Karol Szymanowski: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
'''Karol Szymanowski''' ([[Tymoszówka]], [[6 de outubro]] de [[1882]] - [[Lausanne]] , [[24 de março]] de [[1937]]) foi um [[compositor]] [[Polônia|polônes]]. Estudou piano com [[Henrich Neuhaus]]. Em seguida, recebeu instrução de Zawirski e Noskowski, nas disciplinas de [[harmonia]], [[contraponto]] e composição. Suas composições foram apresentadas por grandes intérpretes, entre eles o violinista [[Pawel Kochanski]] e o pianista Artur Rubinstein. Sua ópera "Rei Roger" (1924) é um de seus maiores sucessos. Compôs dois Concertos para Violino e Orquestra, quatro sinfonias, música de câmara, canções e várias obras para piano. A sua Sonata nº2 para piano, Opus 21, é de 1911, e teve sua primeira execução pública realizada por Artur Rubinstein.
'''Karol Szymanowski''' ( [[Tymoszówka]] , [[6 de outubro]] de [[1882]] - [[Lausanne]] , [[24 de março]] de [[1937]] ) foi um compositor polônes. Estudou piano com [[Henrich Neuhaus]].Em seguida , recebeu instrução de Zawirski e Noskowski , nas disciplinas de [[harmonia]] , [[contraponto]] e composição.Suas composições foram apresentadas por grandes intérpretes , entre eles o violinista [[Pawel Kochanski]] e o pianista [[Artur Rubinstein]].Sua ópera "Rei Roger" (1924) é um de seus maiores sucessos.Compôs dois Concertos para Violino e Orquestra , quatro sinfonias , música de câmara , canções e várias obras para piano.
A sua Sonata nº2 para piano foi tocada por Artur Rubinstein.
Szymanowski é autor também de Metópes e Mirtis, peças para piano que revelam influência de [[Debussy]]. Suas vinte [[mazurkas]], Opus 50, são obras escritas numa linquagem moderna e em nada se assemelham ás de [[Chopin]]. Entre seus quatro Estudos para piano , Opus 4, o terceiro é provavelmente uma de suas mais belas criações.

[[Categoria:Compositores da Polónia]]

Revisão das 20h04min de 19 de fevereiro de 2007

Karol Szymanowski ( Tymoszówka , 6 de outubro de 1882 - Lausanne , 24 de março de 1937 ) foi um compositor polônes. Estudou piano com Henrich Neuhaus.Em seguida , recebeu instrução de Zawirski e Noskowski , nas disciplinas de harmonia , contraponto e composição.Suas composições foram apresentadas por grandes intérpretes , entre eles o violinista Pawel Kochanski e o pianista Artur Rubinstein.Sua ópera "Rei Roger" (1924) é um de seus maiores sucessos.Compôs dois Concertos para Violino e Orquestra , quatro sinfonias , música de câmara , canções e várias obras para piano. A sua Sonata nº2 para piano foi tocada por Artur Rubinstein.