Morsa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 43: Linha 43:
[[Categoria:Mamíferos descritos em 1758]]
[[Categoria:Mamíferos descritos em 1758]]
[[Categoria:Mamíferos da Ásia]]
[[Categoria:Mamíferos da Ásia]]
[[Categoria:Mamíferos da Groelândia]]
[[Categoria:Mamíferos da Groenlândia]]
[[Categoria:Mamíferos dos Estados Unidos]]
[[Categoria:Mamíferos dos Estados Unidos]]
[[Categoria:Mamíferos da Europa]]
[[Categoria:Mamíferos da Europa]]

Revisão das 15h12min de 22 de fevereiro de 2018

 Nota: Para outros significados, veja Morsa (desambiguação).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMorsa
Grande morsa no gelo, Alaska
Grande morsa no gelo, Alaska
Estado de conservação
Espécie vulnerável
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Carnivora
Família: Odobenidae
Género: Odobenus
Espécie: O. rosmarus
Nome binomial
Odobenus rosmarus
( Linnaeus, 1758)
Distribuição geográfica
Ocorrencia = Azul
Ocorrencia = Azul
subespécie
O. rosmarus rosmarus

O. rosmarus divergens

A morsa (Odobenus rosmarus) é um animal de grande porte que vive nas águas do Ártico. É a única espécie não extinta do gênero Odobenus e da família Odobenidae. Uma morsa fêmea adulta chega a 2,60 metros de comprimento e pode pesar de 400 até 1.250 kg. O macho adulto é ainda maior, podendo ter de 3 a 4 metros de comprimento. Os machos adultos do Pacífico podem pesar até 1700 kg e, entre pinípedes, são ultrapassados ​​em tamanho apenas pelas duas espécies de elefantes marinhos. Subdivide-se em três subespécies: morsa do Atlântico (O. rosmarus) que vive no oceano Atlântico, a morsa do Pacífico (O. rosmarus divergens) que habita no oceano Pacífico e O. rosmarus laptevi, que vive no mar de Laptev.

A morsa é imediatamente reconhecida por suas presas proeminentes, bigodes e grande volume. As morsas possuem uma pele enrugada e áspera que vai se tornando cada vez mais espessa ao longo de sua vida (15 a 30 anos). Para nadar usam a nadadeira caudal. Deslocam-se mal em terra, utilizando as nadadeiras anteriores e andando quase aos saltos. Seu focinho tem um sólido bigode e dois enormes caninos ou presas que podem chegar a 90 centímetros nas fêmeas e ultrapassar 1,10 metro de comprimento nos machos. As presas são usadas para arrancar moluscos e caranguejos do fundo do mar desgastando-se ao longo dos anos. Elas residem principalmente em habitats rasos nas prateleiras oceânicas, gastando uma proporção significativa de sua vida no gelo do mar em busca da sua dieta preferida de moluscos bivalves bentônicos. É uma vida relativamente longa animal. Sociável, a morsa é considerada uma espécie-chave nos ecossistemas marinhos do Ártico.

A morsa tem desempenhado um papel de destaque nas culturas de muitos povos indígenas do Ártico que caçaram a morsa pela sua carne, pele, gordura, presas e ossos. Nos séculos 19 e início do 20, a morsa foi o objeto de exploração comercial pesado ​​de gordura de baleia e marfim e com isso, as morsas acabaram rapidamente. Sua população mundial, desde então, se recuperou, embora as populações do Atlântico e Laptev permanecem fragmentados e em níveis historicamente deprimidos.

Migração

No fim do ano (verão e no outono) a morsa tenta juntar dezenas de milhares de individuos em praias rochosas ou afloramentos. A migração entre o gelo e a praia podem ser de longa distância e dramática. No final da primavera e no verão, por exemplo, centenas de milhares de morsas do oceano Pacífico migram do mar de Bering para o mar de Chukchi através do estreito de Bering.

Ligações externas

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Morsa
Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.