Neuropatologia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TamiresAnsanelo (discussão | contribs)
TamiresAnsanelo (discussão | contribs)
Linha 42: Linha 42:


== Links externos ==
== Links externos ==
* [http://www.aanp-jnen.com/] American Association of Neuropathologists
* http://www.aanp-jnen.com/American Association of Neuropathologists
* [http://www.bns.org.uk/] British Neuropathological Society
* http://www.bns.org.uk/ British Neuropathological Society
* [http://www.euro-cns.org/start.php] EuroCNS European Conferderation of Neuropathological Societies
* http://www.euro-cns.org/start.php EuroCNS European Conferderation of Neuropathological Societies
* [http://www.intsocneuropathol.com/] International Society of Neuropathology
* http://www.intsocneuropathol.com/International Society of Neuropathology
* [http://www.neuropathologyblog.blogspot.com/] Blog by neuropathologist Brian E. Moore, MD
* http://www.neuropathologyblog.blogspot.com/Blog by neuropathologist Brian E. Moore, MD
* [http://neuropathology-web.org] Web site by Dimitri Agamanolis, M.D.
* http://neuropathology-web.org Web site by Dimitri Agamanolis, M.D.


[[Categoria:Anatomia patológica]]
[[Categoria:Anatomia patológica]]

Revisão das 17h03min de 12 de julho de 2017

Micrografia de uma neuropatia vasculítica. Plástico embutido. Mancha azul de toluidina.

Neuropatologia é o estudo de doenças do tecido do sistema nervoso, geralmente na forma de pequenas biópsias cirúrgicas ou de autópsias de corpo inteiro. Neuropatologia é uma subespecialidade de patologia anatômica, neurologia, e neurocirurgia. Não deve ser confundido com neuropatia, que se refere a distúrbios dos próprios nervos (geralmente no sistema nervoso periférico).

Neuropatologia é o estudo das doenças do tecido do sistema nervoso, geralmente na forma de pequenas biópsias cirúrgicas ou de autópsias de corpo inteiro. Neuropatologia é uma subespecialidade da patologia anatômica, neurologia e neurocirurgia. Não deve ser confundida com neuropatia, que se refere a distúrbios dos próprios nervos (geralmente no sistema nervoso periférico).

Metodologia

O trabalho do neuropatologista consiste em grande parte examinar o tecido da biópsia do cérebro e da medula espinhal para auxiliar no diagnóstico da doença. A biópsia é geralmente solicitada após uma massa que é detectada por imagem radiológica. Quanto às autópsias, o principal trabalho do neuropatologista é ajudar no diagnóstico pós-morte de várias formas de demência e outras condições que afetam o sistema nervoso central.

As biópsias também podem consistir na pele. O teste de densidade de fibras nervosas epidérmicas (ENFD) é um teste de neuropatologia mais recentemente desenvolvido no qual uma biópsia de ponta de pele é realizada para identificar pequenas neuropatias de fibras analisando as fibras nervosas da pele. Este teste de patologia está se tornando disponível em laboratórios selecionados, bem como em muitas universidades; ele substitui o teste de biopsia de nervo sural tradicional como menos invasivo. É utilizado para identificar neuropatias dolorosas de pequenas fibras.

Focos de especialização

Em muitos países de língua inglesa, a neuropatologia é considerada um subcampo de patologia anatômica. Em contraste, há uma série de cadeiras universitárias independentes em neuropatologia e até mesmo institutos de neuropatologia em países de língua alemã devido a um contexto histórico diferente. Um médico que se especializa em neuropatologia, geralmente completando uma bolsa após uma residência em anatomia ou patologia geral, é chamado um neuropatologista. Na prática clínica do dia-a-dia, um neuropatologista é um consultor para outros médicos. Se suspeitar de uma doença do sistema nervoso, e o diagnóstico não pode ser feito por métodos menos invasivos, uma biopsia do tecido nervoso é recolhida e enviada ao neuropatólogo, que a examina usando um microscópio ou alguns métodos moleculares para fazer um diagnóstico definitivo.

Muitos neuropatologistas na Europa tem um fundo nas neurociências clínicas (neurologia, psiquiatria) bem como patologia.

