Isabel de Nassau: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 21: Linha 21:


== Biografia ==
== Biografia ==
Depois de o seu pai ser assassinado em 1584, Isabel, as suas irmãs e a madrasta, [[Luísa de Coligny]], ficaram com problemas económicos. Em 1594, Luísa levou Isabel consigo para França onde conheceu vários nobres protestantes. Um deles, [[Henrique de La Tour de Auvérnia]], [[Ducado de Bulçhão|duque de Bulhão e [[Principado de Sedan|Príncípe de Sedan]], fez a sua proposta de casamento e Isabel aceitou. O casal teve nove filhos.
Depois de o seu pai ser assassinado em 1584, Isabel, as suas irmãs e a madrasta, [[Luísa de Coligny]], ficaram com problemas económicos. Em 1594, Luísa levou Isabel consigo para França onde conheceu vários nobres protestantes. Um deles, [[Henrique de La Tour de Auvérnia]], [[Ducado de Bulçhão|duque de Bulhão]] e [[Principado de Sedan|Príncípe de Sedan]], fez a sua proposta de casamento e Isabel aceitou. O casal teve nove filhos.


Henrique tentou manter o principado de Sedan protestante, mas teve de enfrentar a hostilidade dos seus vizinhos católicos.
Henrique tentou manter o principado de Sedan protestante, mas teve de enfrentar a hostilidade dos seus vizinhos católicos.

Revisão das 11h19min de 21 de julho de 2017

Isabel de Bulhão
Duquesa de Bulhão
Condessa de Orange-Nassau
Isabel de Nassau
Duquesa de Bulhão
Período 15 de abril de 1595 - 3 de setembro de 1642
Antecessor(a) Leonor de Montmorency
Sucessor(a) Leonor Catarina de Bergh
 
Nascimento 26 de abril de 1577
  Midelburgo, Países Baixos
Morte 3 de setembro de 1642 (65 anos)
  Sedan, França
Cônjuge Henri de La Tour d'Auvergne, duque de Bouillon
Descendência Luísa de La Tour de Auvérnia
Maria de La Tour de Auvérnia
Juliana Catarina de La Tour de Auvérnia
Frederico Maurício de La Tour de Auvérnia
Isabel de La Tour de Auvérnia
Henriqueta Catarina de La Tour de Auvérnia
Henrique de La Tour de Auvérnia
Pai Guilherme I de Orange
Mãe Carlota de Bourbon

Isabel de Orange-Nassau (em holandês: Elisabeth Flandrika; Midelburgo, 26 de abril de 1577 - Sedan, 3 de setembro de 1642) foi a segunda filha do terceiro casamento do príncipe Guilherme I de Orange com a duquesa Carlota de Bourbon. Tornou-se duquesa de Bulhão por casamento.

Biografia

Depois de o seu pai ser assassinado em 1584, Isabel, as suas irmãs e a madrasta, Luísa de Coligny, ficaram com problemas económicos. Em 1594, Luísa levou Isabel consigo para França onde conheceu vários nobres protestantes. Um deles, Henrique de La Tour de Auvérnia, duque de Bulhão e Príncípe de Sedan, fez a sua proposta de casamento e Isabel aceitou. O casal teve nove filhos.

Henrique tentou manter o principado de Sedan protestante, mas teve de enfrentar a hostilidade dos seus vizinhos católicos.

Quando o marido se ausentava, Luísa governava em seu nome e, após a sua morte em 1623, tornou-se regente do filho de ambos, Frederico Maurício de La Tour de Auvérnia. Manteve-se sempre próxima da sua madrasta e das cinco irmãs, das quais duas também se tornaram regentes.

Descendência

  1. Louise de La Tour d'Auvergne (Agosto de 1596 - Novembro de 1607), morreu com cerca de onze anos de idade.
  2. Maria de La Tour de Auvérnia (1599 - 24 de Maio de 1665), casada com o duque Henrique de La Trémoille; com descendência.
  3. Filho sem nome (Abril de 1603)
  4. Juliana Catarina de La Tour de Auvérnia (8 de Outubro de 1604 - 6 de Outubro de 1637) casada com François de La Rochefoucauld, conde de Roucy, barão de Pierrepont; com descendência.
  5. Frederico Maurício de La Tour de Auvérnia (22 de Outubro de 16059 de Agosto de 1652) casado com Leonor Catarina de Bergh; com descendência.
  6. Isabel de La Tour de Auvérnia (1606 - 1 de Dezembro de 1685) casada com Guy Aldonce de Durfort, mãe de Guy Aldonce de Durfort de Lorges.
  7. Henriqueta Catarina de La Tour de Auvérnia (m. 1677) casada com Amaury Gouyon, marquês de La Moussaye, conde de Quintin; com descendência.
  8. Henrique de La Tour de Auvérnia, conhecido como visconde de Turenne (11 de Setembro de 1611 - 27 de Julho de 1675), casado com Carlota de Caumont, filha de Armand Nompar de Caumont; com descendência.

Genealogia

Os antepassados de Isabel de Orange-Nassau em três gerações[1]
Isabel de Orange-Nassau Pai:
Guilherme I de Orange
Avô paterno:
Guilherme I de Nassau-Dillenburg
Bisavô paterno:
João V de Nassau-Vianden-Dietz
Bisavó paterna:
Isabel de Hesse-Marburg
Avó paterna:
Juliana de Stolberg
Bisavô paterno:
Bodo VIII de Stolberg-Wernigerode
Bisavó paterna:
Ana de Eppstein-Königstein
Mãe:
Carlota de Bourbon
Avô materno:
Luís, Duque de Montpensier
Bisavô materno:
Luís de La Roche-sur-Yon
Bisavó materna:
Luísa de Bournon, duquesa de Montpensier
Avó materna:
Jacqueline de Longwy
Bisavô materno:
João IV de Longwy, barão de Pagny
Bisavó materna:
Jeanne d'Angoulême
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Isabel de Nassau

Referências

  1. «The Peerage» (em inglês)