Gâmeta: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
m Foram revertidas as edições de 177.22.36.126 (usando Huggle) (3.3.3)
Etiquetas: Huggle Reversão Desfazer
Linha 1: Linha 1:
'''Gametas''' ou '''células mãe''' são as [[célula]]s dos seres [[vida|vivos]] que, na [[reprodução sexuada]], se fundem no momento da fecundação [[fecundação]] ou [[fertilização]] (também chamada [[concepção]], principalmente nos seres vivos [[humano]]s)<ref name="priberam">{{Citar web |url=http://www.priberam.pt/dlpo/gameta |título=Gameta |autor=Dicionário Priberam da Língua Portuguesa |acessodata=10 de julho de 2015}}</ref> para formar um [[ovo]] ou [[zigoto]], que dará origem ao [[embrião]], cujo desenvolvimento produzirá um novo ser da mesma [[espécie]].
'''Gametas''' ou '''células sexuais''' são as [[célula]]s dos seres [[vida|vivos]] que, na [[reprodução sexuada]], se fundem no momento da [[fecundação]] ou [[fertilização]] (também chamada [[concepção]], principalmente nos seres [[humano]]s)<ref name="priberam">{{Citar web |url=http://www.priberam.pt/dlpo/gameta |título=Gameta |autor=Dicionário Priberam da Língua Portuguesa |acessodata=10 de julho de 2015}}</ref> para formar um [[ovo]] ou [[zigoto]], que dará origem ao [[embrião]], cujo desenvolvimento produzirá um novo ser da mesma [[espécie]].
Gametas são células [[haploide]]s, ou seja, têm apenas um conjunto de [[cromossoma]]s, uma vez que são produzidos por [[meiose]], enquanto que o ovo é [[diploide]]. Os [[Órgão (anatomia)|órgãos]] onde são produzidos os gâmetas chamam-se [[gónada]]s. O processo de produção de gâmetas chama-se [[gametogénese]].
Gametas são células [[haploide]]s, ou seja, têm apenas um conjunto de [[cromossoma]]s, uma vez que são produzidos por [[meiose]], enquanto que o ovo é [[diploide]]. Os [[Órgão (anatomia)|órgãos]] onde são produzidos os gâmetas chamam-se [[gónada]]s. O processo de produção de gâmetas chama-se [[gametogénese]].



Revisão das 13h54min de 23 de março de 2018

Gametas ou células sexuais são as células dos seres vivos que, na reprodução sexuada, se fundem no momento da fecundação ou fertilização (também chamada concepção, principalmente nos seres humanos)[1] para formar um ovo ou zigoto, que dará origem ao embrião, cujo desenvolvimento produzirá um novo ser da mesma espécie. Gametas são células haploides, ou seja, têm apenas um conjunto de cromossomas, uma vez que são produzidos por meiose, enquanto que o ovo é diploide. Os órgãos onde são produzidos os gâmetas chamam-se gónadas. O processo de produção de gâmetas chama-se gametogénese.

Os gametas têm tipos morfologicamente distintos e o órgão ou o indivíduo que produz o gameta de maiores dimensões - o ovócito secundário - tem a denominação de fêmea ou feminino, enquanto que o que produz o gâmeta menor, normalmente móvel, é chamado macho ou masculino.

Nos animais, o gameta masculino é chamado de espermatozoide. Nas plantas denomina-se anterozoide.

Nas espermatófitas, o gameta masculino reside no grão de pólen.

Nas pteridófitas e briófitas, os gametas femininos são denominados oosferas e são produzidas em gametângios ou arquegónios, enquanto os masculinos são produzidos em anterídios.

Espermatozoide - É a célula reprodutora masculina. É uma célula leve e a única móvel que pode movimentar-se a uma velocidade que chega aos 4mm/min. O seu corpo diferencia-se em cabeça, peça intermediária e flagelo. Na cabeça encontra-se o núcleo que contém metade dos cromossomas. É ainda na cabeça que se encontram vesículas com enzimas, acrossoma, que facilitam a penetração do espermatozoide no óvulo. Na membrana plasmática dos espermatozoides estão presentes proteínas que, ao entrar em contacto com as proteínas presentes na membrana do gameta feminino, fundem-se alterando a permeabilidade da membrana do óvulo. É a peça intermediária a responsável pelo movimento do flagelo, que impulsiona o espermatozoide pelo aparelho reprodutor feminino, uma vez que contém mitocôndrias, produtoras de adenosina trifosfato. Os espermatozoides movimentam-se num fluido produzido nas glândulas seminais e na próstata que é libertado no momento da ejaculação.

Tamanho do gâmeta

O tamanho da célula reprodutora varia muito dependendo das características genéticas do indivíduo. No homem, o máximo é de 64 milésimos de milímetro para o espermatozoide, enquanto que para o ovócito o mínimo é de 92 e o máximo é de 124 milésimos de milímetro.

Referências

  1. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. «Gameta». Consultado em 10 de julho de 2015 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.