Missão Impossível - Nação Secreta: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Desfeita(s) uma ou mais edições de 201.75.19.124, com Reversão e avisos
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 7: Linha 7:
|imagem_tamanho = 225px
|imagem_tamanho = 225px
|imagem_legenda = Poster de lançamento
|imagem_legenda = Poster de lançamento
|país = {{USA}}
|país = {{USA}} <br /> {{DJCTQ - 14}}
|ano = 2015
|ano = 2015
|cor-pb = cor
|cor-pb = cor
|duração = 131
|duração = 131
|classificação = {{DJCTQ - 14}}
|direção = [[Christopher McQuarrie]]
|direção = [[Christopher McQuarrie]]
|produção = [[Tom Cruise]]<br/>[[J. J. Abrams]]<br/>[[David Ellison]]
|produção = [[Tom Cruise]]<br/>[[J. J. Abrams]]<br/>[[David Ellison]]

Revisão das 00h18min de 23 de março de 2017

Mission: Impossible – Rogue Nation
Missão: Impossível - Nação Secreta (PRT/BRA)
Missão Impossível - Nação Secreta
Poster de lançamento
 Estados Unidos
DJCTQ (Brasil)
2015 •  cor •  131 min 
Gênero ação
aventura
Direção Christopher McQuarrie
Produção Tom Cruise
J. J. Abrams
David Ellison
Roteiro Drew Pearce
Will Staples
Baseado em Mission: Impossible, de Bruce Geller
Elenco Tom Cruise
Jeremy Renner
Simon Pegg
Ving Rhames
Rebecca Ferguson
Sean Harris
Alec Baldwin
Música Joe Kraemer
Diretor de fotografia Robert Elswit
Edição Eddie Hamilton
Companhia(s) produtora(s) Skydance Productions
Bad Robot Productions
TC Productions
Distribuição Paramount Pictures
Lançamento Estados Unidos 31 de Julho de 2015
Brasil 13 de Agosto de 2015
Portugal 13 de Agosto de 2015
Idioma inglês
Orçamento 150 milhões de dólares[1]
Receita US$ 682.293.528
Cronologia
Mission: Impossible - Ghost Protocol

Mission: Impossible – Rogue Nation (no Brasil e em Portugal, Missão: Impossível – Nação Secreta) é um filme norte-americano de 2015 e o quinto filme da série Mission: Impossible. O filme é dirigido por Christopher McQuarrie e escrito por Drew Pearce e Will Staples. O filme é estrelado por Tom Cruise, que reprisa seu papel como o Agente da IMF Ethan Hunt. A produção ficou a cargo de Tom Cruise, J. J. Abrams, e David Ellison da Skydance Productions.

As filmagens se iniciaram em 21 de agosto de 2014 em Vienna, Austria, e foram concluidas em 12 de março de 2015. O lançamento ocorreu em 31 de julho de 2015 na América do Norte em IMAX.

Foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 682 milhões de dólares.

Sinopse

Após evitar que armas de gás fossem vendidas a terroristas chechenos, o agente do IMF - Impossible Missions Force (ou Força Missão Impossível) Ethan Hunt é capturado por um grupo terrorista de agentes espiões de vários países que foram dados como mortos, chamado Sindicato, e consegue fugir graças a ajuda de uma mulher misteriosa. Etham contata o Diretor de Operações de Campo da IMF, Wiliam Brandt, e fica sabendo que a organização secreta foi dissolvida e que todos os agentes devem se apresentar à CIA. Ethan sabe que tanto a CIA como os aliados ocidentais não acreditam na existência do Sindicato, então resolve continuar as investigações sozinho. Seis meses depois ele pede ajuda a seu amigo agente Benji Dunn e os dois se encontram em Viena, mas não conseguem evitar um novo ataque terrorista daquela organização criminosa. Ethan revê a mulher que o ajudara antes, que se revela como a agente britânica Ilsa Faust, que está infiltrada como assassina do Sindicato. O trio mais William Brandt e Luther Stickell se encontram no Marrocos e resolvem continuar a luta contra o grupo terrorista, mas agora os ex-agentes do IMF são procurados pela CIA como traidores e suspeitos dos ataques criminosos.

