Campeonato Paraense de Futebol: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 14: Linha 14:
|total_golos =
|total_golos =
|outros_nomes =
|outros_nomes =
|extra = <center>'''Transmissões:'''<br/> [[Rede Cultura do Pará]] <br/>[[Esporte Interativo Maxx]]
|extra = <center>'''Transmissões:'''<br/> [[Rede Cultura do Pará]] <br/>
|divisões = '''Primeira Divisão''' • [[Campeonato Paraense de Futebol - Segunda Divisão|Divisão de Acesso]]
|divisões = '''Primeira Divisão''' • [[Campeonato Paraense de Futebol - Segunda Divisão|Divisão de Acesso]]
|current = Campeonato Paraense de Futebol de 2018
|current = Campeonato Paraense de Futebol de 2018

Revisão das 04h55min de 21 de janeiro de 2018

Campeonato Paraense de Futebol
Parazão
Bandeira do Pará
Dados gerais
Organização FPF
Edições 105 desde 1908 (116 anos)
Local de disputa Pará Pará,  Brasil
Número de equipes 10
Sistema Temporada (turno classificatório)
Divisões
Primeira DivisãoDivisão de Acesso
Edição atual
editar

O Campeonato Paraense (também chamado de "Parazão") é a principal competição de futebol disputada no Estado do Pará, norte do Brasil.

É dominado pela dupla Paysandu e Remo, que estão entre os cinco maiores campeões estaduais de futebol do Brasil.[1] Os doze títulos, todos pelo Paysandu, do ex-jogador Quarentinha fazem dele não só o maior vencedor do campeonato, como também o jogador que mais vezes foi campeão estadual no país.[2][3][4]

História

O Pará foi o quarto estado do Brasil a organizar um campeonato de futebol, atrás somente de São Paulo (1902), Bahia (1905) e Rio de Janeiro (1906). A primeira edição do Campeonato Paraense aconteceu em 1908 e foi vencida pelo União Sportiva que ficou com a posse da Taça Pará. A competição contou com as participações de quatro agremiações: Sociedade Athlética União Sportiva, Belém Foot-Ball Club, Sport Club do Pará e Sporting Foot-Ball Club. A fórmula de disputa era em turno único com início no dia 7 de setembro de 1908, União Sportiva 3 x 1 Belém em partida disputada no campo da Praça Floriano Peixoto (primeiro local para jogos), no Largo de São Braz e encerrado em 21 de março de 1909.

Após esse primeiro campeonato, as equipes, com excecão do União Sportiva, desapareceram o que impediu a realização do certame em 1909. O campeonato voltou a ser disputado no ano seguinte e o União repetiu o feito, sagrando-se bicampeão. Entretanto, a competição não foi realizada em 1911 e 1912.

A partir de 1913 é que o Campeonato Paraense passa a ser disputado continuamente graças ao surgimento da Liga Paraense de Foot-Ball, fundada em 25 de maio daquele ano com o objetivo de reorganizar o futebol no estado. A entidade contou com o apoio do intendente de Belém, Dionysio Bentes, que cedeu a área de São Braz para os embates. A primeira partida terminou empatada em 2 a 2 entre os times do Internacional e União Sportiva em 29 de junho. O título ficou com o Grupo do Remo, fundado em 1905 para a prática das regatas, que o conquistou de forma invicta logo em sua estreia na história do Parazão.

Em 1914 surge o Paysandu Sport Club e sua primeira partida foi justamente contra o Grupo do Remo em 14 de junho desse ano. Atualmente, os dois clubes são protagonistas do maior clássico de futebol da região Norte do Brasil, o Clássico Rei da Amazônia ou Re-Pa. O primeiro confronto terminou com vitória dos azulinos por 2 a 1 que, posteriormente, conquistaria o bicampeonato estadual. Na ocasião, foi inaugurado o campo da firma Ferreira & Comandita (hoje Estádio Leônidas Sodré de Castro, a popular Curuzu, do Paysandu) com capacidade para duas mil pessoas, passando a ser o palco principal para a realização das partidas.

