígio cultural desse período, ainda existem hoje no Amapá pequenas comunidades ameríndias que falam um antigo crioulo guianês.

Ver também

Ligações externas

Referências

  1. «Guiana Francesa: onde o Brasil faz fronteira com a Europa». Deutsche Welle. 15 de março de 2010 
  2. Segundo informa o Géoportail.
  3. a b c «FRONTEIRA BRASIL / GUIANA FRANCESA». 4 de novembro de 2005. Consultado em 26 de janeiro de 2007 
  4. a b c (em francês) Marc-Emmanuel Privat (Junho 2003). terresdeguyane.fr, ed. «Frontières de Guyane, Guyane des frontières». Consultado em 18 de outubro de 2007 
Ícone de esboço Este artigo sobre fronteiras é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.