Elenco

Produção

Em dezembro de 2011, Simon Pegg deu a entender que ele e Tom Cruise estavam interessados em retornar em um quinto filme Missão: Impossível.[4] A Paramount também foi relatada estando interessada em produzir rapidamente o quinto filme, devido ao grande sucesso de Protocolo Fantasma.[5] Bird declarou que provavelmente não retornaria para dirigir um quinto filme, mas Tom Cruise estava confirmado.[6] Em agosto de 2013 foi confirmado que Christopher McQuarrie dirigiria Mission Impossible 5.[7] O título oficial do filme foi anunciado em 22 de março de 2015 pela Paramount, junto com o primeiro pôster e teaser trailer da produção.[8]

As filmagens começaram em agosto de 2014, incluindo locações como Vienna, na Áustria, e Rabat,[9][10] Agadir[11] e Casablanca,[12][13][14] no Marrocos. Posteriormente, mais filmagens foram feitas no país, incluindo no Estádio de Marrakesh,[15] e no Casbá dos Oudaias.[16]

Depois de mais de um mês de filmagens na Áustria e no Marrocos, a produção começou a filmar em Londres, em 28 de setembro.[17] Depois de mais algumas filmagens em Monaco,[18][19] Cambridgeshire,[20] e Southampton Water,[21] as filmagens encerraram em 12 de março de 2015, o que foi confirmado pelo próprio diretor do longa.[22]

Trilha sonora

Em 19 de setembro de 2014, o compositor Joe Kraemer foi contratado para fazer a trilha sonora do filme.[23]

Lançamento

Originalmente, a Paramount Pictures havia programado o lançamento de Missão: Impossible 5 para 25 de dezembro de 2015. Entretanto, em 26 de janeiro de 2015, a distribuidora alterou a data para 31 de julho do mesmo ano.[24] Segundo o The Hollywood Reporter, o motivo foi evitar competição com filmes de dezembro como Star Wars: The Force Awakens e Spectre.[25] Em 13 de fevereiro de 2015, a Paramount e a IMAX Corporation anunciaram uma parceria para remasterizar o filme no formato IMAX e lançá-lo nos cinemas IMAX de todo o mundo no lançamento.[26] A Paramount também fechou um acordo com a Lotte Group para que o filme seja lançado na Coreia em 30 de julho de 2015.[27]

Divulgação

O primeiro teaser trailer do filme foi lançado em 22 de março de 2015.[28]

Recepção pela crítica

O filme foi bem recebido pela crítica em geral. O site IMDB deu uma nota 7,9 e o site Rotten Tomatoes uma porcentagem de 92 %. O crítico Lucas Salgado, do site de cinema brasileiro AdoroCinema deu uma nota 4 de 5 estrelas e disse que "o longa traz algumas das melhores sequências de ação da franquia. Na verdade, é até difícil falar em cenas de ação, uma vez que tudo parece uma longa cena de ação ininterrupta. Cruise continua demonstrando coragem (ou seria falta de noção?) ao realizar a maioria das sequências, sem a ajuda de dublês. Parece detalhe, mas passa uma sensação de verossimilhança".[29]. O crítico João Carlos Correia, do site de cinema brasileiro Observatório do Cinema, deu uma nota 4,5 de 5 estrelas e destacou a atuação do elenco, em especial de Rebecca Ferguson: "Afinal, mas não por último, vem Rebecca Ferguson. Quem a via apenas como o interesse romântico de Ethan Hunt, estava redondamente enganado. Sua personagem, Ilsa Faust, é, ao mesmo tempo, a bela e a fera, que não tem medo de Hunt, Lane e nem dos agentes da IMF ou dos capangas do Sindicato. Como agente, ela se iguala a Hunt e, por vezes, o supera. E isso também vale para a atuação de Rebecca em relação a Cruise. Ela consegue manter o público com a respiração suspensa, em expectativa e em dúvida: ela é do bem ou do mal? Sua personagem chega a lembrar a Viúva Negra, d’ Os Vingadores. Se, um dia e por algum motivo, Scarlett Johansson não for interpretar a agente Natasha Romanoff, a Marvel já sabe a quem chamar…".[30]

Sequência

Devido ao sucesso do filme, o estúdio Paramount Pictures anunciou oficialmente a sequência cujas filmagens devem ter início entre julho e agosto de 2016.[31]

