John Agar: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
americano
Etiquetas: Possível mudança indevida de nacionalidade Editor Visual
Linha 14: Linha 14:
}}
}}


'''John George Agar''' ([[Chicago]], [[31 de Janeiro]] de [[1921]] – [[Burbank]], [[7 de abril]] de [[2002]]) foi um ator estadunidense nascido em [[Chicago]], [[Illinois]]. Ele ficou famoso por ter se casado com a ex-atriz infantil [[Shirley Temple]] e se tornou ator até que o alcoolismo arruinou seu casamento e sua carreira.
'''John George Agar''' ([[Chicago]], [[31 de Janeiro]] de [[1921]] – [[Burbank]], [[7 de abril]] de [[2002]]) foi um ator americano nascido em [[Chicago]], [[Illinois]]. Ele ficou famoso por ter se casado com a ex-atriz infantil [[Shirley Temple]] e se tornou ator até que o alcoolismo arruinou seu casamento e sua carreira.


Era o mais velho de quatro filhos de um açougueiro local. Trabalhou junto a [[John Wayne]] nos filmes [[Sands of Iwo Jima]] (Areias Sangrentas) e [[She Wore a Yellow Ribbon]] (A Legião invencível).
Era o mais velho de quatro filhos de um açougueiro local. Trabalhou junto a [[John Wayne]] nos filmes [[Sands of Iwo Jima]] (Areias Sangrentas) e [[She Wore a Yellow Ribbon]] (A Legião invencível).

Revisão das 17h41min de 18 de janeiro de 2018

John Agar
John Agar
John Agar na década de 1960.
Nome completo John George Agar
Nascimento 31 de janeiro de 1921
Chicago, Illinois  Estados Unidos
Nacionalidade estadunidense
Morte 7 de abril de 2002
Burbank, Califórnia  Estados Unidos (81 anos)
Ocupação Ator
Atividade 1948-2001
Cônjuge Shirley Temple (1945-1950)

Loretta Combs (1951-2000)

John George Agar (Chicago, 31 de Janeiro de 1921Burbank, 7 de abril de 2002) foi um ator americano nascido em Chicago, Illinois. Ele ficou famoso por ter se casado com a ex-atriz infantil Shirley Temple e se tornou ator até que o alcoolismo arruinou seu casamento e sua carreira.

Era o mais velho de quatro filhos de um açougueiro local. Trabalhou junto a John Wayne nos filmes Sands of Iwo Jima (Areias Sangrentas) e She Wore a Yellow Ribbon (A Legião invencível).

Agar se educou na Harvard School for Boys e na Academia Lake Forest, en Chicago, e se graduou na Pawling Preparatory School de Pawling, Nova York. Com sua família se mudou para Los Angeles em 1942, depois da morte de seu pai. Durante a Segunda Guerra Mundial serviu com as forças aéreas, e deixou as forças armadas em 1946 com o grado de sargento.

Em 1943, Agar e Temple se conheceram quando ele trabalhava como professor de educação física e em 1945 se casaram numa cerimônia lotada de celebridades, custeada pelo produtor de cinema David O. Selznick. Graças a sua boa aparência, e quase contra sua vontade, Agar se tornou ator pelas mãos do produtor. Ele atuou ao lado de Temple em dois filmes, Sangue de Heróis (Fort Apache) (1948) e Uma Aventura em Baltimore (1949). Tiveram uma filha em 1948 chamada Linda Susan Agar, (conhecida mais tarde como Susan Black, por usar o sobrenome de seu padrastro, Charles Alden Black). Mas desperdiçou esta oportunidade ao começar a frequentar centros noturnos e ser preso várias vezes por dirigir bêbado. Por causa do alcoolismo e da infidelidade do marido, a atriz pediu o divórcio em 1949. A carreira de Agar declinou para os filmes B, como Tarântula e A Vingança do Monstro. Seu último filme relativamente importante foi a versão de King Kong rodada em 1976. Em seguida, Agar passou a vender apólices de seguros.

Depois de seu divórcio de Temple, Agar casou-se com a modelo Loretta Combs e passou a freqüentar os Alcoólicos, continuando até o fim da vida. Permaneceram juntos até a morte da esposa em 2000. Tiveram dois filhos: Martin Agar e John G. Agar III.

Agar faleceu em 7 de abril de 2002 em Burbank, California, por complicações derivadas de um enfisema. Foi enterrado junto a sua mulher no cemitério Riverside Nacional, em Riverside (California).

Ligações externas