O Crime do Padre Amaro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 47: Linha 47:
*[[Obras de Eça de Queirós traduzidas]]
*[[Obras de Eça de Queirós traduzidas]]
*''[[La faute de l'abbé Mouret]]'', romance de Zola relacionado
*''[[La faute de l'abbé Mouret]]'', romance de Zola relacionado
*''[[Causas da Decadência dos Povos Peninsulares]]''


{{referências}}
{{referências}}

Revisão das 09h08min de 19 de junho de 2017

 Nota: Para outros significados, veja O Crime do Padre Amaro (desambiguação).
O Crime do Padre Amaro
Autor(es) Eça de Queirós
Idioma português
País  Portugal
Gênero Estética realista-naturalista
Localização espacial Leiria
Editora Livraria Chardron
Lançamento Porto, 1875
Páginas 674
Cronologia
O Mistério da Estrada de Sintra
A Tragédia da Rua das Flores

“Foi no domingo de Páscoa que se soube em Leiria, que o pároco da Sé, José Miguéis, tinha morrido de madrugada com uma apoplexia. O pároco era um homem sanguíneo e nutrido, que passava entre o clero diocesano pelo comilão dos comilões. Contavam-se histórias singulares da sua voracidade. O Carlos da Botica – que o detestava – costumava dizer, sempre que o via sair depois da sesta, com a face afogueada de sangue, muito enfartado:
– Lá vai a jiboia esmoer. Um dia estoura!
Com efeito estourou, depois de uma ceia de peixe – à hora em que defronte, na casa do doutor Godinho que fazia anos, se polcava com alarido. Ninguém o lamentou, e foi pouca gente ao seu enterro. Em geral não era estimado. (...)”

O Crime do Padre Amaro (1875)

O Crime do Padre Amaro é uma das obras do escritor português Eça de Queirós mais difundidas por todo o mundo. Trata-se de uma obra polêmica, que causou protestos da Igreja Católica, ao ser publicada em 1875, em Portugal [1].

Esta obra é mais um documento humano e social do país e da sua época escrito com a maestria de Eça de Queirós. É também a primeira realização artística do realismo português [2].

Enredo

Trata do romance entre Amaro e a jovem Amélia, que surge num ambiente em que o próprio papel da religião é alvo de grandes discussões e a moralidade de cada um é posta à prova. Enquanto a trágica história de amor se desenvolve, personagens secundários travam instigantes debates sobre o papel da fé.

Eça de Queirós terá aproveitado o facto de ser nomeado administrador do concelho de Leiria para aí durante seis meses, conhecer e estudar aquele que seria o cenário de O Crime do Padre Amaro, uma obra que mais de cem anos depois mantém o interesse de diferentes gerações [3].

Com a chegada de um novo pároco à cidade, o mesmo passa a frequentar a casa de Amélia. Ambos nutrem uma paixão que não pode ser consumada devido à batina. A solução encontrada foi o encontro às escondidas. Esse caso resulta numa gravidez inesperada, que é a causa da morte de Amélia. Após sua morte, Amaro vai embora da cidade, mas não abandona a batina. Fátima Bueno, professora da Universidade de São Paulo e especialista na obra de Eça de Queirós, aponta que Amaro fora levado à vida religiosa por circunstância, e não por vocação - e que, pelo seu temperamento sensual, podia excitar-se com as imagens das santas - um sacrilégio para a tradição católica portuguesa. Não surpreendentemente, "o livro causou escândalo e foi atacado por jornais católicos portugueses e brasileiros", conta a pesquisadora[4].

Personagens

  • Amélia - jovem de 23 anos que se relaciona com o pároco
  • São Joaneira - mãe de Amélia, beata que é amante do Cônego Dias e responsável por hospedar em sua casa o jovem pároco
  • Amaro Vieira - padre recém chegado a Leiria, filho de criados, sacerdote por imposição alheia, sem escrúpulos e quase sem sentimentos
  • Libaninho - personagem masculina efeminada

Adaptações ao cinema

Ver também

Referências

  1. Guia do Estudante. «O Crime do Padre Amaro - resumo e análise da obra de Eça de Queiroz». Editora Abril. Consultado em 14 de dezembro de 2010 
  2. Algo Sobre. «O Crime do Padre Amaro, Resumos Literarios». Consultado em 14 de dezembro de 2010 
  3. Frederico Barbosa & Sylmara Beletti. «O Crime do Padre Amaro, O Enredo». Consultado em 14 de dezembro de 2010 
  4. Educar para Crescer. «Resumo das obras de Eça de Queiroz». Editora Abril. Consultado em 8 de maio de 2013 

Ligações externas

Wikisource
Wikisource
A Wikisource contém fontes primárias relacionadas com O Crime do Padre Amaro
Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.