Na temporada de 1917, a Liga Paraense de Foot-Ball é substituída pela Liga Paraense de Esportes Terrestres, fundada em 2 de maio. Nesse ano foi realizado o primeiro Torneio Início e o Paysandu sagrou-se vencedor. No dia 15 de agosto, o Clube do Remo inaugurou o seu campo de esportes, atual estádio Evandro Almeida, mais conhecido como Baenão. Em julho de 1918, o Paysandu adquiriu o campo da firma Ferreira & Comandita através de um lance de 12 contos de réis.

Em 1919, o Remo sagrou-se heptacampeão paraense, feito até hoje inigualável na história do futebol paraense. No ano seguinte, o Paysandu obteve o seu primeiro título estadual e continuou vitorioso até 1923 quando arrebatou o tetracampeonato, dando uma nova dinâmica ao certame. A partir de então, os rivais passariam a revezar as conquistas.

No ano de 1932 o futebol paraense passou pela maior crise de sua história. Após o término do Campeonato Paraense de 1931, foi eleita a nova diretoria da Federação Paraense de Desportos (entidade surgida em 21 de junho de 1928) e o bicolor Ophir de Loyola ficou com o cargo de presidente. A decisão não agradou o Clube do Remo que resolveu se desfiliar da Federação, recebendo o apoio de outros clubes que juntos fundaram a Liga Atlética Paraense, mais tarde Liga Esportiva Paraense. Dessa forma, foram organizadas duas competições em 1932: a oficial da Federação, vencida pelo Paysandu com apenas dois jogos e a "pirata" da Liga, ganha pelo Remo. O impasse só foi resolvido quando Remo, Paysandu e Tuna se uniram e criaram a Liga Atlética Paraense que passou a reger o futebol no estado, substituindo a FPD.

Na década de 1930 entra em cena a Tuna Luso Comercial. Fundada em 1903, a Tuna se dedicou prioritariamente às regatas até 1915 quando criou o seu departamento de futebol, ainda que de forma amadora. O clube só disputou o seu primeiro Campeonato Paraense em 1933. No ano de 1935, inaugurou o seu campo, mais tarde batizado de estádio Francisco Vasques, o famoso Souza ou Chico Vasques. Seu primeiro título estadual foi o Campeonato Paraense de 1937, conquistado sem nenhuma derrota (invicto), obtendo o bicampeonato em 1938. Nesse ano a competição foi organizada pela Associação Paraense de Futebol (AFP), de 9 de fevereiro de 1938. A AFP foi substituída em 1941 pela Federação Paraense de Desportos (FPD), surgida em 9 de maio desse ano.

O ano de 1945 é um marco na história do futebol paraense. Representa a transição do ciclo amadorista para o profissionalismo, quando foram criados os primeiros contratos entre os clubes e seus jogadores, passando a ter vínculo empregatício. Até então, Remo e Paysandu haviam conquistado 14 títulos estaduais cada um, a Tuna, 3 e o União Sportiva, 2.

Em 1960, pela primeira vez na história um time do interior disputa o Campeonato Paraense, o Avante do município de Soure. O estreante não fez feio e chegou ao vice-campeonato, perdendo o título para o Clube do Remo. Entretanto, uma decisão judicial fez com que a final fosse reeditada mas dessa vez com o ingresso do Paysandu, que eliminou o Avante, porém perdeu o título para o Remo, conhecido na época como o "Duplo Campeão".

Na data de 1º de julho de 1970 foi instalada a Federação Paraense de Futebol que permanece até hoje como a gestora do futebol no estado do Pará. Em 1976, finalmente o campeonato ganha status de estadual com a participação de mais dois clubes interioranos: o Clube Atlético Marabá e o Esporte Clube Santarém. No ano de 1978 é inaugurado o Mangueirão, o maior estádio do Norte do Brasil que passou a ser o principal palco para grandes jogos e decisões.

