Plumas e Paetês: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 19: Linha 19:
|narrador =
|narrador =
|elenco = [[Elizabeth Savalla]]<br/>[[Cláudio Marzo]]<br/>[[José Wilker]]<br/>[[Maria Cláudia]]<br/>[[Eva Wilma]]<br/>[[Paulo Goulart]]<br/>[[Maria Helena Dias]]<br/> [[John Herbert]]<br/>([[#Elenco|ver mais]])
|elenco = [[Elizabeth Savalla]]<br/>[[Cláudio Marzo]]<br/>[[José Wilker]]<br/>[[Maria Cláudia]]<br/>[[Eva Wilma]]<br/>[[Paulo Goulart]]<br/>[[Maria Helena Dias]]<br/> [[John Herbert]]<br/>([[#Elenco|ver mais]])
|abertura = ''Plumas & Paetês'', [[Ronaldo Resedá]]<ref name="PPtrilhasonora">{{citar web|url=http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/plumas-e-paetes/trilha-sonora.htm|titulo=Plumas e Paetês - Trilha Sonora|obra=Memória Globo|acessodata=22 de agosto de 2014}}</ref><ref name="plumasepaetes2">{{citar web|url=http://www.teledramaturgia.com.br/tele/plumast.asp|titulo=Plumas e Paetês - Trilha Sonora (Teledramaturgia)|obra=Teledramaturgia|acessodata=21 de agosto de 2014}}</ref>
|abertura = ''Plumas & Paetês'', [[Ronaldo Resedá]]<ref name="PPtrilhasonora">{{citar web|url=http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/plumas-e-paetes/trilha-sonora.htm|titulo="Plumas e Paetês" - Trilha Sonora|obra=Memória Globo|acessodata=22 de agosto de 2014}}</ref><ref name="plumasepaetes2">{{citar web|url=http://www.teledramaturgia.com.br/tele/plumast.asp|titulo=Plumas e Paetês - Trilha Sonora (Teledramaturgia)|obra=Teledramaturgia|acessodata=21 de agosto de 2014}}</ref>
|encerramento = ''Plumas & Paetês’', [[Ronaldo Resedá]]<ref name="PPtrilhasonora"/><ref name="plumasepaetes2"/>
|encerramento = ''Plumas & Paetês’', [[Ronaldo Resedá]]<ref name="PPtrilhasonora"/><ref name="plumasepaetes2"/>
|emissora orig = {{BRAb}} [[Rede Globo]]<ref name="PP"/>
|emissora orig = {{BRAb}} [[Rede Globo]]<ref name="PP"/>

Revisão das 23h23min de 21 de outubro de 2017

Plumas e Paetês
Plumas e Paetês
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Comédia
Drama
Duração 45 minutos
Criador(es) Cassiano Gabus Mendes[1][2]
Elenco Elizabeth Savalla
Cláudio Marzo
José Wilker
Maria Cláudia
Eva Wilma
Paulo Goulart
Maria Helena Dias
John Herbert
(ver mais)
País de origem  Brasil
Idioma original português
Episódios 185[3][4]
Produção
Diretor(es) Gonzaga Blota[3]
Jardel Mello[3]
Reynaldo Boury[3]
Tema de abertura Plumas & Paetês, Ronaldo Resedá[5][6]
Tema de encerramento Plumas & Paetês’', Ronaldo Resedá[5][6]
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo[4]
Transmissão original 8 de setembro de 1980[4]
25 de abril de 1981[4]
Cronologia
Chega Mais
O Amor É Nosso
Programas relacionados A Intrusa
O Amor Tem Cara de Mulher
Top Model
Ti ti ti (1985)
Ti ti ti (2010)
Fácil de amar

Plumas e Paetês foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 19 horas[4] entre 8 de setembro de 1980 e 25 de abril de 1981, totalizando 185 capítulos.

Escrita por Cassiano Gabus Mendes e dirigida por Jardel Mello e Mario Márcio Bandarra,[3] com direção-geral de Gonzaga Blota e Reynaldo Boury,[3] substituiu Chega Mais e foi substituída por O Amor É Nosso.[7] Foi a 26ª "novela das sete" exibida pela emissora.

Teve Elizabeth Savalla, Cláudio Marzo, José Wilker, Maria Cláudia, Angelina Muniz, Neuza Amaral, José Lewgoy, Miriam Pérsia, Paulo Guarnieri, Solange Theodoro, John Herbert, Paulo Goulart, Eva Wilma e Maria Helena Dias nos papéis principais.

Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 3 de janeiro e 2 de setembro de 1983, substituindo A Moreninha e substituída por Pecado Rasgado, em 175 capítulos.[8]

Trama

Ambientada em São Paulo, a novela conta a história da jovem mineira Marcela. Depois de um ano morando longe de sua família em Belo Horizonte, Osmar Sampaio decide voltar para São Paulo com a sua noiva Júlia. Eles dão carona para a amiga Marcela, que está grávida e pretende começar uma vida nova na capital paulista depois de ter sido abandonada pelo namorado. Na estrada, eles sofrem um grave acidente, do qual Marcela é a única sobrevivente. Para não ficar desamparada numa cidade onde não conhece ninguém, ela decide assumir a identidade da noiva de Osmar e começa a desfrutar do conforto que a família do rapaz lhe proporciona.[9]

A família de Osmar é comandada pela matriarca Bruna, mulher fria, severa e radical em seus princípios e seu marido, o ponderado Gustavo. Bruna e Gustavo tiveram ainda Edgar e Melina. Edgar, o mais velho, ao contrário do irmão, é determinado, seguro e bem sucedido que comanda os negócios da família, enquanto Melina é sonhadora e decide se tornar modelo mas tem de enfrentar a oposição materna.

Edgar namora a delicada Cláudia, com quem pretende se casar, e é o grande amor de Luísa Salgado, ex-modelo e sócia de uma agência, mulher madura e ousada com quem teve um romance no passado e que almeja reconquistá-lo. Entretanto, ao longo da trama ele acaba se apaixonando por Marcela. O problema é que Marcela reencontra Renato, antigo namorado que a engravidou, e então começa a viver um triângulo amoroso.

Renato Resende é sedutor, inteligente e aventureiro. De temperamento irrequieto, desaparece de casa por longas temporadas, sem dar satisfação.[10] É filho de Yara, uma jornalista moderna e dedicada à família, e Raul, administrador de bom caráter mas que não tem tato para lidar com ele e com sua irmã Lídia, moça determinada que, apesar da pouca altura, luta para se firmar como modelo profissional. Renato fica dividido entre Marcela e Amanda, modelo promissora, leal e decidida que saiu de casa muito cedo para conquistar seu espaço.

Amanda é filha de Clóvis e Zeni e irmã de Ângelo e Nadir. Clóvis trabalha como propagandista de remédios e passa o dia inteiro andando pelas ruas, além de não concordar com a escolha profissional da filha; Zeni, por sua vez, é uma mulher divertida e esforçada que mantém um ótimo relacionamento com os filhos. Ângelo, irmão mais velho de Amanda, trabalha em uma repartição pública e luta para conseguir um emprego melhor e assim poder oferecer uma vida confortável para sua amada Lídia; já Nadir, a caçula, é uma jovem simples e retraída que trabalha como auxiliar de escritório. Como resolveu sair de casa, Amanda alugou e divide um apartamento com Lídia, a ambiciosa e inconsequente Veroca, vinda do interior de São Paulo e a sensata e experiente Dorinha, uma excelente profissional que instrui as iniciantes na agência, retratando assim o mundo da moda e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área.[10][11]

Outro destaque na história é Rebeca Andrade. Ela é dona de uma fábrica de jeans herdada do marido. A empresária se apaixona pelo italiano Gino, que trabalha como chefe de segurança da sua empresa. Rebeca também é assediada por seu assessor Márcio. A executiva é uma mãe controladora, que faz de tudo para impedir que seu filho, o playboy mimado Jorgito, tenha um romance com a humilde Nadir, a “moça do cafezinho”, e com Veroca, por ser ambiciosa.[12] Rebeca tem como grande amiga e confidente a governanta Zenaide, mulher sábia e zelosa que sempre lhe aconselha.

Gino, por sua vez, é um italiano exagerado e briguento. Vive com a irmã Bianca, uma solteirona introvertida e tímida que o trata como um filho e é apaixonada pelo vizinho Márcio, um viúvo íntegro e rígido que tem horror às aspirações artísticas dos filhos Sandra e Zequinha. Sandra é uma jovem muito empolgada com a vida que gosta de cantar e pensa em seguir carreira artística. Cuida da casa e, aos fins de semana, apresenta-se em shows e bailes, sem a autorização do pai. Teve um rápido e turbulento namoro com Ângelo; já Zequinha é um moço tranquilo e educado que acompanha sua irmã Sandra nos shows, tocando violão e também sonha em ganhar reconhecimento artístico. Sente amor platônico por Amanda e desconhece o interesse de Dorinha por ele.

A novela também conta a história da família do enérgico e conservador Cristiano Mendes, proprietário de uma fábrica de bicicletas. Ele é casado com a sofisticada e elitista socialite Irene e pai de Cláudia que, apaixonada por Edgar, sofre com a mudança de comportamento dele ao conhecer Marcela. Cristiano vive às turras com Francis Fiúza, irmão mais novo de Irene, empresário no ramo da moda reconhecido que, visionário e solteirão, não quer se casar nem ter filhos, além de ser confidente da sobrinha. Tem um affair com Luísa, sua sócia numa agência de modelos.

