Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Adição de conteúdo
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Correção de erro
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 13: Linha 13:
Enquanto a tempestado do lado de BCM acalmou, o cadeirão de anatomia foi tomado pela Dr. Maria Claudette, investigadora sénior de renome internacional. A FMUC tornou-se uma faculdade de inveja internacional.
Enquanto a tempestado do lado de BCM acalmou, o cadeirão de anatomia foi tomado pela Dr. Maria Claudette, investigadora sénior de renome internacional. A FMUC tornou-se uma faculdade de inveja internacional.
O cadeirão de Bioquímica, ainda é regido pelo deveras monumental, Dr. Cunha.
O cadeirão de Bioquímica, ainda é regido pelo deveras monumental, Dr. Cunha.
A FMUC é a melhor faculdade de medicina.
A FMUC é a melhor faculdade de medicina de coimbra.


== História ==
== História ==

Revisão das 11h04min de 1 de março de 2018

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
FMUC
Localização Coimbra
Página oficial http://www.uc.pt/fmuc/
O prédio da Faculdade de Medicina, visto do Departamento de Física.

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra é uma das faculdades que constituem a Universidade de Coimbra e também a faculdade de Medicina mais antiga de Portugal.

Recentemente, o Dr. Duarte Nuno Vieira foi destituido do cargo pelo Dr. Zanzas Marques. Com o regresso de Pires da Silva tudo mudou, e a regência da UC de BCM foi retirada a Isabel Carreira pela perguição pessoal que perpetrou contra o atual diretor, Tiago Zanzas Marques. Em conferência de imprensa, Pires da Silva disse que qualquer regente que tentasse chumbar um aluno com estatuto seria imediatamente alvo de um procedimento disciplinar.

Enquanto a tempestado do lado de BCM acalmou, o cadeirão de anatomia foi tomado pela Dr. Maria Claudette, investigadora sénior de renome internacional. A FMUC tornou-se uma faculdade de inveja internacional. O cadeirão de Bioquímica, ainda é regido pelo deveras monumental, Dr. Cunha. A FMUC é a melhor faculdade de medicina de coimbra.

História

Criada em 1290 por el-rei D. Dinis, a Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa, contando desde a sua fundação com uma Faculdade de Medicina. No entanto, já existia desde o séc. XII - presume-se que remonte a 1131 - um ensino regular da Medicina em Portugal, no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, escola que viria a participar na fundação da própria Universidade. A Universidade foi por diversas vezes transferida entre Coimbra e Lisboa até 1537, data em que D. João III a fixou definitivamente em Coimbra. A Faculdade de Medicina de Coimbra manteve-se como única escola médica de Portugal até 1825, altura em que foram criadas as Escolas Médico-Cirúrgicas de Lisboa e do Porto, transformadas em Faculdades de Medicina em 1911, aquando da criação das respectivas universidades.

Em 1956 foi inaugurado o actual edifício da Faculdade de Medicina - Polo I. É nele que, volvido quase meio século, continuam instalados alguns serviços e laboratórios. 

Este conjunto arquitectónico encontra-se situado entre a Rua Larga, a Rua Sá de Miranda, a Rua dos Estudos e o Largo da Sé Nova e é servido por três entradas. Em duas delas podem ver-se belos portões de bronze ornamentados com motivos decorativos por Vasco Pereira da Conceição, que se encontram ladeados por baixos relevos referentes às temáticas da Vida e da Morte e à História da Medicina. Trata-se de um edifício de seis pisos, de estilo e construção clássicos, com harmonia de linhas e de espaços, construído à volta de um amplo pátio central ajardinado, ocupando uma área de 31 500m2. Nos átrios do edifício podem ver-se baixos relevos alegóricos à Medicina, de Vasco Pereira da Conceição e um colorido painel a fresco (em movimento à esquerda, na Página), da autoria de Severo Portela Jr., representando a História da Medicina. Domingos Rebelo é o autor dos cartões das duas tapeçarias de Portalegre que ornamentam as paredes da Sala do Conselho Científico da Faculdade, apresentando motivos alusivos às Ciências Médicas. 

Em 1986, com a construção do novo Hospital da Universidade de Coimbra (HUC), em Celas, este abandonou as instalações dos antigos Colégios das Artes e de S. Jerónimo, que ocupava desde 1852. 

Na década de 70, a FMUC decide criar a Licenciatura em Medicina Dentária que entra em funcionamento a partir do ano lectivo de 1985/86. Para responder a este novo desafio, é instituído, na década de 90, o Departamento de Medicina Dentária, Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial, na área do CHUC, em Celas. 

Atualidade

 O Polo III, junto ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, acolhe atualmente no edifício da Unidade Central, os órgãos de gestão e respetivos serviços técnicos de apoio; em área adjacente ao IBILI, edifício da Sub Unidade 1) localizam-se os restantes serviços e laboratórios da FMUC.

Ver também

Ligações externas

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.