Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Celtibéria"

100 bytes adicionados ,  06h57min de 26 de agosto de 2017
sem resumo de edição
(nova página: A Céltiberia era a região histórica da Península Ibérica, que Estrabão se refere, onde habitavam os celtiberos. Segundo certos arqueólogos reconhecidos, nomeadam...)
 
A Céltiberia era a região histórica da [[Península Ibérica]], que [[Estrabão]] se refere, onde habitavam os [[celtiberos]].
 
Segundo certos arqueólogos reconhecidos, nomeadamente [[Alberto Lorrio]], emboraEmbora se saiba seja uma área que naturalmente sofreu uma certa instabilidade ao longo do tempo, do século VIII A.C. até ao século I D.C, que será afirmada na [[segunda guerra púnica]] e a implantação da [[romanização]] na região, segundo certos arqueólogos reconhecidos, nomeadamente [[Alberto Lorrio]], situam-na nas terras altas do Planalto Oriental à margem direita do Vale Médio do [[Ebro]]. Em linhas gerais inclui [[Soria]], grande parte de [[Guadalajara]] e [[Cuenca]], o sector oriental de [[Segóvia]], o Sul de [[Burgos]] e [[Rioja]] e o ocidente de [[Zaragoza]] e [[Teruel]], e chegando a compreender a área norte-ocidental de [[Valência]].
 
Como referencia temos certas cidades antigas, tais como [[Segobriga]], [[Clunia]] e [[Contrebia Leucade]] que contêm importantes vestígios da passagem destes povos [[celtas]].