A partir dos anos 2000, notou-se uma crescente força dos times do interior como o Castanhal Esporte Clube e o Clube Municipal Ananindeua, vice-campeões dos certames de 2000 e 2006, respectivamente, ambos vencidos pelo Paysandu na final. Em 2008, foi comemorado o centenário do Campeonato Paraense e o Clube do Remo sagrou-se campeão sobre o Águia de Marabá Futebol Clube. No campeonato de 2009, novamente o interior bateu na trave com o vice-campeonato do São Raimundo Esporte Clube, de Santarém. A hegemonia da capital só foi quebrada em 2011, quando o Independente Atlético Clube, de Tucuruí, tornou-se o primeiro interiorano da história a conquistar o título estadual, vencendo a final nos pênaltis sobre o Paysandu. No seguinte, na 100ª edição do Campeonato Paraense, foi a vez do Cametá Sport Club superar o Remo decisão.

Promoções

Campeão = Copa Verde, Copa do Brasil e Brasileirão Série D (do próximo ano!)
Vice-Campeão = Copa do Brasil e Brasileirão Série D (do próximo ano!)
3° Lugar Geral = Copa do Brasil (do próximo ano)
9° e 10° Lugar Geral = Rebaixamento

... Se o time já estiver qualificado para alguma divisão do Campeonato Brasileiro ou para a Copa do Brasil, a vaga no(s) respectivo(s) campeonato(s) será repassada ao time que vier mais próximo abaixo na tabela geral!
No caso de 2017, as vagas para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2018 Será para os 2 melhores times fora Paysandu e Remo! Além de fora São Francisco e São Raimundo caso os dois/algum consiga acesso para o Campeonato Brasileiro da Série C de 2018.

Participantes

Participantes em 2018

Campeões

Ano Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice
1906
Detalhes
não concluído [nota 1]
1907 não disputado
1908
Detalhes

