Quiriris: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Zorahia (discussão | contribs)
CasteloBot (discussão | contribs)
m →‎Ver também: {{Povos ameríndios do Brasil}} -> {{Povos indígenas do Brasil}} utilizando AWB
Linha 28: Linha 28:


{{mínimo}}
{{mínimo}}
{{Povos ameríndios do Brasil|estado=collapsed}}
{{Povos indígenas do Brasil|estado=collapsed}}


[[Categoria:Povos indígenas do Brasil]]
[[Categoria:Povos indígenas do Brasil]]

Revisão das 12h18min de 7 de setembro de 2017

 Nota: ae procura pela língua da família linguística cariri, falada no passado pelos quiriris, veja Língua quiriri.
Quiriris
População total
Regiões com população significativa
nordeste da Bahia, no  Brasil
Línguas
Religiões
Grupos étnicos relacionados
Historicamente, se poderia datar uma primeira aproximação dos Kiriri a uma idéia de território - assim como o conhecemos hoje, com seus limites bem definidos - no início do século XVIII, época da doação, por parte do então rei de Portugal, de uma légua em quadra de terras a todas as aldeias do sertão com mais de cem casais, fruto de solicitações constantes por parte dos jesuítas face aos conflitos decorrentes da expansão da pecuária, em especial com sesmeiros da região que interferiam com certa freqüência na administração dos párocos das aldeias ali constituídas (Bandeira 1972).

Os Kiriris ou Quiriris são um povo indígena brasileiro que habita o Nordeste do estado da Bahia, nos limites dos municípios de Ribeira do Pombal, Quijingue e Banzaê (Terra Indígena Kiriri) e à margem esquerda do médio rio São Francisco, nos limites de Muquém de São Francisco (Área Indígena Barra).

Localização

A Terra Indígena Kiriri localiza-se no norte do estado da Bahia, nos municípios de Banzaê (95%) e Quijingue (5%), em uma região de clima semiárido, faixa de transição entre o agreste e a caatinga ("boca de caatinga"). O relevo da área é irregular, com ocorrência de morros tabulares e encostas entremeados por extensas planícies. Os cursos d'água são intermitentes em vista da baixa incidência pluviométrica anual. Observam-se uma acentuada devastação nativa e um processo acelerado de erosão provocado por mais de três séculos de exploração econômica. Mirandela, centro da Terra Indígena, situa-se 24 quilômetros a noroeste da cidade de Ribeira do Pombal, mais importante centro econômico da região.

Os núcleos tradicionais de ocupação kiriri - Sacão, Baixa da Cangalha, Cantagalo, Lagoa Grande, Cacimba Seca - foram substituídos pelos povoados antes ocupados por regionais: Mirandela, Gado Velhaco, Marcação, Araçá, Pau Ferro, Segredo, Baixa do Camamu, Baixa da Cangalha ("Biombo").

Ver também

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.