Referências

  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Tracking
  2. «Mission Impossible 5: Tom Cruise Spotted In Monaco and Rebecca Ferguson is Seen Performing Stunts While Shooting». Master Herald 
  3. «'Mission Impossible 5' Behind The Scenes Trailer Footage All Here! Tom Cruise Is More Dare Devil Than Ever» (Nota de imprensa). KpopStarz.com. December 1, 2014. Consultado em December 29, 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  4. Exclusive : Pegg, Bird on Mission : Impossible 5; Tom Cruise not retiring Ethan Hunt after all Movie Hole
  5. ‘Mission: Impossible 5′ Being Fast-Tracked by Paramount? Screen Rant
  6. The 'Alien 3' Effect: Brad Bird on Mission: Impossible – Ghost Protocol Crave Online
  7. «TOLDJA: Christopher McQuarrie Confirmed To Helm 'Mission: Impossible 5′». Deadline.com. Penske Media Corporation. August 5, 2013. Consultado em October 30, 2013  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  8. Pamela McClintock. «'Mission: Impossible 5' Gets a 'Rogue' Name, Trumps 'Star Wars'». The Hollywood Reporter. Consultado em 22 March 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  9. Wang, Yamei (August 31, 2014). «Tom Cruise departs Vienna following Mission Impossible 5 filming». xinhuanet.com. Consultado em August 31, 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  10. ZHAO, HELEN (August 31, 2014). «He's still got it! Tom Cruise smiles and waves to his adoring public as he arrives in Morocco to film Mission: Impossible 5». dailymail.co.uk. Consultado em August 31, 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  11. El Barakah, Tarik (August 28, 2014). «Mission Impossible 5 Closes the Marrakech Highway for 14 Days». moroccoworldnews.com. Consultado em August 28, 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  12. Boeriu, Horatiu (September 3, 2014). «New F80 BMW M3 Featured In Mission Impossible 5». bmwblog.com. Consultado em October 17, 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  13. Arbaoui, Larbi (September 2, 2014). «Mission Impossible 5: Cars Race through Casablanca Narrow Streets in High Speed». moroccoworldnews.com. Consultado em September 5, 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  14. Vijayenthiran, Viknesh (September 3, 2014). «2015 BMW M3 Spotted On The Set Of Mission Impossible 5: Video». motorauthority.com. Consultado em September 5, 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  15. El Barakah, Tarik (September 4, 2014). «After Marrakech Motorway, Mission Impossible 5 Closes down the City's Grand Stadium». moroccoworldnews.com. Consultado em September 5, 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  16. Walker, Danny (September 26, 2014). «Mission Impossible 5: See Tom Cruise behind the wheel of stunt car on movie set». mirror.co.uk. Consultado em September 26, 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  17. WEITZMANN, DEBORAH (September 28, 2014). «He's the man! Tom Cruise cuts a cool figure as he flashes his muscly biceps on set of new Mission Impossible 5 movie in London». dailymail.co.uk. Consultado em September 30, 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  18. Agius, Nicola (October 10, 2014). «Taking to the Vanilla Sky: Tom Cruise and stuntman Wade Eastwood enjoy a helicopter ride while filming Mission: Impossible 5». dailymail.co.uk. Consultado em October 17, 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  19. Sedighzadeh, Kazem (October 17, 2014). «Mission Impossible 5: Tom Cruise Spotted In Monaco and Rebecca Ferguson Is Seen Performing Stunts While Shooting». masterherald.com. Consultado em October 17, 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  20. «Tom Cruise scales the roof of a military aircraft for high octane Mission Impossible 5 scenes... after hanging from the plane at 5,000ft». dailymail.co.uk. November 4, 2014. Consultado em February 16, 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  21. Yandell, Chris (November 8, 2014). «Megastar Tom Cruise's Mission Impossible to start filming at Fawley Power Station». dailyecho.co.uk. Consultado em November 8, 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  22. «Production Wraps on Mission: Impossible 5». twitter.com. Consultado em March 17, 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  23. «Joe Kraemer to Score 'Mission: Impossible 5′». filmmusicreporter.com. Setembro 19, 2014. Consultado em October 31, 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  24. The Deadline Team (November 13, 2013). «'Mission: Impossible 5′ Gets Christmas 2015 Date». Deadline.com. Consultado em Dezembro 25, 2013  Verifique data em: |data= (ajuda)
  25. Erik Hayden, Pamela McClintock (January 26, 2015). «Paramount Shifts 'Mission: Impossible 5' Release Date to Summer 2015». The Hollywood Reporter. Consultado em January 27, 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  26. «The Fifth Installment in the Mission: Impossible Franchise, From Paramount Pictures, Skydance Productions and Bad Robot Will Be Released in IMAX Theatres Globally Beginning July 31» (Nota de imprensa). IMAX Corporation. February 13, 2015. Consultado em March 4, 2015. Cópia arquivada em March 4, 2015  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata=, |data= (ajuda)
  27. D'Alessandro, Anthony (March 5, 2015). «Paramount Pacts With Lotte; Distrib Will Handle 'Mission: Impossible 5′ In Korea». deadline.com. Consultado em March 18, 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  28. «Watch Tom Cruise in the Mission: Impossible 5 - Rogue Nation teaser trailer . Following, the next day a full length offical trailer was released». The Daily Telegraph. Consultado em March 23, 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  29. Críticas AdoroCinema do filme Missão Impossível - Nação Secreta
  30. Crítica 2 | Missão: Impossível – Nação Secreta
  31. Missão Impossível 6 é oficializado após estreia do quinto filme

Ligações externas