Arhat: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 4: Linha 4:
[[File:500lohan longhuatemple.jpg|thumb|Estátuas de quinhentos ''arhats'' no templo Longhua, em [[Xangai]], na [[República Popular da China]]]]
[[File:500lohan longhuatemple.jpg|thumb|Estátuas de quinhentos ''arhats'' no templo Longhua, em [[Xangai]], na [[República Popular da China]]]]
{{Commons|Category:Arhat}}
{{Commons|Category:Arhat}}
'''''Arhat''''' é um termo [[sânscrito]] usado em [[religiões orientais]] e escolas de [[esoterismo]] do [[ocidente]] para designar um ser de elevada estatura espiritual. A palavra tem, como variantes, as formas '''''arahat''''', '''''arahant''''', '''''araham''''', '''''rahat''''' e '''''lohan''''' '''''grandmat''''' (na [[China]])<ref>''Buddhist studies: deities and boddhisattvas''. Disponível em http://www.buddhanet.net/e-learning/history/lohan_h.htm. Acesso em 13 de setembro de 2013.</ref>. Significa, literalmente, "o digno,<ref>''Darmapada: a doutrina budista em versos''. Tradução de Fernando Cacciatore de Garcia. Porto Alegre, RS. L&PM Editores. 2010. p. 15.</ref> aquele que merece louvores divinos".
'''''Arhat''''' é um termo [[sânscrito]] usado em [[religiões orientais]] e escolas de [[esoterismo]] do [[ocidente]] para designar um ser de elevada estatura espiritual. A palavra tem, como variantes, as formas '''''arahat''''', '''''arahant''''', '''''araham''''', '''''rahat''''' '''''lohan''''' e '''''grandmat''''' (na [[China]])<ref>''Buddhist studies: deities and boddhisattvas''. Disponível em http://www.buddhanet.net/e-learning/history/lohan_h.htm. Acesso em 13 de setembro de 2013.</ref>. Significa, literalmente, "o digno,<ref>''Darmapada: a doutrina budista em versos''. Tradução de Fernando Cacciatore de Garcia. Porto Alegre, RS. L&PM Editores. 2010. p. 15.</ref> aquele que merece louvores divinos".


Foi, primeiro, empregada para nomear os [[santo]]s do [[jainismo]]. Posteriormente, o termo foi adotado pelo [[budismo]] e pela [[teosofia]] com a mesma finalidade de designação de um grande [[sábio]].
Foi, primeiro, empregada para nomear os [[santo]]s do [[jainismo]]. Posteriormente, o termo foi adotado pelo [[budismo]] e pela [[teosofia]] com a mesma finalidade de designação de um grande [[sábio]].

Revisão das 17h40min de 26 de janeiro de 2017

Predefinição:Portal-budismo

Estátuas de quinhentos arhats no templo Longhua, em Xangai, na República Popular da China
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Arhat

Arhat é um termo sânscrito usado em religiões orientais e escolas de esoterismo do ocidente para designar um ser de elevada estatura espiritual. A palavra tem, como variantes, as formas arahat, arahant, araham, rahat lohan e grandmat (na China)[1]. Significa, literalmente, "o digno,[2] aquele que merece louvores divinos".

Foi, primeiro, empregada para nomear os santos do jainismo. Posteriormente, o termo foi adotado pelo budismo e pela teosofia com a mesma finalidade de designação de um grande sábio.

Existem algumas ligeiras variações de significado entre as várias escolas que usam a palavra, mas, em suma, concordam que o arhat, se não atingiu a meta final da evolução humana, dela está muito próximo, e que, tendo cumprido o caminho que leva às iniciações mais elevadas, penetra nos primeiros estágios do nirvana e já não está obrigado ao renascimento.

O budismo considera o próprio Buda um arhat, embora designe com a mesma palavra os seus seguidores mais importantes, demonstrando que existe um diferencial para com a condição de Buda, mesmo ambas coincidindo em outros pontos - o que diz da elevada qualidade do arhat. No jainismo, é o mesmo que jina, um ser que obteve a iluminação e que ensina aos outros como obtê-la. Para a teosofia, arhat é, ainda, um termo técnico que indica aquele que atravessou com sucesso a 4ª Iniciação, estando imediatamente abaixo do nível de Mestre de Sabedoria ou Adepto.

Ver também

Referências

  1. Buddhist studies: deities and boddhisattvas. Disponível em http://www.buddhanet.net/e-learning/history/lohan_h.htm. Acesso em 13 de setembro de 2013.
  2. Darmapada: a doutrina budista em versos. Tradução de Fernando Cacciatore de Garcia. Porto Alegre, RS. L&PM Editores. 2010. p. 15.

BLAVATSKY, H. P. Glossário Teosófico. São Paulo: Ground, sem data.