Quark top: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m traduzindo nome/parâmetro nas citações, outros ajustes usando script
Linha 15: Linha 15:


==Propriedades==
==Propriedades==
Os quarks top participam de todas as formas de interações([[interação forte]], [[interação eletromagnética]], [[interação fraca]] e [[gravitação]]), sua massa — diferente da do [[quark u]] e [[quark d]], que é pequena e comparável a de um [[elétron]] — o quark top tem uma massa de 172,9 [[GeV]], sendo o [[quark]] mais pesado, por causa de sua massa enorme ele decai muito rapidamente, em cerca de 5×10<sup>-25</sup> [[segundo]]s, os produtos dos decaimentos são geralmente: [[quark B]] em 99,823%, [[quark S]] em 0,17% ou [[Quark D]] em 0,007%.
Os quarks top participam de todas as formas de interações ([[interação forte]], [[interação eletromagnética]], [[interação fraca]] e [[gravitação]]), sua massa — diferente da do [[quark u]] e [[quark d]], que é pequena e comparável a de um [[elétron]] — o quark top tem uma massa de 172,9 [[GeV]], sendo o [[quark]] mais pesado, por causa de sua massa enorme ele decai muito rapidamente, em cerca de 5×10<sup>-25</sup> [[segundo]]s, os produtos dos decaimentos são geralmente: [[quark B]] em 99,823%, [[quark S]] em 0,17% ou [[Quark D]] em 0,007%.


*'''T → [[quark B|B]] + [[Bósons W e Z|W<sup>+</sup>]] + GeV'''
* '''T → [[quark B|B]] + [[Bósons W e Z|W<sup>+</sup>]] + GeV'''


==Produção==
==Produção==

Revisão das 00h22min de 27 de julho de 2017

Uma colisão produzindo um quark Top.
Uma colisão produzindo um quark Top.

O quark top foi o último dos quarks previstos pelo modelo padrão, a teoria sobre a sua existência foi desenvolvida entre 1970 e 1973 pelos físicos japoneses Makoto Kobayashi e Toshihide Masukawa, que teorizaram que haveria partículas que estivessem violando a decadência de Káons, a teoria descreve as forças bem como as partículas fundamentais que participam da constituição da matéria.[1]

Propriedades

Os quarks top participam de todas as formas de interações (interação forte, interação eletromagnética, interação fraca e gravitação), sua massa — diferente da do quark u e quark d, que é pequena e comparável a de um elétron — o quark top tem uma massa de 172,9 GeV, sendo o quark mais pesado, por causa de sua massa enorme ele decai muito rapidamente, em cerca de 5×10-25 segundos, os produtos dos decaimentos são geralmente: quark B em 99,823%, quark S em 0,17% ou Quark D em 0,007%.

  • T → B + W+ + GeV

Produção

O quark top é produzido com o choque entre prótons e anti-prótons com energia a partir de 1,96 TeV, apos a entrada de serviço do LHC o Tevatron deixou de ser o único acelerador de partículas capaz de criar quarks t.

Ver também

Referência

  1. S. Willenbrock (2003). «The Standard Model and the Top Quark». In: H.B Prosper and B. Danilov (eds.). Techniques and Concepts of High-Energy Physics XII. Col: NATO Science Series. 123. [S.l.]: Kluwer Academic. pp. 1–41. ISBN 1402015909 


Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.