União Sportiva
?
Sport Pará
1909 Não disputado
1910
Detalhes

União Sportiva
?
Guarany
1911-1912 Não disputado
1913
Detalhes

Grupo do Remo
?
Norte Club
1914
Detalhes

Grupo do Remo
?
Paysandu
1915
Detalhes

Remo
?
Paysandu
1916
Detalhes

Remo
?
Paysandu
1917
Detalhes

Remo
3 – 1
Paysandu
1918
Detalhes

Remo
?
Paysandu
1919
Detalhes

Remo
?
Paysandu
1920
Detalhes

Paysandu
?
Remo
1921
Detalhes

Paysandu
?
Remo
1922
Detalhes

Paysandu
?
Remo
1923
Detalhes

Paysandu
2 – 1
União Sportiva
1924
Detalhes

Remo
?
Paysandu
1925
Detalhes

Remo
?
Paysandu
1926
Detalhes

Remo
?
Paysandu
1927
Detalhes

Paysandu
?
Remo
1928
Detalhes

Paysandu
Triangular Final
União Sportiva

Remo

Brazil Sport
1929
Detalhes

Paysandu
?
União Sportiva
1930
Detalhes

Remo
?
Paysandu
1931
Detalhes

Paysandu
?
Luso Brasileiro
1932
Detalhes

Paysandu

Guarany
1933
Detalhes

Remo

Paysandu
1934
Detalhes

Paysandu

Tuna Luso
1935 Não houve campeonato
1936
Detalhes

Remo

Paysandu
1937
Detalhes

Tuna Luso

Paysandu
1938
Detalhes

Tuna Luso

Nacional

Paysandu
1939
Detalhes

Paysandu

Remo
1940
Detalhes

Remo

Tuna Luso
1941
Detalhes

Tuna Luso

Paysandu
1942
Detalhes

Paysandu
Pontos
Tuna Luso

Transviário

Remo
1943
Detalhes

Paysandu

Tuna Luso
1944
Detalhes

Paysandu

Remo
1945
Detalhes

Paysandu

Tuna Luso
1946 Não houve campeonato
1947
Detalhes

Paysandu

Remo
1948
Detalhes

Tuna Luso

Paysandu
1949
Detalhes

Remo

Paysandu
1950
Detalhes

Remo

Tuna Luso
1951
Detalhes

Tuna Luso

Remo
1952
Detalhes

Remo

Paysandu
1953
Detalhes

Remo

Tuna Luso
1954
Detalhes

Remo

Paysandu
1955
Detalhes

Tuna Luso

Paysandu
1956
Detalhes

Paysandu

Remo
1957
Detalhes

Paysandu

Remo
1958
Detalhes

Tuna Luso

Remo
1959
Detalhes

Paysandu

Remo
1960
Detalhes

Remo

Paysandu
1961
Detalhes

Paysandu

Remo
1962
Detalhes

Paysandu

Tuna Luso
1963
Detalhes

Paysandu

Tuna Luso
1964
Detalhes

Remo

Tuna Luso
1965
Detalhes

Paysandu

Remo
1966
Detalhes

Paysandu

Remo
1967
Detahes

Paysandu

Remo
1968
Detalhes

Remo

Paysandu

Combatentes

Tuna Luso
1969
Detalhes

Paysandu
2 - 2
2 - 0

Remo

Tuna Luso

Sport Belém
1970
Detalhes

Tuna Luso

Paysandu

Remo

Sport Belém
1971
Detalhes

Paysandu

Remo
1972
Detalhes

Paysandu

Tuna Luso

Remo

Sport Belém
1973
Detalhes

Remo

Sport Belém

Tuna Luso

