Plasmódio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luabio (discussão | contribs)
 
Tradução de https://es.wikipedia.org/w/index.php?title=Plasmodio&oldid=97403783
Etiqueta: Inserção de predefinição obsoleta
Linha 1: Linha 1:
{{Minidesambig|o parasita que causa a malária|Plasmodium}}
#redirect [[Plasmodium]]
[[Ficheiro:Myxomycète sur un billot 2.JPG|thumb|Plasmódio de um [[Myxomycota]].]]
'''Plasmódio''' é a designação dada em biologia às células multinucleadas formadas por divisão celular sem subsequente [[citocinese]], ou seja em que a [[cariocinese]] não é seguida pela divisão do citoplasma.
==Descrição==
Os plasmódios são agregados que se apresentam sob a forma de uma massa gelatinosa. São típicos de algumas fases do [[ciclo de vida]] de vários tipos de [[protista]]s, entre os quais o [[protozoário]] que causa a malária, o género ''[[Plasmodium]]'' (de onde deriva o nome), e de um [[endocomensal]] das rãs e sapos, o género ''[[Opalina]]''.

Entre os [[fungos mucilaginosos]] (ou ''bolores limosos'') é frequente a formação de plasmódios, os quais se encontram em ambientes húmidos, deslizando lentamente pelo solo em busca de alimento.

Apesar da semelhança da estrutura resultante, o plasmódio diferencia-se do [[sincício]], estrutura multinucleda que se forma por fusão de várias células.

{{Ref-section|Notas}}
== {{Ver também}} ==
* [[Célula multinucleada]]
* [[Fungo mucilaginoso]]
* [[Corpo frutífero (plasmódio)|Corpo frutífero]]
* [[Sincício]]

[[Categoria:Citologia]]

Revisão das 11h07min de 1 de maio de 2017

 Nota: Se procura o parasita que causa a malária, veja Plasmodium.
Plasmódio de um Myxomycota.

Plasmódio é a designação dada em biologia às células multinucleadas formadas por divisão celular sem subsequente citocinese, ou seja em que a cariocinese não é seguida pela divisão do citoplasma.

Descrição

Os plasmódios são agregados que se apresentam sob a forma de uma massa gelatinosa. São típicos de algumas fases do ciclo de vida de vários tipos de protistas, entre os quais o protozoário que causa a malária, o género Plasmodium (de onde deriva o nome), e de um endocomensal das rãs e sapos, o género Opalina.

Entre os fungos mucilaginosos (ou bolores limosos) é frequente a formação de plasmódios, os quais se encontram em ambientes húmidos, deslizando lentamente pelo solo em busca de alimento.

Apesar da semelhança da estrutura resultante, o plasmódio diferencia-se do sincício, estrutura multinucleda que se forma por fusão de várias células.

Notas

Ver também