Teenage Mutant Ninja Turtles (2014): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 147: Linha 147:
{{Teenage Mutant Ninja Turtles}}
{{Teenage Mutant Ninja Turtles}}
{{Portal3|Cinema}}
{{Portal3|Cinema}}
{{DEFAULTSORT:Teenage Mutant Ninja Turtles 2014}}

[[Categoria:Filmes dos Estados Unidos de 2014]]
[[Categoria:Filmes dos Estados Unidos de 2014]]
[[Categoria:Filmes com trilha sonora de Brian Tyler]]
[[Categoria:Filmes com trilha sonora de Brian Tyler]]

Revisão das 04h37min de 24 de março de 2018

Teenage Mutant Ninja Turtles
Tartarugas Ninja Heróis Mutantes (PRT)
As Tartarugas Ninja (BRA)
Ficheiro:Turtlesposter.jpg
 Estados Unidos
2014 •  cor •  101 min 
Género comédia de ação
ficção científica
Direção Jonathan Liebesman
Produção Michael Bay
Andrew Form
Bradley Fuller
Galen Walker
Scott Mednick
Ian Bryce
Roteiro Josh Appelbaum
André Nemec
Evan Daugherty
Baseado em Tartarugas Ninja de Kevin Eastman e Peter Laird
Elenco Megan Fox
Will Arnett
William Fichtner
Tohoru Masamune
Whoopi Goldberg
Alan Ritchson
Noel Fisher
Jeremy Howard
Johnny Knoxville / Pete Ploszek
Tony Shalhoub / Danny Woodburn.[1]
Música Brian Tyler
Cinematografia Lula Carvalho
Edição Joel Negron
Glen Scantlebury
Companhia(s) produtora(s) Nickelodeon Movies
Platinum Dunes
Gama Entertainment
Mednick Productions
Heavy Metal
Distribuição Paramount Pictures
Lançamento Estados Unidos 8 de agosto de 2014
Brasil 14 de agosto de 2014
Austrália 11 de setembro de 2014
Portugal 30 de outubro de 2014
Idioma inglês
Orçamento US$ 125 milhões
Receita US$ 493.333.584
Cronologia
Teenage Mutant Ninja Turtles: Out of the Shadows
(2016)

Teenage Mutant Ninja Turtles (Brasil: As Tartarugas Ninja / Portugal: Tartarugas Ninja Heróis Mutantes) é um filme americano de comédia de ação e ficção científica, lançado em 2014 como um reboot da série de filmes das Tartarugas Ninja. O filme é dirigido por Jonathan Liebesman e estrelado por Megan Fox, Will Arnett, William Fichtner, Tohoru Masamune, Whoopi Goldberg, Alan Ritchson, Noel Fisher, Jeremy Howard, Johnny Knoxville / Pete Ploszek e Tony Shalhoub / Danny Woodburn.

O filme foi anunciado pouco antes de Peter Laird vender os direitos da franquia para a Nickelodeon em 2009. Foi produzido pela Nickelodeon Movies e Platinum Dunes, companhia de Michael Bay e foi também distribuído pela Paramount Pictures.

Seu lançamento ocorreu em 8 de agosto de 2014 nos Estados Unidos, uma semana antes de estrear no Brasil (14 de agosto). A Paramount Pictures aproveitou o sucesso da estreia para anunciar a sequência do filme, Teenage Mutant Ninja Turtles: Out of the Shadows (3 de junho de 2016).[2]

Enredo

Predefinição:Spoiler

April O'Neil é uma repórter do Canal 6 de notícias em Nova York, que vem pesquisando uma gangue chamada Clã do Pé, que tem aterrorizado a cidade. Ela questiona um estivador sobre os produtos químicos que podem estar ligados ao Clã e mais tarde naquela noite, retorna e testemunha uma das ações do Clã.

Um dos próximos ataqus do Clã do Pé é a uma estação de metrô, mantendo reféns a fim de atrair os misteriosos justiceiros. April corre para a cena, na esperança de encontrar o justiceiro ou encontrar provas que confirmem sua existência, mas acaba ficando refém do Clã do Pé. No entanto, quatro figuras chegam e derrotam-no. April rastreia os justiceiros em um telhado e os fotografa, fazendo com que os justiceiros (as tartarugas mutantes humanóides Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael) a notem e a obriguem a lhes dar a câmera.

Ao voltar para seu covil, os esgotos, as tartarugas são surpreendidas por seu mestre, Splinter. Splinter os repreende por irem lá fora na cidade. Ele dá um tapa em seus rostos e em seguida os leva para o "hashi".

