The Football Association: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 16: Linha 16:
}}
}}


A '''Football Association''' ({{lang-pt|''Associação de Futebol'';sigla oficial: '''FA''') é a entidade que controla o [[futebol]] na [[Inglaterra]]. Foi criada em [[1863]] e é a mais antiga associação de futebol do mundo. Foi a FA quem formulou as regras oficiais do esporte, que pouco mudaram até os tempos atuais. A FA é membro da [[UEFA]] e da [[FIFA]] e tem assento permanente na ''[[International Football Association Board]]'' (IFAB).
A '''Football Association''' ({{lang-pt|''Associação de Futebol''}};sigla oficial: '''FA''') é a entidade que controla o [[futebol]] na [[Inglaterra]]. Foi criada em [[1863]] e é a mais antiga associação de futebol do mundo. Foi a FA quem formulou as regras oficiais do esporte, que pouco mudaram até os tempos atuais. A FA é membro da [[UEFA]] e da [[FIFA]] e tem assento permanente na ''[[International Football Association Board]]'' (IFAB).


Todos os times profissionais da [[Inglaterra]] devem ser membros da '''Football Association'''. A entidade controla as seleções nacionais masculina e feminina e governa a [[Premier League]]. A [[Football League]], que é composta das 2a, 3a e 4a divisões do futebol inglês se auto-governa.
Todos os times profissionais da [[Inglaterra]] devem ser membros da '''Football Association'''. A entidade controla as seleções nacionais masculina e feminina e governa a [[Premier League]]. A [[Football League]], que é composta das 2a, 3a e 4a divisões do futebol inglês se auto-governa.

Revisão das 19h10min de 30 de maio de 2017

Football Association
Fundação 1863
Sede Londres
Filiação à UEFA em 1905
Presidente o Duque de Cambridge
Website http://www.thefa.com/

A Football Association (em português: Associação de Futebol;sigla oficial: FA) é a entidade que controla o futebol na Inglaterra. Foi criada em 1863 e é a mais antiga associação de futebol do mundo. Foi a FA quem formulou as regras oficiais do esporte, que pouco mudaram até os tempos atuais. A FA é membro da UEFA e da FIFA e tem assento permanente na International Football Association Board (IFAB).

Todos os times profissionais da Inglaterra devem ser membros da Football Association. A entidade controla as seleções nacionais masculina e feminina e governa a Premier League. A Football League, que é composta das 2a, 3a e 4a divisões do futebol inglês se auto-governa.

Origem

Antes da primeira reunião da FA, em Londres, na data de 26 de outubro de 1863, não havia regras universalmente aceitas para o futebol, o intuito era formar uma associação que unificasse as regras do futebol. Naquela época, os principais códigos de futebol utilizados eram as regras de Cambridge, as regras de Sheffield e as regras de Rugby.

Ao todo, ocorreram 6 reuniões entre clubes ingleses entre outubro e dezembro de 1863, na primeira reunião dez clubes estiveram presentes, sendo que um deles não continuou na associação

Em uma das revisões das regras, Blackheath, saiu da associação após a remoção de duas regras: A permissão para correr com a bola nas mãos, e a permissão para obstruir tal corrida com chutes nas canelas, rasteiras e agarrões. Outras equipes seguiram o Blackheath e não se uniram à FA, criando, em 1871, a Rugby Football Union (RFU), entidade reguladora de outro esporte: O Rúgbi.

Um jogo inaugural com as novas regras da FA estava marcado para 2 de Janeiro de 1864. Mas os membros da FA não puderam esperar o novo ano e um jogo experimental foi realizado em 19 de Dezembro de 1863, entre Morley's Barnes e Richmond (que não era membro da FA). A partida terminou em 0 a 0. O jogo inaugural previamente marcado foi adiado em uma semana e foi realizado em 9 de Janeiro de 1864.

Clubes fundadores

Historial no Campeonato da Europa

  • Participações: 8
    • 1968, 1980, 1988, 1992, 1996, 2000, 2004 e 2012
  • Ronda de qualificação:
    • Presenças: 11
    • Jogos: 89
    • Vitórias: 49
    • Empates: 25
    • Derrotas: 15
    • Golos marcados: 170
    • Golos sofridos: 65

Ver também

Ligações externas