Radio Corporation of America: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Faltava uma cantora na lista
faltava
Linha 13: Linha 13:
No Brasil, seu recordista em vendagens de discos foi [[Nelson Gonçalves]], que permaneceu na gravadora desde 1941 até o final de sua vida em 1998. O cantor havia vendido cerca de 78 milhões de cópias até aquele ano.
No Brasil, seu recordista em vendagens de discos foi [[Nelson Gonçalves]], que permaneceu na gravadora desde 1941 até o final de sua vida em 1998. O cantor havia vendido cerca de 78 milhões de cópias até aquele ano.


A RCA Brasil já contratou vários talentos brasileiros como Vanusa, [[Carmen Miranda]], [[Luiz Gonzaga]], [[Cauby Peixoto]], [[Engenheiros do Hawaii]], [[Latino (cantor)|Latino]], [[Eliana (apresentadora)|Eliana]], [[Carlos Gonzaga]], [[Jacob do Bandolim]], [[Sergio Reis]], [[Os Incríveis (banda)|Os Incríveis]], [[The Fevers]], [[Patrícia e Luciano]], [[Trem da Alegria]], [[Fafá de Belém]], [[Bruno & Marrone]], [[Bezerra da Silva]], [[Obina Shock]], [[Genival Lacerda]], [[José Augusto (cantor)|José Augusto]], [[Maria Creuza]], [[Sá e Guarabira]], [[Gal Costa]], [[Maria Bethânia]], [[Roupa Nova]] e a [[Perla]] (a cantora paraguaia), que graças ao próprio esforço e à gravadora vendeu mais de 30 milhões de discos.
A RCA Brasil já contratou vários talentos brasileiros como [[Vanusa]], [[Carmen Miranda]], [[Luiz Gonzaga]], [[Cauby Peixoto]], [[Engenheiros do Hawaii]], [[Latino (cantor)|Latino]], [[Eliana (apresentadora)|Eliana]], [[Carlos Gonzaga]], [[Jacob do Bandolim]], [[Sergio Reis]], [[Os Incríveis (banda)|Os Incríveis]], [[The Fevers]], [[Patrícia e Luciano]], [[Trem da Alegria]], [[Fafá de Belém]], [[Bruno & Marrone]], [[Bezerra da Silva]], [[Obina Shock]], [[Genival Lacerda]], [[José Augusto (cantor)|José Augusto]], [[Maria Creuza]], [[Sá e Guarabira]], [[Gal Costa]], [[Maria Bethânia]], [[Roupa Nova]] e a [[Perla]] (a cantora paraguaia), que graças ao próprio esforço e à gravadora vendeu mais de 30 milhões de discos.


A RCA também é conhecida no Brasil por ter ajudado a implantar a televisão no Brasil em [[1950]], graças à iniciativa de [[Assis Chateubriand]].
A RCA também é conhecida no Brasil por ter ajudado a implantar a televisão no Brasil em [[1950]], graças à iniciativa de [[Assis Chateubriand]].

Revisão das 00h56min de 5 de julho de 2017

Logotipo da empresa.

Radio Corporation of America, também conhecida como RCA, é uma empresa norte-americana pioneira no setor de telecomunicações, criada em 1929.

Em 1929 a RCA comprou a Victor Talking Machine Company, fundada em 1901, formando a RCA Victor, o mais antigo selo fonográfico da América. O selo era facilmente identificado pelo famoso logotipo de um cachorro, chamado "Nipper", que olha atentamente para uma concha acústica de um fonógrafo e escuta a chamada Voz do Dono" - His Master's Voice.

A RCA Victor foi responsável pela mais famosa transação comercial da história da música, quando, em 1955, adquiriu o contrato de exclusividade de Elvis Presley da Sun Records por 35 mil dólares. Outros artistas famosos incluem Enrico Caruso, Little Richard, Jefferson Airplane, David Bowie, Scorpions, The Main Ingredient, Avril Lavigne, Kesha, Adam Lambert, Christina Aguilera, Sam Cooke e Foo Fighters também foram exclusivos da RCA.

Em 1987, a RCA Victor foi vendida ao grupo alemão Bertelsmann, a BMG, passando a se chamar BMG/Ariola (por um breve período em 1987 foi denominada RCA/Ariola) e mais tarde BMG. Em 2004, houve a fusão da BMG com a gravadora japonesa Sony Music, formando assim a Sony BMG. Em 2008, o grupo Bertelsmann vendeu sua parte à Sony Music, que rebatizou a Sony BMG apenas como Sony Music.

RCA no Brasil

Anúncio de 1942 do fonógrafo e principais artistas, dentre os quais Galhardo, Linda Batista, Silvio Caldas, Orlando Silva, Aracy de Almeida e Nelson Gonçalves.

No Brasil, seu recordista em vendagens de discos foi Nelson Gonçalves, que permaneceu na gravadora desde 1941 até o final de sua vida em 1998. O cantor havia vendido cerca de 78 milhões de cópias até aquele ano.

A RCA Brasil já contratou vários talentos brasileiros como Vanusa, Carmen Miranda, Luiz Gonzaga, Cauby Peixoto, Engenheiros do Hawaii, Latino, Eliana, Carlos Gonzaga, Jacob do Bandolim, Sergio Reis, Os Incríveis, The Fevers, Patrícia e Luciano, Trem da Alegria, Fafá de Belém, Bruno & Marrone, Bezerra da Silva, Obina Shock, Genival Lacerda, José Augusto, Maria Creuza, Sá e Guarabira, Gal Costa, Maria Bethânia, Roupa Nova e a Perla (a cantora paraguaia), que graças ao próprio esforço e à gravadora vendeu mais de 30 milhões de discos.

A RCA também é conhecida no Brasil por ter ajudado a implantar a televisão no Brasil em 1950, graças à iniciativa de Assis Chateubriand.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.