Hipotermia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
→‎Tipos: Gbjjj
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
bot: revertidas edições de 201.20.119.239 ( modificação suspeita : -50), para a edição 47601720 de Gato Preto
Linha 6: Linha 6:
A hipotermia pode ser classificada em três tipos: a aguda, subaguda e crônica.
A hipotermia pode ser classificada em três tipos: a aguda, subaguda e crônica.


* A aguda é a mais perigosa, onde há uma brusca queda da temperatura corporal (em [[segundo]]s ou [[minuto]]s), por exemplo quando a pessoa cai em um [[lago]] com [[gelo]].hhjfjjfkjlkgkhggjjhjkhj
* A aguda é a mais perigosa, onde há uma brusca queda da temperatura corporal (em [[segundo]]s ou [[minuto]]s), por exemplo quando a pessoa cai em um [[lago]] com [[gelo]].


* A subaguda já acontece em escala de [[hora]]s, comumente por permanecer em [[ambiente]]s frios por longos períodos de tempo.
* A subaguda já acontece em escala de [[hora]]s, comumente por permanecer em [[ambiente]]s frios por longos períodos de tempo.

Revisão das 01h40min de 25 de janeiro de 2017

A hipotermia ocorre quando a temperatura corporal do organismo cai abaixo do normal (35°C[1]), de modo não intencional, sendo seu metabolismo prejudicado. Se a temperatura ficar abaixo de 32°C, a condição pode ficar crítica. Temperaturas quase sempre fatais, são aquelas abaixo de 27°C. No entanto, há relatos de sobreviventes com temperaturas inferiores a 14°C[carece de fontes?].

No naufrágio do Titanic, a maioria dos passageiros morreu de hipotermia devido à temperatura da água no Atlântico Norte. Na Alemanha Nazista[2] e no Império do Japão[3] foram feitas experiências sobre hipotermia, usando seres humanos como cobaias.

Tipos

A hipotermia pode ser classificada em três tipos: a aguda, subaguda e crônica.

  • A aguda é a mais perigosa, onde há uma brusca queda da temperatura corporal (em segundos ou minutos), por exemplo quando a pessoa cai em um lago com gelo.
  • A subaguda já acontece em escala de horas, comumente por permanecer em ambientes frios por longos períodos de tempo.

Os sintomas dos três tipos de Hipotermia;

  • Moderada (33 a 30°C); Os tremores começam a desaparecer, a pessoa tende a ficar muito sonolenta, prostrada, quase inconsciente, rigidez muscular, alterações na memória e na fala, entre outros.
  • Grave (menos de 30°C); A pessoa fica imóvel e inconsciente, as pupilas se dilatam e a freqüência cardíaca diminui, se tornando quase imperceptível. Se o paciente não for devidamente tratado, a morte é inevitável.

Etapas

Primeira etapa
A temperatura corporal cai de 1 a 2 graus Celsius abaixo da temperatura normal. A pessoa tem arrepios, a respiração se torna rápida, as mãos ficam adormecidas com dificuldade de utilizá-las para efetuar tarefas.
Segunda etapa
A temperatura corporal cai de 2 a 4 graus Celsius abaixo da temperatura normal. Os arrepios são mais intensos, os movimentos são lentos. As extremidades ficam azuladas, há um pouco de confusão. Apesar disto a vítima está consciente.
Terceira etapa
Em geral os arrepios cessam, surgem sinais de amnésia, impossibilidade de usar as mãos, diminuição do pulso e respiração. Diminuição da atividade celular. Falha dos órgãos vitais. Morte clínica

Primeiros socorros

Esta enfermidade, não possui tratamento específico, devendo-se aumentar a temperatura corporal da vítima.

  • De início, não massageie ou esfregue a vítima, não deixe a pessoa em pé e nem dê álcool, pois estas ações desviarão a circulação (que já está comprometida) dos órgãos internos, podendo agravar a situação.
  • Se a hipotermia for perceptivelmente severa e a pessoa se demonstrar incoerente ou inconsciente, o reaquecimento deve ser feito sob circunstâncias estritamente controladas em um hospital.
  • Leigos devem apenas remover a vítima do ambiente gelado, dar bebida quente (não muito quente porque poderia ocasionar choque térmico) e encaminhar a pessoa para o cuidado médico o mais rápido possível.

Ver também

Notas

  1. todopapas. «Hipotermia nas crianças: causas, sintomas e tratamento». www.todopapas.com.pt. Consultado em 9 de abril de 2016 
  2. (em português) USHMM - Enciclopédia do Holocausto. As Experiências Médicas Nazistas. Página acessada em 6 de Julho de 2011.
  3. (em português) Superinteressante - O laboratório do terror. Shiro Ishii foi o Mengele japonês. Página acessada em 12 de Dezembro de 2015

Ligações externas