No sistema dos EUA

Neuropatologistas são médicos com um Doutor em Medicina (MD) ou Doutor em Medicina Osteopática (DO) grau. Eles devem terminar 3 ou 4 anos de uma residência de patologia anatômica seguida por dois anos de uma bolsa de neuropatologia e ser certificada pela American Board of Pathology[1] em anatomia e neuropatologia. Trata-se de uma formação neuropatológica menos especializada do que na maioria dos outros países. Também é bastante comum para neuropatologistas ter um Ph.D. em um campo relacionado.

No reino UNIDO/Canadá/Commonwealth sistema

Os neuropatologistas são profissionais medicamente qualificados que estão registrados no Conselho Médico Geral do Reino Unido. Uma qualificação de pós-graduação em neuropatologia é obtida através de treinamento e um exame supervisionado pelo Colégio Real de Patologistas do UK. Um neuropatologista tem formação em patologia anatômica seguida de treinamento em relação ao diagnóstico de doenças do sistema nervoso e do músculo. A formação noutros países europeus e da Commonwealth é semelhante. No Canadá, neuropatologistas completam 5 anos de Colégio Colégio Real de Médicos e Cirurgiões do Canadá Neuropatologia residência incluindo um ano da medicina clínica e um ano da anatomia patológica. É bastante comum para neuropatologistas ter PhDs em um campo relacionado.

Além de examinar o tecido do sistema nervoso central, o neuropatologista geralmente tem a tarefa de examinar biópsias do músculo e do nervo periférico. As biópsias musculares são tomadas para auxiliar no diagnóstico de doenças musculares (como polimiosite, miopatia mitocondrial, etc). O nervo periférico é avaliado para auxiliar no tratamento de pacientes com suspeitas de neuropatias periféricas secundárias a condições tais como vasculite e amiloidose.

Neuropatologia é um campo pesadamente orientado para pesquisa.

Proeminentes figuras históricas e atuais

Santiago Ramon y Cajal é considerado um dos fundadores da neuroanatomia moderna. Alois Alzheimer, a pessoa depois de quem a doença de Alzheimer é nomeada, é considerada um importante contribuinte para o campo.

Há muitos neuropatologistas em todo o mundo que fizeram importantes contribuições clínicas e de investigação para a nossa compreensão das doenças que afetam especificamente o cérebro (doenças degenerativas, esclerose múltipla, acidente vascular cerebral, tumores cerebrais, trauma e doenças neuromusculares). A maioria são membros da Sociedade Internacional de Neuropatologia (ISN). Para os neuropatologistas que praticam nos Estados Unidos da América, consulte o Diretório de Afiliação disponível através do site da Associação Americana de Neuropatologistas (AANP). Existem também Diretórios de Associação disponíveis para muitas sociedades de neuropatologia que existem em outros países específicos e/ou regiões do mundo (britânico, europeu, canadense... etc).

Progresso

Está atualmente a ser estabelecido um Conselho Europeu de Neuropatologia que sublinha a importância de uma formação adequada nas neurociências (www.euro-cns.org). O mais recente encontro internacional de neuropatologistas ocorreu em setembro de 2014 no Rio de Janeiro, Brasil.

Jornal

A neuropatologia acadêmica é servida por várias revistas especializadas em neuropatologia. Acta Neuropatologica é o periódico de neuropatologia com maior fator de impacto.[2] Alguns periódicos são patrocinados por associações nacionais ou internacionais de neuropatologia: Brain Pathology é a revista oficial da Sociedade Internacional de Neuropatologia, Neuropathology & Applied Neurobiology é patrocinado pela British Neuropathological Society, o Journal of Neuropathology & Experimental Neurology é o jornal oficial da American Associação de Neuropatologistas (AANP) e "Neuropathology" é o jornal oficial da Sociedade Japonesa de Neuropathology.

Referências

Leitura adicional

  • Neuropathology and iron, in Hider, Robert C.; Kong, Xiaole (2013). «Chapter 8. Iron: Effect of Overload and Deficiency». In: Astrid Sigel, Helmut Sigel and Roland K. O. Sigel. Interrelations between Essential Metal Ions and Human Diseases. Col: Metal Ions in Life Sciences. 13. [S.l.]: Springer. pp. 229–294. doi:10.1007/978-94-007-7500-8_8 

Links externos