Outros personagens de destaque na trama são: o Padre Clodovil, ranzinza e comilão. Aproveita a visita às casas dos paroquianos para dar conselhos e ajudar nos problemas familiares;[10] seu Chico, zelador do condomínio onde moram as famílias de Clóvis, Márcio e Gino, um velho engraçado e conhecedor da vida de todos os moradores que sempre se mete em confusões, pois acredita que pode consertar tudo quando, na verdade, é muito atrapalhado.[10] É pai da espevitada modelo Biba; Dona Nina, velha moralista, reclamona e intrometida que vive no condomínio e é secretamente apaixonada por Seu Chico; e Kurlan, sobrinho de Luísa vindo de Santa Catarina que, aspirante a modelo, desperta o interesse de Melina.

Com o desenrolar da história, acompanha-se a mudança de Marcela que, para manter sua mentira, se torna uma mulher oportunista e trapaceira. Nos últimos capítulos, Marcela sofre novamente um acidente de carro e no hospital vem à tona toda a verdade: Renato conta para Edgar que é o verdadeiro pai da filha de Marcela. Ela ainda pede para Edgar contar para Bruna e Gustavo que o nome verdadeiro dela é Roseli. Antes de morrer, Marcela afirma ainda que Edgar foi o verdadeiro amor de sua vida. Ao final, a criança acaba sendo criada pela família do rapaz.[9]

Elenco

Ator[13][14] Personagem[13][14]
Elizabeth Savalla Marcela / Roseli
Cláudio Marzo Edgar Sampaio
José Wilker Renato Resende
Maria Cláudia Amanda
Maria Helena Dias Luísa Salgado
Eva Wilma Rebeca Andrade
Paulo Goulart Gino
John Herbert Márcio
Angelina Muniz Cláudia Mendes Fiúza
Neuza Amaral Bruna Sampaio
José Lewgoy Gustavo Sampaio
Myriam Pérsia Bianca
Paulo Guarnieri Jorge Luís Andrade (Jorgito)
Solange Theodoro Nadir
Lúcia Alves Vera Lúcia (Veroca)
Ary Fontoura Raul Resende
Cleyde Blota Yara Resende
Mila Moreira Dora (Dorinha)
Eduardo Conde Francis Fiúza
Sura Berditchevsky Lídia Resende
Mário Gomes Ângelo
Sílvia Salgado Melina Sampaio
Elizângela Sandra
Heraldo Galvão José Carlos (Zequinha)
Felipe Carone Clóvis
Eloísa Mafalda Zeni
Mário Lago Cristiano Mendes
Monah Delacy Irene Mendes Fiúza
Lídia Mattos Zenaide
Walter Stuart Seu Chico
Elza Gomes Dona Nina
Edson Celulari Kurlan Salgado
Ísis de Oliveira Beatriz (Biba)
Nestor de Montemar Padre Clodovil

Participações Especiais

Ator[13][14] Personagem[13][14]
Alcebíades Bandeira Marini, empregado do condomínio
Antônio Pompêo Antônio, amigo de Renato
Brandão Filho Seu Adolfo, morador do condomínio e amigo de Seu Chico e Dona Nina
Carlos Gregório Médico que cuidou de Marcela no primeiro acidente
Clodovil Hernandez Ele mesmo[7]
Cristina Aché Júlia, amiga de Marcela de Belo Horizonte, noiva de Osmar Sampaio, morre no acidente do início da novela
Cristina Prochaska Modelo, amiga de Amanda, Veroca, Lídia e Dorinha
Ilka Soares Marilena Galvão, socialite, amiga de Rebeca e madrinha de Jorgito
Laerte Morrone Padre, amigo de Padre Clodovil
Lídia Iório Dona Mercedes, moradora do condomínio e amiga de Seu Chico e Dona Nina
Marcos Frota Jonilson, morador do condomínio e amigo de Sandra e Zequinha
Milton Moraes Alberto Ramos, amigo de Bruna e Gustavo
Nelson Dantas Médico que cuidou de Marcela no acidente que lhe causou a morte
Rogaciano de Freitas Adauto, patrão de Marcela em Belo Horizonte
Ronaldo Resedá Ele mesmo[7]
Solange Mascarenhas Solange, empregada de Raul e Yara
Stepan Nercessian Osmar Sampaio, filho de Bruna e Gustavo, amigo de Marcela e noivo de Júlia
Vera Brito Isaura, empregada de Bruna e Gustavo

Galeria

Curiosidades

Trilha Sonora

Nacional[5][6]

