Diferenças entre edições de "Histopatologia"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
85 bytes adicionados ,  21h57min de 28 de janeiro de 2017
Adicionei ligação para o Commons.
m (A migrar 14 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q1070952)
(Adicionei ligação para o Commons.)
[[Imagem:MI with contraction bands very high mag.jpg|thumb|Tecido cardiaco[[Coração|cardíaco]] após um [[infarto]] retirado para histopatologia]]
 
'''Histopatologia''' ou '''Histologiahistologia patológica''' é o estudo de como uma [[doença]] específica afeta um conjunto de células ([[tecido]]). Seu nome é formado da combinação entre três palavras [[Língua grega|gregas]]: 'histo' (tecido celular), 'pathos' (doença) e 'logia' (estudo). <ref>http://www.dicio.com.br/histopatologia/</ref>. Geralmente, é feito um estudo da [[biópsia]] (amostra de células coletadas da área infectada) usando um [[microscópio]] e [[corante]]s. Também pode ser feito durante uma [[cirurgia]] ou em uma [[autópsia]] (investigação da morte). Esse estudo pode ser feita em células de um [[animal]], [[vegetal]] ou até mesmo de [[fungo]]s.
 
Para conservar as células, geralmente elas são colocadas em uma solução de água com 10% de [[formol]]. Quando se trata de células humanas, o médico especialista que normalmente faz esse exame é o [[patologista]]. No caso de animais é, pode ser feito por [[veterinário]]s, [[biólogo]]s ou outro profissional especialistasespecialista nessa área.
 
Quando o estudo da doença é feito a nível celular é chamado de [[citopatologia]].
 
Quando o estudo da doença é feito a nível [[Célula|celular]], é chamado de [[citopatologia]].
{{Commons|Category:Histopathology}}
== Ver também ==
*[[Histologia]]

Menu de navegação