Quinto Servílio Cepião, o Jovem: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 15: Linha 15:


[[Categoria:Servilii]]
[[Categoria:Servilii]]
[[Categoria:Generais da Roma Antiga]]
[[Categoria:Generais romanos]]
[[Categoria:Optimates]]
[[Categoria:Optimates]]
[[Categoria:Pretores]]
[[Categoria:Pretores]]

Revisão das 20h49min de 31 de janeiro de 2017

Quinto Servílio Cepião (em latim: Quintus Servilius Caepio; 91 a.C.), dito o Jovem, foi um político e militar romano da gente Servília. Foi eleito pretor em 91 a.C. e recebeu o comando de um exército durante a Guerra Social. Era filho de Quinto Servílio Cepião, cônsul em 106 a.C., famoso por ter sido derrotado pelos cimbros e teutões na Batalha de Aráusio em 105 a.C..

Origem

O Cepião, o Velho, se casou com Lívia Drusa, irmã do tribuno da plebe Marco Lívio Druso, com quem teve três filhos: Servília, a famosa amante de Júlio César, mãe de Marco Júnio Bruto e sogra de Caio Cássio Longino; uma outra filha, também chamada Servília; e um filho, Quinto Servílio Cepião, o Jovem. Ele se divorciou de Lívia depois de uma disputa política e pessoal com Druso e ela, mais tarde, se casou com Marco Pórcio Catão Saloniano, com quem teve Catão, o Jovem, que seria depois o mais inflexível e fanático adversário de César.

Cepião, o Jovem, se tornou um fervoroso adversário de Druso e de suas leis, que visavam conceder a cidadania romana a todos os aliados italianos. Segundo Plínio, o Velho, a disputa entre os dois começou por causa de um anel de ouro e Cepião estaria implicado no assassinato de Druso. Durante a Guerra Social, depois da morte do cônsul Públio Rutílio Lupo e de Sexto Júlio César ter sido reconvocado a Roma pelo Senado, Cepião recebeu, juntamente com Caio Mário, o comando do exército romano. Quinto Popédio Silão, o líder do chamado "grupo mársico" das forças italianas, um antigo inimigo de Cepião, fingiu desertar e se apresentou a Cepião acompanhado de dois garotos vestidos de púrpura (supostamente seus filhos) e propôs entregar-lhe seu exército se ele fosse imediatamente com ele. Não se sabe que argumentos Silão utilizou para convencer Cepião, mas o fato é que, ao chegarem no local combinado, ele foi preso e decapitado[1][2].

Referências

  1. Amela Valverde (2007), p. 95-96.
  2. Apiano

Bibliografía

  • Amela Valverde, Luis (2007). El Toro contra la Loba. (em espanhol). Madrid: SIGNIFER. ISBN 84-934612-6-1 
  • Apiano (1591). Gueras Civis (em espanhol). Barcelona: Sebastián de Cormellas