Arma de destruição em massa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Desfeita(s) uma ou mais edições de 2001:8a0:e51b:a701:8c2d:efc6:2282:8635, com Reversão e avisos
Linha 14: Linha 14:
* [[Guerra do Vietname]]
* [[Guerra do Vietname]]
* [[Projecto Manhattan]]
* [[Projecto Manhattan]]
* Jogo do 'Perdi'


== Ligações externas ==
== Ligações externas ==

Revisão das 21h50min de 19 de julho de 2017

Uma arma de destruição em massa ou arma de destruição maciça (ADM) é uma arma capaz de causar um número elevado de mortos numa única utilização. Esta designação é atribuída a armas nucleares, a armas químicas, e a armas biológicas. Na maioria dos casos, o uso de tais armas constitui crimes de guerra, tanto pela crueldade e sofrimento proporcionado pelas tais armas (especialmente as químicas e biológicas) e pela grande quantidade inevitável de mortes civis, quanto por limitar a capacidade do inimigo se defender ou contra-atacar.

Armas nucleares

São exemplos de armas nucleares de destruição em massa a bomba atómica/nuclear, baseada na fissão descontrolada de isótopos radioativos de metais superpesados, e a bomba de hidrogénio/termonuclear, baseada na fusão nuclear descontrolada de deutério e trítio, e portanto centenas de vezes mais poderosa que uma bomba nuclear comum.

Em termos bélicos, apenas duas bombas atômicas foram detonadas com objetivos militares até hoje, a primeira em Hiroshima e a segunda em Nagasaki, ambas no Japão, em finais da Segunda Guerra Mundial.

Ver também

Ligações externas

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre armas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.