Copa da Liga Alemã: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
A '''Premiere Ligapokal''' (em [[língua alemã|alemão]], '''Deutscher Fußball-Bund-Ligapokal''' ou '''DFB-Ligapokal'''), ou '''Copa da Liga Alemã''', é uma competição alemã de [[futebol]] que acontece antes do começo da temporada da [[Campeonato Alemão de Futebol|Bundesliga]]. Em [[2005]], a Copa passou a incluir o ''Premiere'' em seu nome por causa do novo patrocinador, uma rede de televisão de canal a cabo da [[Alemanha]].
A '''Premiere Ligapokal''' (em [[língua alemã|alemão]], '''Deutscher Fußball-Bund-Ligapokal''' ou '''DFB-Ligapokal'''), ou '''Copa da Liga Alemã''', foi uma competição alemã de [[futebol]] que acontecia antes do começo da temporada da [[Campeonato Alemão de Futebol|Bundesliga]]. Em [[2005]], a Copa passou a incluir o ''Premiere'' em seu nome por causa do novo patrocinador, uma rede de televisão de canal a cabo da [[Alemanha]].


== Formato ==
== Formato ==
A Ligapokal é jogada entre seis equipes: os quatro primeiros da [[Campeonato Alemão de Futebol|Bundesliga]], o campeão da [[Copa da Alemanha|DFB-Pokal]] e o campeão da [[2. Bundesliga|segunda divisão alemã]]. Se um time está duplamente classificado ganhando a Copa Alemã, o quinto colocado da Bundesliga participará.
A Ligapokal era jogada entre seis equipes: os quatro primeiros da [[Campeonato Alemão de Futebol|Bundesliga]], o campeão da [[Copa da Alemanha|DFB-Pokal]] e o campeão da [[2. Bundesliga|segunda divisão alemã]]. Se um time está duplamente classificado ganhando a Copa Alemã, o quinto colocado da Bundesliga participará.


O torneio é disputado no sistema mata-mata com 3 fases com dois jogos na 1ª e 2ª fase, e a final em apenas um jogo. Atualmente o campeão da Bundesliga e o campeão da Copa da Alemanha entram direto na segunda fase da competição. Se o campeão de Bundesliga também for o vencedor de copa, o vice-campeão da Bundesliga jogará a primeira fase. Os quatro times restantes disputam uma partida para decidir quem se classifica para a próxima fase. Todas as partidas acontecem em campos neutros (não tem casa e fora) com [[Pênalti|penalidades]] seguindo imediatamente se a partida está empatada.
O torneio é disputado no sistema mata-mata com 3 fases com dois jogos na 1ª e 2ª fase, e a final em apenas um jogo. Atualmente o campeão da Bundesliga e o campeão da Copa da Alemanha entram direto na segunda fase da competição. Se o campeão de Bundesliga também for o vencedor de copa, o vice-campeão da Bundesliga jogará a primeira fase. Os quatro times restantes disputam uma partida para decidir quem se classifica para a próxima fase. Todas as partidas acontecem em campos neutros (não tem casa e fora) com [[Pênalti|penalidades]] seguindo imediatamente se a partida está empatada.


== História ==
== História ==
O Ligapokal foi jogado como um evento sem igual em [[1972]] porque as Olimpíadas em Munique tinham causado um adiamento da temporada regular. Até [[1996]] havia uma única partida entre os campeões alemães (Deutscher Meister) e vencedores das copas alemãs que foi chamado de [[Supercopa alemã]] e segue o molde da competição inglesa [[FA Community Shield]]. Em [[1997]] isto foi estendido a uma competição de copa que consiste em seis times, o cinco melhores times da Bundesliga mais os vencedores da copa alemã, com os dessa copa e eles já entravam nas semifinais. Se o vencedor da copa estivesse entre os cinco primeiros da liga, o 6º colocado foi escolhido para participar e o formato foi ajustado adequadamente. Iniciando a copa de [[2007]], os times participantes serão os quatro primeiros times da Bundesliga, o vencedor da Copa da Alemanha, como também o vencedor da 2ª divisão (2.Bundesliga).
O Ligapokal foi jogado como um evento sem igual em [[1972]] porque as Olimpíadas em Munique tinham causado um adiamento da temporada regular. Até [[1996]] havia uma única partida entre os campeões alemães (Deutscher Meister) e vencedores das copas alemãs que foi chamado de [[Supercopa alemã]] e segue o molde da competição inglesa [[FA Community Shield]]. Em [[1997]] isto foi estendido a uma competição de copa que consiste em seis times, o cinco melhores times da Bundesliga mais os vencedores da copa alemã, com os dessa copa e eles já entravam nas semifinais. Se o vencedor da copa estivesse entre os cinco primeiros da liga, o 6º colocado foi escolhido para participar e o formato foi ajustado adequadamente. A última edição aconteceu em [[2007]].