April corre para casa e abre uma caixa cheia de documentos, imagens, vídeos e, entre eles, um de julho de 1999, o "Projeto Renascença", que envolvia seu pai, já falecido, o Dr. O'Neil. Ela percebe que as tartarugas de quem ela cuidou no laboratório de seu pai 15 anos antes se parecem com as Tartarugas Ninja. Recordando que seu pai desenvolvia um agente mutagênico, ela finalmente percebe que as Tartarugas Ninja são as tartarugas do laboratório de seu pai, a quem ela salvou.

Incapaz de convencer Bernadette,a sua chefe,de que as tartarugas são reais, April é demitida do Canal 6. April tenta dizer ao cameraman Vern Fenwick sobre elas, mas também não convence-o. Ele concorda em levá-la para a casa de um ex-sócio de seu pai, um famoso cientista da Sacks Industries. April conta a ele sobre as Tartarugas Ninja, mostrando-lhe a foto. Sacks explica o "Projeto Renascença": ele e seu pai estavam cultivando o mutagênico por suas propriedades curativas. Sacks teoriza que, quando o laboratório foi destruído, o mutagênico deve ter feito com que as tartarugas se transformassem em humanóides.

Enquanto isso, nos esgotos, as tartarugas estão no "hashi" (que é uma área localizada no esgoto onde as tartarugas devem ficar em posições de tortura, até que façam o que Mestre Splinter diz), onde mantêm o silêncio sobre onde haviam estado naquela noite. Splinter então, eventualmente, usa uma pizza de 99 queijos para forçar Michelangelo a revelar a verdade: que April os havia descoberto. Isto levou Splinter a mandá-los atrás de April e trazê-la para seu covil, já que, desde que entrou em contato com as Tartarugas, ela se encontra em grande perigo.

As Tartarugas encontram April e vendam-na para que ela não saiba a localização do covil. Eles a levam para Splinter, que explica como ela salvou suas vidas anos antes, quando os resgatou do fogo e os lançou para os esgotos. Como as Tartarugas e Splinter cresceram e se tornaram inteligentes ao longo dos últimos 15 anos, ele começou a ensiná-las como se defender na arte de ninjitsu, usando um livro de artes marciais que ele havia encontrado no esgoto.

Enquanto isso, Sacks retransmite as informações dadas por April para o Destruidor. Destruidor e Sacks planejam espalhar um vírus mortal em toda a Nova York causando uma quarentena, a fim de assumir o controle oferecendo o mutagênico como uma cura. O Destruidor precisa das Tartarugas para extrair o mutagênico de seu sangue. Depois que o vírus está espalhado por toda Nova York, Sacks planeja vender o antídoto mutagênico, gerando um lucro enorme e tornando-o ainda mais rico

O Clã do Pé, acompanhado por Destruidor, encontra Splinter e as Tartarugas nos esgotos e uma batalha começa. Eles estão sobrecarregados e Destruidor captura Leo, Donnie e Mikey e deixa Splinter gravemente ferido. Raphael se esconde do ataque e não é capturado. Splinter instrui Raphael e April a salvar as outras três tartarugas. April chama Vern para lhes dar uma carona até o laboratório, onde as outras três Tartarugas estão presas.

Quando eles chegam, April libera as Tartarugas, que se a juntam a Raphael na luta contra o Destruidor, mas o Destruidor escapa. April, as Tartarugas e Vern escapam descendo uma montanha de neve, onde o Clã do Pé as persegue, mas conseguem fugir.

As Tartarugas planejam atacar Destruidor no último piso do edifício Sacks antes que ele libere a toxina. Sack revela a April que matou seu pai para incendiar o laboratório. Sacks é nocauteado por Vern com um microscópio. April encontra o mutagênico. Com a ajuda de April, as Tartarugas finalmente derrotam Destruidor, que cai do telhado. É possível que Destruidor tenha sobrevivido à queda, pois seus dedos e braço esquerdo se movem, o que pode significar que o mutagênico na lata o salvou depois da queda.

Alguns dias depois, Vern tenta impressionar April com um Ford Crown Victoria Police Interceptor. Ele falha quando as Tartarugas chegam com um veículo próprio e, acidentalmente, explodem seu carro novo com um RPG. As Tartarugas, então, oferecem a April uma carona para casa, mas ela gentilmente recusa.

O filme termina com uma serenata de Mikey a April, com Happy Together, uma canção de amor interpretada pela banda de rock dos anos 60, The Turtles.

Predefinição:Fim das revelações sobre o enredo

Elenco

Megan e Will num evento especial em Sydney (7/09/14).[3]

Atores live-action

Produção

Desenvolvimento

Em outubro de 2009, após a notícia da Nickelodeon ter comprado todos os direitos da " Teenage Mutant Ninja Turtles ", foi anunciado que a Nickelodeon iria produzir um novo filme através de parceria corporativa com a Paramount Pictures com data de lançamento prevista para algum momento de 2012.

Ficheiro:Brad Fuller, Will Arnett, Megan Fox, Andrew Form (15164060272).jpg
Os produtores Bradley Fuller e Andrew Form com Megan e Will em Sydney (7/09/14).

