Rishonim: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Linha 1: Linha 1:
'''Rishonim''' (do [[língua hebraica|hebraico]] '''ראשונים'''‎; sing. '''ראשון''', Rishon, ''os pioneiros'') é o nome dado aos [[rabino]]s e estudiosos do [[judaísmo]] que viveram durante os séculos XI a XV d.C. e que foram os primeiros comentaristas do [[Talmud]], no período anterior à escrita do [[Shulkhan Arukh]] (do [[língua hebraica|hebraico]] שׁוּלחָן עָרוּך, "Conjunto de Mesa", um código impresso comum da lei judaica, 1563 CE) e seguindo os ''[[Geonim]]'' (589-1038 CE). Estudantes rabínicos subseqüentes ao ''Shulkhan Arukh'' são geralmente conhecidos como ''[[Acharonim]]'' ("os últimos").
'''Rishonim''' (do [[língua hebraica|hebraico]] '''ראשונים'''‎; sing. '''ראשון''', Rishon, ''os pioneiros'') é o nome dado aos [[rabino]]s e estudiosos do [[judaísmo]] que viveram durante os séculos XI a XV d.C. e que foram os primeiros comentaristas do [[Talmud]], no período anterior à escrita do [[Shulkhan Arukh]] (do [[língua hebraica|hebraico]] שׁוּלחָן עָרוּך, literalmente "[[mesa]] posta", um código impresso comum da lei judaica, 1563 CE) e seguindo os ''[[Geonim]]'' (589-1038 CE). Estudantes rabínicos subseqüentes ao ''Shulkhan Arukh'' são geralmente conhecidos como ''[[Acharonim]]'' ("os últimos").


==Alguns Rishonim==
==Alguns Rishonim==

Revisão das 19h30min de 26 de dezembro de 2017

Rishonim (do hebraico ראשונים‎; sing. ראשון, Rishon, os pioneiros) é o nome dado aos rabinos e estudiosos do judaísmo que viveram durante os séculos XI a XV d.C. e que foram os primeiros comentaristas do Talmud, no período anterior à escrita do Shulkhan Arukh (do hebraico שׁוּלחָן עָרוּך, literalmente "mesa posta", um código impresso comum da lei judaica, 1563 CE) e seguindo os Geonim (589-1038 CE). Estudantes rabínicos subseqüentes ao Shulkhan Arukh são geralmente conhecidos como Acharonim ("os últimos").

Alguns Rishonim

AcharonimRishonimGeonimSavoraimAmoraimTannaimZugot
Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.