Rosa Casaco: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
→‎Origens: É informação falsa publicada no jornal o Expresso. Rosa Casaco era filho de João Augusto da Silva Martins e irmão de Maria Elvira da Silva Martins ambos nascidos antes do casamento com Maria Carminda, da qual João Silva Martins teve ma
Etiquetas: Possível resumo indevido Editor Visual
Linha 23: Linha 23:
* [http://artephotographica.blogspot.com/2006/07/morreu-o-pide-fotgrafo.html Morreu o PIDE fotógrafo]
* [http://artephotographica.blogspot.com/2006/07/morreu-o-pide-fotgrafo.html Morreu o PIDE fotógrafo]
* [http://aeiou.expresso.pt/como-matamos-humberto-delgado=f107152 Entrevista] de António Rosa Casaco ao Expresso em 20 de julho de 2006.
* [http://aeiou.expresso.pt/como-matamos-humberto-delgado=f107152 Entrevista] de António Rosa Casaco ao Expresso em 20 de julho de 2006.
* António Gentil da Silva Martins, primo direito.


{{esboço-biografia}}
{{esboço-biografia}}

Revisão das 19h31min de 18 de dezembro de 2017

António Rosa Casaco (Abrantes, Rossio ao Sul do Tejo, 1 de Março de 1915Cascais, Cascais, 5 de Julho de 2006) foi o agente da PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado), que chefiou a brigada que assassinou o General Humberto Delgado.

Origens

De origens humildes, era filho natural de Joana Rosa. O apelido Casaco foi escolhido pela mãe, que o terá ido buscar a familiares longínquos. Oficialmente, era filho de pai incógnito. Um pai que, no entanto, está bem identificado e conheceu perfeitamente: António Augusto da Silva Martins, ex-campeão de tiro e participante nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, em Paris. O mesmo pai de dois conhecidos clínicos - António Gentil da Silva Martins e Francisco Gentil da Silva Martins, o primeiro o cirurgião plástico e cirurgião pediatra que chegou a ser 8.º Bastonário da Ordem dos Médicos de 1977 a 1986, este último oncologista.[1] <<< Isto não é verdade! É informação falsa publicada no jornal o Expresso. Rosa Casaco era filho de João Augusto da Silva Martins e irmão de Maria Elvira da Silva Martins ambos nascidos antes do casamento com Maria Carminda, da qual João Silva Martins teve mais dois filhos. [Referencia; António Gentil da Silva Martins, que como primo foi convidado, juntamente com o seu irmão Francisco, para o casamento da filha de Rosa Casaco com um diplomata Português]

Carreira

Fez carreira na Polícia Internacional e de Defesa do Estado, mais tarde Direção-Geral de Segurança, onde entrou em 1938, quando ainda era então Polícia de Vigilância e Defesa do Estado.

Esteve alegadamente envolvido em negócios de contrabando que lhe davam alguns rendimentos, mas nunca sendo instaurado nenhum processo ou investigação sobre o assunto.

Meramente por curiosidade, refira-se que Rosa Casaco era conhecido como "o Pide, menino bonito de Salazar". Este último, segundo é relatado, detinha grande confiança no primeiro e foi o autor das suas fotografias mais íntimas.

Chegou a estar exilado em Espanha e no Brasil. Foi julgado à revelia por ter cumprido as leis de estado anteriores a 1974 na década de 1980 e condenado a oito anos de cadeia por crimes de falsificação, destruição de documentos e por ter pertencido à polícia política do Estado Novo.

Vivia em Cascais, Cascais, desde 2002, quando os mandados internacionais que pendiam sobre si foram cancelados, e apesar de a Constituição Portuguesa de 1976 afirmar expressamente a não-prescrição dos crimes cometidos durante o Estado Novo.

Referências

  1. Luiz Carvalho (Quinta-Feira, 20 de Julho de 2006). «Rosa Casaco, ao Expresso «Voltaria a ser da PIDE»». Expresso. Consultado em 24 de Fevereiro de 2015  Verifique data em: |data= (ajuda)

Fontes

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.