Paysandu
1974
Detalhes

Remo

Paysandu

Tuna Luso

Sporting
1975
Detalhes

Remo
2 - 1
Paysandu

Tuna Luso

Castanhal
1976
Detalhes

Paysandu

Remo

Tuna Luso

Santarém
1977
Detalhes

Remo

Paysandu

Tuna Luso

Comercial
1978
Detalhes

Remo

Paysandu

Tuna Luso

Sport Belém
1979
Detalhes

Remo

Paysandu

Tuna Luso

Sport Belém
1980
Detalhes

Paysandu

Remo

Tuna Luso

Sport Belém
1981
Detalhes

Paysandu

Remo

Tuna Luso

Izabelense
1982
Detalhes

Paysandu
1 - 1
1 - 0

Remo

Izabelense

Tuna Luso
1983
Detalhes

Tuna Luso
Triangular Final
Remo

Paysandu

Izabelense
1984
Detalhes

Paysandu

Tuna Luso

Remo

Pinheirense

Sport Belém
1985
Detalhes

Paysandu

Remo

Sport Belém

Tuna Luso
1986
Detalhes

Remo

Tuna Luso

Paysandu

Sport Belém
1987
Detalhes

Paysandu

Remo

Tuna Luso

Sport Belém
1988
Detalhes

Tuna Luso

Remo

Pinheirense

Paysandu
1989
Detalhes

Remo

Paysandu
1990
Detalhes

Remo

Paysandu

Tuna Luso

Tiradentes
1991
Detalhes

Remo

Tuna Luso

Paysandu

Izabelense
1992
Detalhes

Paysandu

Remo
1993
Detalhes

Remo

Paysandu

Tuna Luso

Pinheirense
1994
Detalhes

Remo

Paysandu
1995
Detalhes

Remo

Paysandu

Tuna Luso

Pinheirense
1996
Detalhes

Remo

Tuna Luso

Paysandu

Bragantino
1997
Detalhes

Remo

Paysandu

Tuna Luso

Bragantino
1998
Detalhes

Paysandu
3 - 1
Remo

Vênus

São Raimundo
1999
Detalhes

Remo
2 - 1
1 - 2
1 - 0

Paysandu

Castanhal

Tuna Luso
2000
Detalhes

Paysandu
0 - 0
1 - 0
0 - 1

Castanhal

Tuna Luso

São Raimundo
2001
Detalhes

Paysandu
4 - 0
0 - 0

Remo

Tiradentes

Tuna Luso
2002
Detalhes

Paysandu
3 - 1
3 - 0

Tuna Luso

Remo

Ananindeua
2003
Detalhes

Remo
1 - 2
4 - 0

Tuna Luso

Paysandu

Águia de Marabá
2004
Detalhes

Remo
Não houve
Paysandu

Castanhal

Ananindeua
2005
Detalhes

Paysandu
Não houve
Remo

Abaeté

São Raimundo
2006
Detalhes

Paysandu
2 - 1
2 - 3
4 - 1 pen.

Ananindeua

Remo

Castanhal
2007
Detalhes

Remo
4 - 1
1 - 1

Tuna Luso

Ananindeua

Paysandu
2008
Detalhes

Remo
1 - 1
2 - 1

Águia de Marabá

Paysandu

Ananindeua
2009
Detalhes

Paysandu
6 - 1
3 - 2

São Raimundo

Remo

Águia de Marabá
2010
Detalhes

Paysandu
0 - 1
3 - 1

Águia de Marabá

Remo

Independente
2011
Detalhes

Independente
2 - 2
3 - 3
3 - 1 pen.

Paysandu

Remo

Cametá
2012
Detalhes

Cametá
2 - 1
2 - 2

Remo

Águia de Marabá

