Beira Transmontana: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Andreas Herzog (discussão | contribs)
m
m marcado como esboço
Linha 8: Linha 8:


[[categoria:Antigas províncias portuguesas]]
[[categoria:Antigas províncias portuguesas]]

{{esboço-geopt}}

Revisão das 18h59min de 26 de janeiro de 2007

Para alguns geógrafos, a Beira Transmontana designava o pequeno pedaço da província de Trás-os-Montes e Alto Douro que se situava a Sul do rio Douro; no entanto, nunca teve qualquer existência legal como província.

Era então constituída por 5 concelhos: 1 do distrito da Guarda (o município de Vila Nova de Foz Côa) e 4 do distrito de Viseu (concelhos de Armamar, Lamego, São João da Pesqueira e Tabuaço), tendo por cidade mais importante Lamego.

Apesar de esta região partilhar muitas afinidades com o Norte do País, e por isso mesmo ter sido integrada na província de Trás-os-Montes e Alto Douro pela reforma que instituiu as províncias portuguesas em 1936, certos geógrafos consideravam, não obstante, que o facto de ela se situar a Sul do Douro a autonomizava, preferindo até aproximá-la das Beiras e incluí-la numa super-região da Beira Interior (que incluiria também a Beira Alta e a Beira Baixa). Aliás, a própria designação de Beira, só por si, já fazia antever essa proximidade geográfica.

Foi precisamente em torno desta região, e tendo como principal pólo a cidade de Lamego, que se tentou há poucos anos criar um novo distrito (o distrito de Lamego), como forma de descentralização administrativa. Nesse caso, tratar-se-ia de uma restauração, pois aquando da instituição dos distritos em 1835, Lamego foi uma das cidade designadas para ser sede de distrito; no entanto, ainda nesse mesmo ano, perdeu esse estatuto para Viseu, com uma posição mais central na região.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.