Catamarã: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m .
Etiquetas: Inserção do elemento "nowiki", possivelmente errônea Editor Visual
Linha 3: Linha 3:
[[File:Tornado catamaran.svg|thumb|''Tornado Catamarã''.]]
[[File:Tornado catamaran.svg|thumb|''Tornado Catamarã''.]]


''''''Catamarã'''''' (do [[Língua tâmil|tâmil]] ''kattumaram'' < kattu, 'ligadura', + maram, 'pau') é a designação dada a uma embarcação com dois cascos (vulgarmente chamados "bananas"), com '''propulsão''' à [[vela (náutica)|vela]] ou [[motor]], que se destaca por sua elevada estabilidade e velocidade em relação às embarcações monocasco.
'CATAMARÂ'''''<nowiki/>'''''' (do [[Língua tâmil|tâmil]] ''kattumaram'' < kattu, 'ligadura', + maram, 'pau') é a designação dada a uma embarcação com dois cascos (vulgarmente chamados "bananas"), com '''propulsão''' à [[vela (náutica)|vela]] ou [[motor]], que se destaca por sua elevada estabilidade e velocidade em relação às embarcações monocasco.


A sua origem é [[polinésia]], e quando os navegadores [[Europa|europeus]] aí chegaram por mar, se surpreenderam com a grande velocidade dos catamarãs.
A sua origem é [[polinésia]], e quando os navegadores [[Europa|europeus]] aí chegaram por mar, se surpreenderam com a grande velocidade dos catamarãs.

Revisão das 04h57min de 7 de maio de 2017

Catamarã.
Foilcat Barca de TurboJET em Hong Kong
Tornado Catamarã.

'CATAMARÂ' (do tâmil kattumaram < kattu, 'ligadura', + maram, 'pau') é a designação dada a uma embarcação com dois cascos (vulgarmente chamados "bananas"), com propulsão à vela ou motor, que se destaca por sua elevada estabilidade e velocidade em relação às embarcações monocasco.

A sua origem é polinésia, e quando os navegadores europeus aí chegaram por mar, se surpreenderam com a grande velocidade dos catamarãs.

Os modernos catamarãs[1] notabilizam-se por sua segurança, baseada em intensos cálculos por logiciário específico de estabilidade, por seu conforto e por não velejar adernado, só caturrando. Se eles emborcarem não voltam mais, ao contrario dos monocascos, mas isto é difícil de acontecer.

Estão crescendo, em número, mais rapidamente que os monocascos, mas principalmente para aluguel, por seu maior espaço e conforto. O preço de um catamaran habitável é muito maior do que o de um monocasco com mesma área seca, por isto não é o escolhido pela maioria dos cruzeiristas.

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Catamarã

Referências

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.