Adaluardo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 3 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q746746
m Renato de carvalho ferreira moveu Adalvard para Adaluardo
(Sem diferenças)

Revisão das 00h30min de 6 de fevereiro de 2017

Adalvard é o nome de dois homens do clero que foram ativos na cristianização sueca do século XI.

Adalvard o Velho

Adalvard, o Velho, era eclesiástico alemão. Ele foi o primeiro deão de Bremen, mas ele foi enviado para Skara em Västergötland na Suécia como bispo durante o começo da década de 1060. Adan de Bremen escreve bem sobre ele. Na Catedral de Skara, há um cálice com a incrição Adalwardus Peccator (Adalvard, o pecador).[1]

Adalvard o Jovem

Adalvard, o Jovem, morto após 1072, foi um bispo missionário de Bremen, que era ativo em Sigtuna, na Suécia na década de 1060. De acordo com Adan de Bremen, Adalvard tentou fazer o rei da Suécia, Stenkil fechar o grande templo de Uppsala. Essa tentativa falhou e Adalvard teve que fugir para Västergötland, onde ele sucedeu seu homônimo Adalvard, o Velho em Skara.

Depois, Adalvard retornou a Bremen, onde estava em junho de 1069. Adan de Bremen diz que Adalvard foi sua fonte de interesse por assuntos sobre a Suécia.

Referências

  1. Tegnér, Göran (1995). «Adalvard d y». Vikingatidens ABC. [S.l.]: Swedish Museum of National Antiquities. ISBN 9171929843 
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.