Paysandu
2013
Detalhes

Paysandu
4 - 0
3 - 1

Paragominas

Remo

Santa Cruz de Cuiarana
2014
Detalhes

Remo
4 - 1
0 - 2

Paysandu

Cametá

Independente
2015
Detalhes

Remo
2 - 0
Independente

Parauapebas

Paysandu
2016
Detalhes

Paysandu
2 - 1
São Francisco

São Raimundo

Remo
2017
Detalhes

Paysandu
1 - 1
2 - 1

Remo

Independente

São Raimundo
2018
Detalhes
Em andamento

Títulos

Títulos por equipe

Clube Campeão Anos do Títulos Vice Anos do Vice
Belém Paysandu (Belém) 47 1920, 1921, 1922, 1923, 1927, 1928, 1929, 1931, 1932, 1934, 1939, 1942, 1943, 1944, 1945, 1947, 1956, 1957, 1959, 1961, 1962, 1963, 1965, 1966, 1967, 1969, 1971, 1972, 1976, 1980, 1981, 1982, 1984, 1985, 1987, 1992, 1998, 2000, 2001, 2002, 2005, 2006, 2009, 2010, 2013, 2016, 2017 38 1914, 1915, 1916, 1917, 1918, 1919, 1924, 1925, 1926, 1930, 1933, 1936, 1937, 1941, 1948, 1949, 1952, 1954, 1955, 1960, 1968, 1970, 1973, 1974, 1975, 1977, 1978, 1979, 1989, 1990, 1993, 1994, 1995, 1997, 1999, 2004, 2011, 2014
Belém Remo (Belém) 44 1913, 1914, 1915, 1916, 1917, 1918, 1919, 1924, 1925, 1926, 1930 ,1933, 1936, 1940, 1949, 1950, 1952, 1953, 1954, 1960, 1964, 1968, 1973, 1974, 1975, 1977, 1978, 1979, 1986, 1989, 1990, 1991, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 1999, 2003, 2004, 2007, 2008, 2014, 2015 34 1920, 1921, 1922, 1927, 1928, 1939, 1942, 1944, 1947, 1951, 1956, 1957, 1958, 1959, 1961, 1965, 1966, 1967, 1969, 1971, 1972, 1980, 1981, 1982, 1983, 1985, 1987, 1988, 1992, 1998, 2001, 2005, 2012, 2017
Belém Tuna Luso (Belém) 10 1937, 1938, 1941, 1948, 1951, 1955, 1958, 1970, 1983, 1988 17 1934, 1940, 1943, 1945, 1950, 1953, 1962, 1963, 1964, 1976, 1984, 1986, 1991, 1996, 2002, 2003, 2007
Belém União Sportiva (Belém) 2 1908, 1910 2 1923, 1929
Tucuruí Independente (Tucuruí) 1 2011 1 2015
Cametá Cametá (Cametá) 1 2012 0
Marabá Águia de Marabá (Marabá) 0 2 2008, 2010
Belém Guarany (Belém) 0 2 1910, 1932
Ananindeua Ananindeua (Ananindeua) 0 1 2006
Castanhal Castanhal (Castanhal) 0 1 2000
Belém Luso Brasileiro (Belém) 0 1 1931
Belém Nacional (Belém) 0 1 1938
Belém Norte Club (Belém) 0 1 1913
Paragominas Paragominas (Paragominas) 0 1 2013
Santarém São Francisco (Santarém) 0 1 2016
Santarém São Raimundo (Santarém) 0 1 2009
Belém Sport Pará (Belém) 0 1 1908

