Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Derivada de segunda ordem"

297 bytes adicionados ,  16h17min de 28 de março de 2017
sem resumo de edição
m (Foram revertidas as edições de Caçador de Palavras para a última revisão de Luís Gustavo Mendes, de 01h14min de 25 de março de 2016 (UTC))
A derivada de segunda ordem de uma função, ou segunda derivada, representa a [[derivada]] da [[derivada]] desta [[função (matemática)|função]]. Em símbolos, a derivada de segunda ordem pode ser representada por <math>y\prime\prime</math> ou <math>\frac{d^2 y}{dx^2}</math>, sendo y função de x. De forma rudimentar, pode-se dizer que a derivada de segunda ordem de uma função mede a taxa de variação da própria variação desta função. Por exemplo, a derivada de segunda ordem da [[posição]] de um objeto em relação ao [[tempo]] é a [[aceleração]] instantânea deste objeto, que seria a taxa de variação da [[velocidade]] do mesmo.
Derivada ordem segunda
 
== Derivada de segunda ordem ==
A derivada de segunda ordem de uma função, ou segunda derivada, representa a [[derivada]] da [[derivada]] desta [[função (matemática)|função]]. Em símbolos, a derivada de segunda ordem pode ser representada por <math>y\prime\prime</math> ou <math>\frac{d^2 y}{dx^2}</math>, sendo y função de x.
 
== Fórmulas e cálculos ==