Cohen: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m ajustes usando script
m adicionou Categoria:Deuteronômio usando HotCat
Linha 52: Linha 52:
[[Categoria:Lei judaica]]
[[Categoria:Lei judaica]]
[[Categoria:Lei sacrificial judaica]]
[[Categoria:Lei sacrificial judaica]]
[[Categoria:Deuteronômio]]

Revisão das 23h21min de 28 de junho de 2017

 Nota: Para outros significados, veja Cohen (desambiguação).

Cohen ou Kohen (em hebraico כהן, sacerdote, pl. כהנים kohanim) é o nome dado aos sacerdotes na Torá, cujo líder era o Cohen Gadol (Sumo Sacerdote de Israel),[carece de fontes?] sendo que todos deveriam ser descendentes de Aarão.[1]

Hoje, dentro do judaísmo, Cohen é uma classe de pessoas que possuem a tradição e reconhecimento da comunidade judaica, de que sejam descendentes da casta sacerdotal. Realizam alguns serviços especiais nas sinagogas, e devem obedecer certos preceitos para garantir que estejam aptos a exercerem novamente o sacerdócio quando ocorrer a reconstrução do Templo de Jerusalém. Segundo as escrituras, e profecia de Ezequiel, somente os Cohenim da semente de Zadoque serão selecionados para o ministério sacerdotal.

As mãos em posicão do Cohen, tradicional benção que os sacerdotes judaicos dão para sua congregação.

Visão científica

Os estudiosos partiram da hipótese de que se todos os cohanim da atualidade descendem de Aarão, devem ter marcadores genéticos ou haplótipos comuns, o chamado Haplótipo Cohen. As pesquisa encontraram um marcador particular (YAP) detectado em 45% dos Cohanim. Sucessivamente a seleção dos marcadores do cromossomo Y foi ampliada e foram encontrados seis marcadores específicos em 97 dos 106 cohanim testados. Esse conjunto de marcadores chama-se "Cohen Modal Haplotype" (CMH) foi encontrada entre ashkenazim como sefaradim, e serve como meio de definição atualmente da linhagem sacerdotal. Entre não judeus, a sequência praticamente inexiste, sendo encontrado com incidências de 14% entre Yemenitas e ~7% entre Jordanianos[2]. Esse estudo deu suporte à hipótese de uma origem comum para o CMH no Oriente Médio bem antes da dispersão do povo judaico em várias comunidades, e indica que a maioria dos Cohen da idade contemporânea descende de um número limitado de linhagens paternas.[3]

Sobrenome Cohen

O estatuto do Kohen no judaísmo não tem necessariamente qualquer relação com o sobrenome. Embora seja verdade que muitas vezes descendentes de kohanim ostentar sobrenomes que reflectem a sua genealogia, existem muitas famílias com o sobrenome Kohen (ou qualquer número de variações), que nem sequer são judeus. Por outro lado, há muitos judeus Kohen que não têm esse nome como sobrenome.

Existem inúmeras variações para a grafia do sobrenome Kohen. Estas são frequentemente corrompidas pela tradução ou transliteração nas outras línguas, a convergência com sobrenomes gentios como exemplificado abaixo (não uma lista completa).

  • em inglês: Cohen, Cahn, Carne, Cohn, Conn, Conway, Cohan, Chaplan (Cohan também é um apelido de origem irlandesa e Conway também é um sobrenome de origem galesa)
  • em alemão: Kohn, Kuhn, Kuhnen, Kuhin, Kuhim, Kahn, con / Coen, Katz (uma abreviatura para hebraico Kohen Zedek (כהן צדק), ou seja, "Kohen justos" ou "justo sacerdote ")
  • em neerlandês: Cohen, Conklin, Kon, katten (traduzido como "Kohen"), Kain / Kaein
  • em francês: Cahen, Cohen, Caen
  • em grego: Kots, Kotais, Kotatis, Kothanis
  • em italiano: Coen, Cohen, Sacerdote (italiano para "padre "), sacerdotes
  • em castelhano: Coen, Cohen, Koen, Cannoh, canno, Canoh, Cano
  • em russo: Kogan, Brevda, Kagedan / Kagidan (em hebraico, este nome é escrito "kaf-shin-daled-nun" e é um acrônimo para "Kohanei Shluchei DeShmaya Ninhu, "que é para aramaico", os sacerdotes são mensageiros do céu "). Kazhdan / Kazdan / Kasdan / Kasdin / Kasden são também possíveis variações deste nome.
  • em georgiano: Kotais, Kotatis, Kutatisi, Kutaïssi
  • em sérvio: Koen, Kon, Kojen
  • em polonês/polaco: Kon
  • em português: Cunha, Cão, Cordeiro, Costa, Coêlho e kuhin (Tânia Kauffman (professora renomada e reconhecida nacionalmente por estudar a história dos judeus no Brasil) disse que o sobrenome Coêlho vem de Cohen, tradicional família judia que foi forçada a mudar o sobrenome Cohen para o Coêlho, quando fugiram para Portugal, a fim de preservar a família e não serem mortos.)
  • em turco: Kohen
  • em árabe: al-Kohen
  • em japonês: Kinkaku
  • Antiga / Moderna hebraico: Kohen, Hakohen, ben-Kohen, bar-Kohen
  • Outros: Maze (acrónimo demi zerat Aharon,ou seja, "da semente de Arão"), Azoulai (acrónimo deishah zonah ve'challelah lo yikachu,que significa "uma mulher que ele estrangeiro ou divorciados devem não ter; "proibição vinculativa sobre Kohanim), Rappaport, Shapiro, Kahane, Quinn (gaélico ou Inglês), Kohanchi (persa).{ e Estell, Eshtelou , Estellka, Eshtell, Eishentell, Eshitellita, Eshrrelita e Esellita, Estellita de origem imarroquina.{carece de fontes}}

H No entanto, por quaisquer meios são todos os judeus com esses apelidos kohanim. Além disso, alguns "Kohen"-tipo sobrenomes são consideradas as mais fortes indicações de estado do que outros. "Cohen" é um dos mais difíceis de comprovar, devido à sua mera uniformização.

Na contemporânea Israel "Moshe Cohen" é o equivalente de "José da Silva" em Portugal e no Brasil - ou seja, proverbialmente o mais comum de nomes.

Curiosidades

  • Os cohanim aparavam o cabelo uma vez em trinta dias e o Cohen Gadol uma vez por semana.
  • O gesto de bênção Cohen influenciou o judeu Leonard Nimoy a criar a saudação dos Vulcanos (Vida Longa e Próspera) da franquia norte-americana Star Trek.

Ver também

Ligações externas

Referências

  1. Jewish Encyclopedia, Cohen [em linha]
  2. Hammer, Behar, et. al, Extended Y Chromosome haplotypes resolve multiple and unique lineages of the Jewish Priesthood. Human Genetics (2009) 126:707-717
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2771134/
Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.