Título por cidade

Campeão Títulos Vice
Belém Belém 103 97
Tucuruí Tucuruí 1 1
Cametá Cametá 1 0
Marabá Marabá 0 2
Santarém Santarém 0 2
Ananindeua Ananindeua 0 1
Castanhal Castanhal 0 1
Paragominas Paragominas 0 1

Campeões consecutivos

Heptacampeonatos

  • Remo: 1 vez (1913-14-15-16-17-18-19)

Pentacampeonatos

  • Remo: 1 vez (1993-94-95-96-97)
  • Paysandu: 1 vez (1942-43-44-45-47)

Tetracampeonatos

Tricampeonatos

  • Paysandu: 5 vezes (1927-28-29, 1961-62-63, 1965-66-67, 1980-81-82, 2000-01-02)
  • Remo: 5 vezes (1924-25-26, 1952-53-54, 1973-74-75, 1977-78-79, 1989-90-91)

Bicampeonatos

  • Paysandu: 7 vezes (1931-32, 1956-57, 1971-72, 1984-85, 2005-06, 2009-10, 2016-17)
  • Remo: 4 vezes (1949-50, 2003-04, 2007-08, 2014-15)
  • Tuna Luso: 1 vez (1937-38)

Artilheiros

Ano Artilheiro Clube Gols
1933 Heitor Paysandu (Belém) 9
1934
1935 Não houve
1936
1937
1938
1939 Cláudio Paysandu (Belém) 11
1940
1941
1942
1943
1944
1945
1946 Não houve
1947 Hélio Paysandu (Belém) 11
1948 Geju Remo (Belém) 10
1949 Quiba Remo (Belém) 9
1950 Daniel Tuna Luso (Belém) 8
1951 Juvenil Tuna Luso (Belém) 13
1952 Quiba Remo (Belém) 14
1953 China Tuna Luso (Belém) 13
1954 Ernesto Paysandu (Belém) 16
1955 Estanislau Tuna Luso (Belém) 22
1956 Norman Paysandu (Belém) 17
1957 Toni Paysandu (Belém) 14
1958 China Tuna Luso (Belém) 15
1959 Toni Paysandu (Belém) 14
1960 Câmara Remo (Belém) 18
1961 Walmir Tuna Luso (Belém) 11
1962 Walmir Tuna Luso (Belém) 9
1963 Carlos Alberto Paysandu (Belém) 14
1964 Roger 12
Chaminha Remo (Belém)
1966 Mário Tuna Luso (Belém) 23
1967 Amoroso Remo (Belém)
1968 Amoroso Remo (Belém)
1969 Bené Paysandu (Belém) 13
Wilson
1970 Lêonidas Tuna Luso (Belém) 9
1971 Bené Paysandu (Belém) 20
1972 Bené Paysandu (Belém) 20
1973 Alcino Remo (Belém) 7
Roberto
Almeida Sport Belém (Belém)
Odílson Tuna Luso (Belém)
1974 Alcino Remo (Belém) 12
1975 Alcino Remo (Belém) 21
1976 Rodrigues Remo (Belém) 10
1977 Vilfredo Remo (Belém) 10
1978 Bira Remo (Belém) 25
1979 Bira Remo (Belém) 32
1980 Nílson Diabo Tuna Luso (Belém) 14
1981 Mesquita Remo (Belém) 14
1982 Cabinho Paysandu (Belém) 12
1983 Dadinho Remo (Belém) 23
1984 Cabinho Paysandu (Belém) 21
1985 Dadinho Remo (Belém) 18
1986 Dadinho Remo (Belém) 17
1987 Cabinho Paysandu (Belém) 24
1988 Luís Carlos Tuna Luso (Belém) 13
1989 Dadinho Paysandu (Belém) 23
1990 Edil Paysandu (Belém) 13
1991 Almir Izabelense (Santa Isabel do Pará) 14
1992 Edil Paysandu (Belém) 24
1993 Ageu Tuna Luso (Belém) 8
1994 Alex Remo (Belém) 12
1995 Luís Müller Remo (Belém) 11
1996 Gaúcho Tuna Luso (Belém) 14
1997 Edil Remo (Belém) 12
Diórgens Tuna Luso (Belém)
1998 Vágner Paysandu (Belém) 11
1999 Mael Remo (Belém) 13
2000 Edil Castanhal (Castanhal) 16
2001 Rato Tuna Luso (Belém) 12
2002 Jóbson Paysandu (Belém) 9
Valdomiro
2003 Marajó Sport Belém (Belém) 11
2004 Wegno Castanhal (Castanhal) 13
2005 Rico Pedreira (Belém) 13
2006 Marçal Ananindeua (Ananindeua) 10
Balão Paysandu (Belém)
2007 Róbson Paysandu (Belém) 13
2008 Marklécio Águia de Marabá (Marabá) 13
2009 Hélcio São Raimundo (Santarém) 12
2010 Moisés Paysandu (Belém) 13
2011 Leandro Cearense Cametá (Cametá) 21
2012 Rafael Paty
Branco
Fábio Oliveira
Cametá (Cametá)
Águia de Marabá (Marabá)
Remo (Belém)
12
2013 Aleilson Paragominas (Paragominas) 13
2014 Rafael Paty Santa Cruz de Cuiarana (Salinópolis) 14
2015 Remo (Belém) 7
2016 Jefferson Monte Alegre São Raimundo (Santarém) 8

Ver também

Ligações externas

Referências

  1. «Confira os maiores campeões estaduais do país». Confederação Brasileira de Futebol. 26 de janeiro de 2016. Consultado em 20 de julho de 2017 
  2. DA COSTA, Ferreira (2015). Fatos e Personagens do Re-Pa. Remo x Paysandu - Uma "Guerra" Centenária. Belém: Valmik Câmara, pp. 216-220
  3. BRANDÃO, Caio (12 de janeiro de 2016). «Nos 400 anos de Belém, um timaço só com grandes jogadores paraenses que serviram a Seleção». Trivela. Consultado em 19 de julho de 2017 
  4. DA COSTA, Ferreira (2002). 1973 - Quarentinha abandona futebol após 18 anos de glórias. Papão - O Rei do Norte. Belém: Valmik Câmara, p. 89

Notas

  1. Competição não oficial. Surgiram várias divergências sobre os resultados e o campeonato prolongou-se até junho de 1907 sem um campeão. O líder até onde houve jogos foi o Pará Club e o vice o Pará FBC.