== Últimos Campeões ==
== Últimos Campeões ==

Revisão das 02h20min de 27 de dezembro de 2017

A Premiere Ligapokal (em alemão, Deutscher Fußball-Bund-Ligapokal ou DFB-Ligapokal), ou Copa da Liga Alemã, foi uma competição alemã de futebol que acontecia antes do começo da temporada da Bundesliga. Em 2005, a Copa passou a incluir o Premiere em seu nome por causa do novo patrocinador, uma rede de televisão de canal a cabo da Alemanha.

Formato

A Ligapokal era jogada entre seis equipes: os quatro primeiros da Bundesliga, o campeão da DFB-Pokal e o campeão da segunda divisão alemã. Se um time está duplamente classificado ganhando a Copa Alemã, o quinto colocado da Bundesliga participará.

O torneio é disputado no sistema mata-mata com 3 fases com dois jogos na 1ª e 2ª fase, e a final em apenas um jogo. Atualmente o campeão da Bundesliga e o campeão da Copa da Alemanha entram direto na segunda fase da competição. Se o campeão de Bundesliga também for o vencedor de copa, o vice-campeão da Bundesliga jogará a primeira fase. Os quatro times restantes disputam uma partida para decidir quem se classifica para a próxima fase. Todas as partidas acontecem em campos neutros (não tem casa e fora) com penalidades seguindo imediatamente se a partida está empatada.

História

O Ligapokal foi jogado como um evento sem igual em 1972 porque as Olimpíadas em Munique tinham causado um adiamento da temporada regular. Até 1996 havia uma única partida entre os campeões alemães (Deutscher Meister) e vencedores das copas alemãs que foi chamado de Supercopa alemã e segue o molde da competição inglesa FA Community Shield. Em 1997 isto foi estendido a uma competição de copa que consiste em seis times, o cinco melhores times da Bundesliga mais os vencedores da copa alemã, com os dessa copa e eles já entravam nas semifinais. Se o vencedor da copa estivesse entre os cinco primeiros da liga, o 6º colocado foi escolhido para participar e o formato foi ajustado adequadamente. A última edição aconteceu em 2007.

Últimos Campeões

Temporada Campeões Placar Vice-campeões Estádio
1972 Hamburgo SV 4 - 0 Borussia Mönchengladbach Volksparkstadion, Hamburgo
1997 Bayern Munique 2 - 0 VfB Stuttgart BayArena, Leverkusen
1998 Bayern Munique 4 - 0 VfB Stuttgart BayArena, Leverkusen
1999 Bayern Munique 2 - 1 Werder Bremen BayArena, Leverkusen
2000 Bayern Munique 5 - 1 Hertha BSC Berlin BayArena, Leverkusen
2001 Hertha BSC Berlin 4 - 1 FC Schalke 04 Carl-Benz-Stadion, Mannheim
2002 Hertha BSC Berlin 4 - 1 FC Schalke 04 Ruhrstadion, Bochum
2003 Hamburgo SV 4 - 2 Borussia Dortmund Stadion am Bruchweg, Mogúncia
2004 Bayern Munique 3 - 2 Werder Bremen Stadion am Bruchweg, Mogúncia
2005 FC Schalke 04 1 - 0 VfB Stuttgart Zentralstadion, Leipzig
2006 Werder Bremen 2 - 0 Bayern Munique Zentralstadion, Leipzig
2007 Bayern Munique 1 - 0 FC Schalke 04 Zentralstadion, Leipzig

Títulos por clube

Pos Time Títulos Último título Vice-campeões Último vice-campeonato
1 Bayern Munique 6 2007 1 2006
2 Hertha BSC Berlin 2 2002 1 2000
3 Hamburgo SV 2 2003 0 N/A
4 FC Schalke 04 1 2005 3 2007
5 Werder Bremen 1 2006 2 2004
6 VfB Stuttgart 0 N/A 3 2005

Últimos resultados

Atualmente o campeão da Copa da Liga Alemã é o Bayern Munique.

Premiere Ligapokal 2007
Time 1 Placar Time 2 Estádio
Round 1 FC Schalke 04 1 - 0 Karlsruher SC LTU Arena, Düsseldorf
Werder Bremen 1 - 4 Bayern Munique LTU Arena, Düsseldorf
Semifinals 1. FC Nürnberg 2 - 4 FC Schalke 04 Frankenstadion, Nuremberg
VfB Stuttgart 0 - 2 Bayern Munique Gottlieb-Daimler-Stadion, Stuttgart
Final FC Schalke 04 0 - 1 Bayern Munique Zentralstadion, Leipzig
Campeão da Copa da liga Alemã 2007: Bayern Munique

Ver também