Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Dinastia Wettin"

1 byte removido ,  00h13min de 18 de dezembro de 2017
m
clean up, replaced: {{Sem-fontes → {{mais-notas utilizando AWB
m
m (clean up, replaced: {{Sem-fontes → {{mais-notas utilizando AWB)
{{Semmais-fontesnotas|data=setembro de 2011}}
{{Info/Casa real
| nome = Dinastia Wettin
O membro mais antigo conhecido da casa de wettin foi [[Teodorico I de Wettin]] também ''Thiedericus'', ou como Thierry I de Liesgau (morto c. 982). Seu território provavelmente se estendia em [[Liesgau]] (localizado na borda ocidental do [[Harz]]). Por volta do ano 1000, a família adquiriu o [[Castelo de Wettin]], do qual retiraram o sobrenome. O castelo de Wettin está localizado em [[Saxônia-Anhalt|Wettin]] na região chamada [[Hassegau]] no [[rio Saale]]. Por volta de 1030, a família Wettin recebeu a [[Marca Oriental Saxã|Saxônia Oriental]] como [[feudo]].
 
A família Wettin começam a se destacar quando são elevados a marqueses de [[Meissen]] ou Mísnia em [[1089]].<ref> Lexikon des Mittelalters, vol. IX, col. 50, Munich 1969–1999</ref> A família progrediu e se tornou cada vez mais importante na [[Idade Média]], feitos condes da [[Turíngia]] em [[1263]], e duques da [[História da Saxônia|Saxônia]] em [[1423]] com a dignidade de [[Príncipe-eleitor|eleitores]] do [[Sacro Império Romano-Germânico]].
 
A família se dividiu em dois ramos governantes em [[1485]] quando os filhos de [[Frederico II, Eleitor da Saxônia]] concluíram que os 20 anos de reinado conjunto não tinham dado certo. O filho mais velho [[Ernesto, Eleitor da Saxônia]] recebeu o título e os poderes de [[Príncipe-eleitor]] e estabeleceu sua sede de governo em [[Wittenberg]], e seu irmão caçula [[Alberto III|Alberto de Saxe]], Duque de Saxe governou suas terras tendo como sede [[Dresden]]. A Saxônia se dividiu assim em Saxe Eleitoral (sobretudo coextensiva com a Turíngia, governada pelos Wettin "ernestinos", e Saxe Ducal, principalmente no território da moderna [[Saxônia]], governada pelos Wettins "albertinos".