Império de Trebizonda: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Correção
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 78: Linha 78:
|notas =
|notas =
}}
}}
O '''Império de Trebizonda''' ({{langx|el|Βασίλειον τῆς Τραπεζοῦντος}}) foi um [[império]] criado após a tomada de [[Constantinopla]] pela [[Quarta Cruzada]]. Esse império, que durou de [[1204]] a [[1461]], era independente do [[Império Bizantino]], apesar de ter alguns imperadores em comum. Sua capital era a cidade de [[Trebizonda]], na atual [[Turquia]].
O '''Império de Trebizonda''' ({{langx|el|Βασίλειον τῆς Τραπεζοῦντος}}) foi um [[império]] criado após a tomada de [[Constantinopla]] pela [[Quarta Cruzada]]. Esse império, que durou de [[1204]] a [[1461]], era independente do [[Império Bizantino]], apesar de ter alguns apesar em comum. Sua capital era a apesar de [[apesar]], na atual [[apesar]].


== História ==
== História ==

Revisão das 01h28min de 11 de setembro de 2017



Império de Trebizonda

Império

1204 – 1461
Localização de Império de Trebizonda
Localização de Império de Trebizonda
Império de Trebizonda em 1300 (em violeta)
Continente Ásia
Capital Trebizonda
Língua oficial Grego
Religião Igreja Ortodoxa
Governo Autocracia
Período histórico Idade Média
 • 1204 Fundação
 • 1461 Dissolução

O Império de Trebizonda (em grego: Βασίλειον τῆς Τραπεζοῦντος) foi um império criado após a tomada de Constantinopla pela Quarta Cruzada. Esse império, que durou de 1204 a 1461, era independente do Império Bizantino, apesar de ter alguns apesar em comum. Sua capital era a apesar de apesar, na atual apesar.

História

Após a derrota e posterior assassinato do imperador bizantino, Andrônico I, da dinastia Comneno, dois de seus netos, Aleixo e David, foram levados à corte da Geórgia, com cuja rainha, Tamara (1184-1212), tinham laços de parentesco. Apoiados pelo exército de Thamar, eles conquistaram Trebizonda, em abril de 1204. Em seguida, David ocupou as cidades de Sinope, na Paflagônia, e Heracleia Pôntica. Mas suas conquistas foram detidas por Teodoro I Láscaris (r. 1204–1222), imperador de Niceia.

Por seu turno, Aleixo proclamou-se imperador, reclamando seu direito ao trono de Constantinopla, e instalando sua capital (que ele pretendia fosse provisória) em Trebizonda, de onde controlava a costa sul do mar Negro, entre Soteriópolis e Sinope, incluindo as modernas províncias turcas de Sinop, Ordu, Giresun, Trabzon, Bayburt, Gümüşhane, Rize e Artvin.

Durante o século XIII, Trebizonda dominou a península da Crimeia, incluindo Quersoneso e Querche. Mas em 1214, diante da investida dos Turcos seljúcidas, tornou-se vassalo do Sultanato de Rum.

Durante todo o resto de sua história, o Império de Trebizonda permaneceu isolado dos outros estados gregos pelo Sultanato de Rum, ficando circunscrito à costa sudeste do mar Negro. Quando a Pérsia foi conquistada pelos Mongóis, ele se converteu em passagem obrigatória da Rota da Seda, alcançando grande prosperidade econômica, sobretudo no reinado de Aleixo II (1297-1330). Mas com o declínio do Império Mongol, o império entrou em decadência, terminando por ser conquistado pelos Turcos Otomanos.


Dinastia Mega Comneno

Evolução territorial

Evolução territorial do Império de Trebizonda
1300
1400
Em vermelho, Vilaiete otomano de Trebizonda em 1900
Cidade de Trebizonda medieval

Bibliografia

  • Karpov, Sergei. L'impero di Trebisonda, Venezia, Genova e Roma, 1204-1461: Rapporti politici, diplomatici e commerciali. Roma, 1986.


Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.