Riacho Grande: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Historia dos Italianos no Riacho Grande
Etiquetas: Expressão problemática Possível conteúdo ofensivo Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
m Desfeita(s) uma ou mais edições de 2804:431:b710:8244:c857:25ec:53d0:14a5 (sem fontes), com Reversão e avisos
Linha 10: Linha 10:
Criado oficialmente em [[1948]], o distrito do Riacho Grande abriga atualmente, além dos bairros Rio Grande (sede) e Finco, os dez bairros rurais de São Bernardo do Campo: Alto da Serra, Capivari, Curucutu, Imigrantes, Rio Pequeno, Santa Cruz, Tatetos, Taquacetuba, Varginha e Zanzalá.
Criado oficialmente em [[1948]], o distrito do Riacho Grande abriga atualmente, além dos bairros Rio Grande (sede) e Finco, os dez bairros rurais de São Bernardo do Campo: Alto da Serra, Capivari, Curucutu, Imigrantes, Rio Pequeno, Santa Cruz, Tatetos, Taquacetuba, Varginha e Zanzalá.


Na área do Riacho Grande, também é feita a captação e tratamento de água pela [[Sabesp]], a empresa de saneamento básico paulista, para posterior distribuição ao longo dos municípios do [[Grande ABC]].
Na área do Riacho Grande, também é feita a captação e tratamento de água pela [[Sabesp]], a empresa de saneamento básico paulista, para posterior distribuição ao longo dos municípios do [[Grande ABC]].

História dos Italianos no Riacho Grande

No final do século XIX o Riacho Grande possuía três grandes núcleos habitacionais: o Rio Grande, atual Riacho Grande, estendendo-se até o local hoje conhecido como bairro dos Fincos; o Curucutu (nome advindo do rio que passa no local), próximo ao atual Núcleo Santa Cruz, após a balsa João Basso; o Zanzala (se desconhece a origem do nome), situado na Estrada Velha do Mar (Caminho do Mar).

Naquela época vieram da região italiana do Veneto as famílias Bernardelli, Bisognini, Finco, Gianotto, Lentini, Lotto, Marion, Zaia e Zampieri; da Calábria a família Scarano; mais as famílias Caputo, Gaiarin, Gambarotta e Quaglia; que se estabeleceram nos núcleos, voltando suas atenções para a agricultura, cultivando batata, cebola, uva, milho e feijão.

Entre a primeira e segunda décadas do século XX, chegaram ao Rio Grande as famílias Becchelli (Marino e José), Pieroni (Américo) e Guazzelli, naturais de Chiozza; Rosa (Raphaelo) natural de Castiglione di Garfagnana; Cassettari (Silvério) e Morganti, naturais de San Pellegrino in Alpe; Becchelli (Berto), natural de Capraia; Lunardi; Martinelli; Lazzuri; Rossi (Felice e Martina); Rossi (Natale). Assim teve início a colonização pelas pessoas vindas da região da Toscana, que passaram a explorar a madeira e o carvão, bem como o seu transporte, atividades que antes exerciam na terra natal.

Junto com os toscanos, também chegaram as famílias venetas Zacarias e Marson, bem como os Grescini (Gustavo Grescini, ferreiro, que viveu no Riacho, aproximadamente entre 1920 e 1945), Linguanotto e Vicentin (Pedro).

Além da agricultura e as atividades envolvendo a lenha e madeira, algumas famílias montaram também armazéns de secos e molhados como os Gaiarin e Guazzelli (Sétimo) no local onde hoje é conhecido como Barragem; Pieroni (Américo) e Martinelli no Curucutu; Linguanotto (Dino), Lentini (Domingos) e Becchelli (Marino e José) no Rio Acima. Outras famílias abriram bares e restaurantes, como os Gambarotta e Quaglia (que também montou um hotel), no km 32 da Estrada Velha de Santos; Sexto Guazzelli e Olobarde abriram bares na rua Rio Acima.

Com madeira e carvão trabalharam as famílias Martinelli, Linguanotto, Cassettari, Lunardi, Becchelli, Rossi, Zacaria e Rosa, todos na região do Curucutu.

As famílias Becchelli (Berto), Rosa, Cassettari, Martinelli, Zacaria, juntamente com Marson e Lazzuri, também trabalharam no Zanzala, produzindo carvão que era embarcado em vagonetas que seguiam para o Rio Grande da Serra (na época conhecida como Estação), para servir de combustível para os trens.

A madeira, quando de boa qualidade, era enviada para a serraria dos Caputo, no centro do Rio Grande.

Para o transporte do carvão e da madeira eram utilizadas tropas de bois ou burros que pertenciam a Henrique Rosa, onde trabalhavam Ricieiri e Orlando Zacaria.

Com o enchimento da represa Billings, passou-se a utilizar lanchas e batelões para o transporte, trabalho executado por Henrique Rosa, Quirino Vicentin (Leli) e Felice Rossi. O carvão e a madeira eram levados da mata da região do Curucutu até o Riacho Grande, onde depois eram distribuídos a caminhões.


== Demografia ==
== Demografia ==

Revisão das 20h31min de 6 de dezembro de 2017

Riacho Grande é um distrito do município de São Bernardo do Campo em São Paulo.

A área ocupada atualmente pelo distrito foi, desde o século XVI, atravessada por caminhos que ligavam o planalto ao litoral paulista, sediando as pousadas e ranchos, hoje desaparecidos, que serviam aos viajantes. A antiga Vila do Riacho Grande, da qual se originou a sede do atual distrito, se formou nas proximidades da Estrada Velha de Santos a partir da linha colonial do Rio Grande, área que, assim como boa parte de todo o distrito, desde 1927, está parcialmente ocupada pelas águas da Represa Billings.

No fim do século XIX, além da linha do Rio Grande, o governo imperial talvez tenha instalado na região do atual distrito antigas linhas coloniais que mais tarde tornaram-se as Bernardino de Campos, Campos Sales, Rio Pequeno, Voluntários da Pátria, Capivari e Curucutu, sendo que as três últimas deram origem aos bairros de mesmo nome. Dessa maneira, os imigrantes europeus que se instalaram nestes núcleos deram início à efetiva ocupação da região, dedicando-se inicialmente à extração da madeira e à venda de carvão. Logo depois a região se transformaria no berço da indústria moveleira são-bernardense, sediando as primeiras fábricas de móveis e serrarias.

Localiza-se também na região o Bairro dos Finco, estabelecido a partir do local onde se instalou, em 1889, a família do italiano Fortunato Finco. Ali, construiria uma serraria, posteriormente transformada em fábrica de cadeiras.

Criado oficialmente em 1948, o distrito do Riacho Grande abriga atualmente, além dos bairros Rio Grande (sede) e Finco, os dez bairros rurais de São Bernardo do Campo: Alto da Serra, Capivari, Curucutu, Imigrantes, Rio Pequeno, Santa Cruz, Tatetos, Taquacetuba, Varginha e Zanzalá.

Na área do Riacho Grande, também é feita a captação e tratamento de água pela Sabesp, a empresa de saneamento básico paulista, para posterior distribuição ao longo dos municípios do Grande ABC.

Demografia

  • Residentes (2008) - Amostra com 980.156 habitantes
Por sexo (10 anos ou mais de idade)
Sexo Quantidade
Total 884.609
Mulheres 402.460
Homens 3

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.