Cleptomania: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 3: Linha 3:


A doença teve muita repercussão na [[mídia]] com o caso da [[atriz]] [[Estados Unidos da América|americana]] [[Winona Ryder]] e do rabino [[Henry Sobel]], que foram flagrados em atos de cleptomania dentro de lojas.
A doença teve muita repercussão na [[mídia]] com o caso da [[atriz]] [[Estados Unidos da América|americana]] [[Winona Ryder]] e do rabino [[Henry Sobel]], que foram flagrados em atos de cleptomania dentro de lojas.
Outros casos que deixaram marcado a doença foram os casos das personagens Sabrina, interpretada por [[Wanda Stefânia]] na novela [[Te Contei?]], Haydeé da novela [[América (telenovela)|América]] interpretada por [[Christiane Torloni]], que roubavam objetos de baixo valor, Marie Schrader, interpretada por Betsy Brant em Breaking Bad, e um episódio da série do [[Chapolin Colorado]] onde [[Ramon Valdez]] roubava varios pertences mesmo sem querer. Outro exemplo também é a personagem Hanna Marin, no seriado americano [[Pretty Little Liars]], interpretada pela atriz [[Ashley Benson]].
Outros casos que deixaram marcado a doença foram os casos das personagens Sabrina, interpretada por [[Wanda Stefânia]] na novela [[Te Contei?]], Haydeé da novela [[América (telenovela)|América]] interpretada por [[Christiane Torloni]], que roubavam objetos de baixo valor, Marie Schrader, interpretada por Betsy Brant em Breaking Bad, e um episódio da série do [[Chapolin Colorado]] onde [[Ramon Valdez]] roubava varios pertences mesmo sem querer. Outro exemplo também é a personagem Hanna Marin, no seriado americano [[Pretty Little Liars]], interpretada pela atriz [[Ashley Benson]]. Em Portugal, a actriz [[Juana Pereira da Silva]] interpretou uma cleptomaníaca na novela [[Poderosas (telenovela)|Poderosas]] da [[SIC]].


{{esboço-psiquiatria}}
{{esboço-psiquiatria}}

Revisão das 15h57min de 18 de setembro de 2017

Cleptomania é um distúrbio psicopatológico que faz a pessoa começar a roubar coisas diversas inclusive sem valor, como pedaços de giz, sabonetes, canetas, etc., sem muita consciência e muitas vezes sem necessidade para o ato - de lojas, das casas dos outros, da escola ou de outros tipos de lugares.

A doença teve muita repercussão na mídia com o caso da atriz americana Winona Ryder e do rabino Henry Sobel, que foram flagrados em atos de cleptomania dentro de lojas. Outros casos que deixaram marcado a doença foram os casos das personagens Sabrina, interpretada por Wanda Stefânia na novela Te Contei?, Haydeé da novela América interpretada por Christiane Torloni, que roubavam objetos de baixo valor, Marie Schrader, interpretada por Betsy Brant em Breaking Bad, e um episódio da série do Chapolin Colorado onde Ramon Valdez roubava varios pertences mesmo sem querer. Outro exemplo também é a personagem Hanna Marin, no seriado americano Pretty Little Liars, interpretada pela atriz Ashley Benson. Em Portugal, a actriz Juana Pereira da Silva interpretou uma cleptomaníaca na novela Poderosas da SIC.

Ícone de esboço Este artigo sobre psiquiatria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Na Cleptomania, o indivíduo rouba objetos por descontrole de impulso e não por necessidade. Os objetos são geralmente de baixo valor mas, também podem ser de alto valor comercial (menos frequente). Fonte: CID-10,DSM-IV