Diferenças entre edições de "Um Dia de Cão"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
795 bytes removidos ,  23h34min de 23 de novembro de 2017
| cor-pb = cor
}}
'''''DogUm DayDia Afternoon''de Cão'''<ref>[http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1621/ AdoroCinema ([[Brasil|br)]] </ ref><ref>[[Portugal|pt]]http://cinecartaz.publico.pt/Filme/146997_um-dia-de-cao '''''UmCinecartaz Dia(Portugal)]</ref> de Cão'(''Dog Day Afternoon'') é um [[filme]] [[Estados Unidos|americano]] de [[1975 no cinema|1975]], um [[drama]] [[filme policial|policial]] dirigido por [[Sidney Lumet]], e estrelado por [[Al Pacino]], com [[roteiro]] baseado em fatos reais<ref>http://www.cineplayers.com/filme.php?id=841</ref>.
 
O roteiro foi inspirado em artigos dos jornalistas Thomas Moore e P. F. Kluge escritos no ''[[New York Daily News]]'' sobre episódio ocorrido no bairro do [[Brooklyn]], em [[Nova Iorque]], no dia [[22 de agosto]] de [[1972]].
'''[[Golden Globe Awards|Globo de Ouro]]''' 1976 (EUA)
* Indicado nas categorias de melhor diretor de cinema, melhor filme - drama, melhor ator novato em cinema - drama (Chris Sarandon), melhor roteiro de cinema, melhor ator coadjuvante (John Cazale e Charles Durning).
 
== Curiosidades ==
{{curiosidades}}
* A conversa que os personagens de Al Pacino (Sonny) e Chris Sarandon (Leon) têm ao telefone foi toda improvisada pelos atores.
* Esse filme marca a estréia do ator Chris Sarandon no cinema.
* Na hora em que uma das reféns oferece um cigarro a Sal (o parceiro de Sonny no assalto ao banco), ele recusa o cigarro e diz que não quer morrer de [[câncer]]. O ator John Cazale, intérprete de Sal, tragicamente morreu dessa mesma doença três anos depois do filme, em [[12 de março]] de [[1978]], devido a um câncer nos ossos.
* Em [[1975]] o próprio realizador original do assalto, [[John Wojtowicz]] (no filme, Sonny Wortzik) escreveu um artigo para o New York Times, onde apontava para os fatos verídicos e falsos do filme (um deles, bastante curioso, é que tanto ele quanto Sal já estavam imobilizados quando o agente do [[FBI]] decidiu atirar em Sal).
 
{{referências}}
 
{{DEFAULTSORT:Dia Cao}}
[[Categoria:Filmes dos Estados Unidos de 1975]]
[[Categoria:Filmes de 1975]]
[[Categoria:Filmes premiados com o Oscar de melhor roteiro original]]
[[Categoria:Filmes premiados com o BAFTA]]
666 603

edições

Menu de navegação