Plumas e Paetês - Nacional
Plumas e Paetês
Trilha sonora de Vários intérpretes
Lançamento 1980
Gênero(s) Vários
Formato(s) LP, K7
Gravadora(s) Som Livre[5][6]
Produção João Araújo[13]
Guto Graça Mello[13]

Capa: Logotipo da Novela

N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "Nosso Estranho Amor"  Marina Lima e Caetano VelosoRenato e Amanda  
2. "Nova Manhã"  14 BisJorgito e Nadir  
3. "Quem Tem a Viola"  Boca LivreRenato  
4. "Quero Quero"  Cláudio NucciGino  
5. "De Onde Vem"  Banda Black RioVeroca  
6. "Semente do Amor"  A Cor do SomLídia e Ângelo  
7. "A Mesma Porta"  Gilson de SouzaDorinha  
8. "Prêt-à-Porter"  Robson JorgeGeral  
9. "Meu Amigo, Meu Herói"  Zizi PossiMarcela  
10. "Fracasso"  GilliardRebeca  
11. "Aroma"  Lúcia TurnbullSandra  
12. "Melô do Amor"  Luiz MaurícioZequinha  
13. "Te Dei Demais"  Felipe NetoMarcela e Edgar  
14. "A Última Moda"  Ronaldo ResedáAbertura  

Internacional[5][6]

Plumas e Paetês - Internacional
Plumas e Paetês
Trilha sonora de Vários intérpretes
Lançamento 1980
Gênero(s) Vários
Formato(s) LP, K7
Gravadora(s) Som Livre[5][6]
Produção João Araújo[13]
Guto Graça Mello[13]

Capa: Modelo em desenho

N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "I Never Fall In Love"  Davitt SigersonÂngelo  
2. "Give Me the Night"  George BensonLocação: São Paulo  
3. "Shadow In The Sun"  Sílvia MasonMelina  
4. "Never Knew Love Like This Before"  Stephanie MillsCláudia  
5. "The Strangers"  Genghis KhanLuísa  
6. "No Night So Long"  Dionne WarwickMarcela e Edgar  
7. "Modern Girl"  Sheena EastonVeroca  
8. "Sure Shot"  Crown Heights AffairBianca  
9. "Magia"  Pippo y MonicaRebeca e Gino  
10. "Goodnight My Love"  Mike PineraRenato e Amanda  
11. "Now's The Time"  Stephan SaidDorinha / Francis  
12. "Sun Of Jamaica"  Goombay Dance BandLocação: São Paulo  
13. "Special Lady"  Ray, Goodman and BrownAmanda  
14. "Do Right"  Paul DavisJorgito e Nadir  

Referências

  1. «Cassiano Gabus Mendes - Trabalhos na TV Globo». Memória Globo. Consultado em 21 de agosto de 2014 
  2. «Cassiano Gabus Mendes - Teledramaturgia». Teledramaturgia. Consultado em 21 de agosto de 2014 
  3. a b c d e f «Plumas e Paetês - Teledramaturgia». Teledramaturgia. Consultado em 21 de agosto de 2014 
  4. a b c d e f g h i j «Plumas e Paetês - Curiosidades». Memória Globo. Consultado em 21 de agosto de 2014 
  5. a b c d e f «"Plumas e Paetês" - Trilha Sonora». Memória Globo. Consultado em 22 de agosto de 2014 
  6. a b c d e f «Plumas e Paetês - Trilha Sonora (Teledramaturgia)». Teledramaturgia. Consultado em 21 de agosto de 2014 
  7. a b c d e f g h i j k «Plumas e Paetês - Bastidores». Teledramaturgia. Consultado em 21 de agosto de 2014 
  8. «Vale a Pena Ver de Novo - Teledramaturgia». Teledramaturgia. Consultado em 21 de agosto de 2014 
  9. a b «Plumas e Paetês - Trama Principal». Memória Globo. Consultado em 21 de agosto de 2014 
  10. a b c d «Plumas e Paetês - Galeria de Personagens». Memória Globo. Consultado em 21 de agosto de 2014 
  11. «Plumas e Paetês - Trama Paralela: As Modelos». Memória Globo. Consultado em 21 de agosto de 2014 
  12. «Plumas e Paetês - Trama Paralela: Rebeca». Memória Globo. Consultado em 21 de agosto de 2014 
  13. a b c d e f g h «Ficha Técnica». Memória Globo. Consultado em 21 de agosto de 2014 
  14. a b c d «Plumas e Paetês - Elenco». Teledramaturgia. Consultado em 21 de agosto de 2014 
  15. «Plumas e Paetês - Produção». Memória Globo. Consultado em 22 de agosto de 2014 
  16. «Caminho das Índias será reprise mais longa da história do Vale a Pena ver de Novo». Famosos na Web. Consultado em 15 de abril de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.