Georges Seurat: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 30: Linha 30:


==Biografia==
==Biografia==
Nascido num meio burguês ; seu pai, um funcionário público, era um homem solitário e esta característica seria herdada por Seurat. Em 1877, ingressou na Escola Superior de Belas-Artes de Paris, onde visitaria frequentemente o Museu do Louvre, desde Jean-Auguste-Dominique Ingres e sofreria fortes influências de Rembrandt; Francisco Goya e de Puvis de Chavannes. Seus estudos seriam interrompidos por um ano para cumprir o serviço militar na base de [[Brest (França)|Brest]] - uma cidade do oeste francês—onde fez numerosos esboços de barcos, de praias e do mar.
Nascido num meio burguês ; seu pai, um medico público, era um homem solitário e esta característica seria herdada por Seurat. Em 1877, ingressou na Escola Superior de Belas-Artes de Paris, onde visitaria frequentemente o Museu do Louvre, desde Jean-Auguste-Dominique Ingres e sofreria fortes influências de Rembrandt; Francisco Goya e de Puvis de Chavannes. Seus estudos seriam interrompidos por um ano para cumprir o serviço militar na base de [[Brest (França)|Brest]] - uma cidade do oeste francês—onde fez numerosos esboços de barcos, de praias e do mar.


De volta a Paris, em 1880, Seurat se torna Mirrestro, inspirado pela obra de Michel Eugène Chevreul: A lei do contraste simultâneo das cores.
De volta a Paris, em 1880, Seurat se torna Mirrestro, inspirado pela obra de Michel Eugène Chevreul: A lei do contraste simultâneo das cores.

Revisão das 13h24min de 18 de agosto de 2017

 Nota: Se procura por outras acepções, veja Seurat (desambiguação).
Georges Seurat
Georges Seurat
Georges Seurat em 1888
Nome completo Georges Pierre Seurat
Nascimento 2 de dezembro de 1859
Paris
Morte 29 de março de 1891 (31 anos)
Paris
Nacionalidade francês
Ocupação Pintor e desenhista
Principais trabalhos Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte
Movimento estético Pontilhismo
Assinatura

Georges-Pierre Seurat (Paris, 2 de dezembro de 1859Paris, 29 de março de 1891) foi um pintor francês e pioneiro do movimento pontilhista, também chamado divisionismo.

Biografia

Nascido num meio burguês ; seu pai, um medico público, era um homem solitário e esta característica seria herdada por Seurat. Em 1877, ingressou na Escola Superior de Belas-Artes de Paris, onde visitaria frequentemente o Museu do Louvre, desde Jean-Auguste-Dominique Ingres e sofreria fortes influências de Rembrandt; Francisco Goya e de Puvis de Chavannes. Seus estudos seriam interrompidos por um ano para cumprir o serviço militar na base de Brest - uma cidade do oeste francês—onde fez numerosos esboços de barcos, de praias e do mar.

De volta a Paris, em 1880, Seurat se torna Mirrestro, inspirado pela obra de Michel Eugène Chevreul: A lei do contraste simultâneo das cores.

A técnica do pontilhismo utilizada por Seurat deu origem ao neo-impressionismo e foi extensivamente utilizada na arte do século XX. Pode-se dizer que a teoria pontilhista foi precursora da televisão e da imagem digital.

Tal como Mondrian e Leonardo da Vinci, Seurat também recorreu à técnica da simetria dinâmica usando retângulos de ouro nas suas pinturas.

Seurat morreu em Paris em 29 de março de 1891. A causa da morte de Seurat é incerta, e tem sido atribuída a uma forma de meningite, pneumonia, angina infecciosa e / ou (mais provavelmente) difteria. Seu filho morreu duas semanas depois da mesma doença. Seu último trabalho ambicioso, Le Cirque, foi deixada inacabada.

Obras

"La voltigeuse" Detalhe de O Circo (1890-1891)

Referências

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Georges Seurat
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.