Saltar para o conteúdo

Batalha do Bétis Superior: diferenças entre revisões

1 byte removido ,  05h57min de 7 de julho de 2017
sem resumo de edição
 
== Batalha de Ilorci ==
Cneu Cipião havia já havia perdido sua superioridade numérica depois da deserção dos mercenários celtíberosceltiberos. Ainda sem conhecer o trágico destino de seu irmão Públio, Cneu já havia decidido retirar-se para o norte da Hispânia quando chegaram Magão e Asdrúbal Giscão com seus exércitos.
 
Os romanos deixaram seu acampamento em plena noite deixando as fogueiras acesas para se moverem para um local mais seguro às margens do [[rio Guadalquivir]]. Apesar da tentativa de fuga, os cavaleiros númidas localizaram os romanos no dia seguinte e eles se viram obrigados a montar uma defesa no alto de uma colina perto de [[Ilorci]], onde pessarampassaram à noite. O exército principal cartaginês chegou durante a noite, reunindo num único bloco as forças de [[Asdrúbal Barca]], [[Asdrúbal Giscão]] e [[Magão Barca]].
 
Na chamada '''Batalha de Ilorci''', em uma defesa desesperada, os romanos tentaram criar uma muralha defensiva utilizando seus próprios equipamentos de campanha, pois o terreno era pedregoso demais para que um fosso fosse cavado. Os cartagineses superaram essas defesas improvisadas com facilidade e aniquilaram boa parte do exército romano na batalha que se seguiu, que resultou também na morte de [[Cneu Cornélio Cipião Calvo|Cneu Cornélio Cipião]] poucos dias depois da morte do irmão.