Variável (programação): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 187.112.86.54 para a última revisão de 187.74.234.238, de 04h07min de 16 de maio de 2016 (UTC)
Linha 22: Linha 22:
* [[Notação húngara]]
* [[Notação húngara]]
* [[CamelCase]]
* [[CamelCase]]
* [[123]]

== Ver também ==
== Ver também ==
* [[Variável global]]
* [[Variável global]]

Revisão das 12h02min de 25 de maio de 2017

 Nota: Para outros significados, veja Variável.

Na programação, uma variável é um objeto (uma posição, frequentemente localizada na memória) capaz de reter e representar um valor ou expressão. Enquanto as variáveis só "existem" em tempo de execução, elas são associadas a "nomes", chamados identificadores, durante o tempo de desenvolvimento.

Quando nos referimos à variável, do ponto de vista da programação de computadores, estamos tratando de uma “região de memória (do computador) previamente identificada cuja finalidade é armazenar os dados ou informações de um programa por um determinado espaço de tempo”. A memória do computador se organiza tal qual um armário com várias divisões. Sendo cada divisão identificada por um endereço diferente em uma linguagem que o computador entende.

O computador armazena os dados nessas divisões, sendo que em cada divisão só é possível armazenar um dado e toda vez que o computador armazenar um dado em uma dessas divisões, o dado que antes estava armazenado é eliminado. O conteúdo pode ser alterado, mas somente um dado por vez pode ser armazenado naquela divisão.

O computador identifica cada divisão por intermédio de um endereço no formato hexadecimal, e as linguagens de programação permitem nomear cada endereço ou posição de memória, facilitando a referência a um endereço de memória. Uma variável é composta por dois elementos básicos: o conteúdo,o valor da variável e identificador, um nome dado à variável para possibilitar sua utilização.

Exemplo de uma variável com JavaScript:

// Variável que contém um dado do tipo "string"
var exemplo = 'Isso é um exemplo de uma variável';

Também pode ser uma coisa que se varia, uma função em programação.

Nomenclatura

Para padrões de nomenclatura veja:

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.