No final de maio de 2010, foi anunciado que a Paramount e a Nickelodeon trouxeram Michael Bay e sua companhia, Platinum Dunes, juntamente com seus parceiros Bradley Fuller e Andrew Form, para produzir o próximo filme, que reinicaria uma nova franquia. Bay, Fuller e Form iriam produzir ao lado de Walker e Mednick. Para o roteiro, o estúdio originalmente contratatou Matt Holloway e Art Marcum. De acordo com o co-criador Kevin Eastman, a primeira versão era um pouco nervosa, diferente do que a Paramount queria. Um ano depois, o estúdio recrutou novos escritores, Josh Appelbaum e André Nemec para reescrever o roteiro. Em fevereiro de 2012, Jonathan Liebesman começou suas negociações para dirigir o filme. Mais tarde, em março, foi anunciado que a Paramount tinha adiado a data de lançamento do filme para o Natal de 2013. No início de março de 2012, Bay revelou a apresentação inicial da Nickelodeon, o filme seria intitulado simplesmente de " Ninja Turtles " e que as tartarugas originariam "a partir de uma raça alienígena". A notícia da mudança criativa por parte de Bay foi recebida com críticas negativas por parte da comunidade de fãs.

Em resposta ao anúncio, o ator Robbie Rist, que deu voz Michelangelo nos três primeiros filmes, escreveu a Bay acusando-o de "sodomizar" a franquia. Em resposta ao feedback, Bay emitiu uma declaração pedindo aos fãs para se acalmarem já que um roteiro não tinha sido concluído, sua equipe estava trabalhando em estreita colaboração com os criadores, e que incluem todos os elementos que os fãs fizeram para começar. Tanto Brian Tochi, que interpretou Leonardo nos três primeiros filmes, e Judith Hoag, que atuou como April O'Neil no primeiro filme, expressaram o seu apoio pela a mudança criativa. O co-criador, Peter Laird expressou seus pensamentos sobre a mudança pedindo aos fãs para seguirem o conselho de Bay. Laird concordou que, embora o conceito de uma história de fundo sobre tartarugas-alienígenas que fariam parte de uma grande história de ficção científica não tinha um lugar real no universo Ninja Turtles.

Via Twitter, Corey Feldman, que deu voz a Donatello no primeiro e terceiro filme, expressou seu apoio ao filme, dizendo que ele ama remakes de Bay e estava ansioso para reprisar seu papel. Em resposta à reação, Liebesman afirmou que não estava feliz por ouvir a resposta dos fãs em meio à mudança, já que ele e Eastman tinham trabalhado arduamente em idéias a partir de sua própria perspectiva como fã, todos gostariam. Enquanto ele não confirmou se o comentário de Bay estavam ou não de acordo com a premissa do filme, ele fez pressão sobre o próprio lodo e seu fundo nos quadrinhos originais, lembrando que o lodo foi o produto de tecnologia alienígena. Em relação à formas físicas de como as Tartarugas seriam, Liebesman não disse exatamente que direção visuais seriam tomadas, mas ele fez questão de declarar que gostava do trabalho da Weta Digital em Rise of the Planet of the Apes. Ele também apontou que o filme não seria exclusivamente de ação, mas também iria se concentrar em fraternidade, amizade e responsabilidade.

No final de março de 2012 Michael Bay postou em seu site explicando a mudança de título e sublinhou que nada havia mudado em relação às Tartarugas. Ele afirmou a razão para que o título fosse encurtado, explicou que foi um pedido da Paramount para fazer o título "simples". Ele continuou,disse que as Tartarugas seriam as mesmas que os fãs se lembravam e independentemente da mudança do título, ela ainda agiriam como adolescentes. Ele pediu a todos para lhe dar uma chance. Em 12 de junho de 2012, Eastman revelou algumas coisas do filme que estava por vir, April não iria ter mais 16 anos de idade, como na série de desenho animado de 2012, disse também que Ken Watanabe faria um grande Shredder, ele também gostaria de trazer de volta Reyes, como um tenente do Clã do Pé. Três dias mais tarde, foi relatado que a produção do projeto teria sido desligada. No entanto, outras fontes disseram que o filme seria lançado em 16 de maio de 2014, devido a problemas no roteiro que precisavam ser corrigidos. Em julho de 2012, Eastman chamou de "facilmente o melhor filme das Tartaruga até agora". Kevin Eastman afirmou que o filme estava a criar sua própria história, mas que seria fiel à fonte material ou então as Tartarugas estariam sendo "assassinadas".

Em agosto de 2012, uma primeira versão do roteiro, datado de 1/30/12, intitulado "The Blue Door" e escrito por Appelbaum e Nemec, vazou online. Ele apresentava grandes mudanças nas origens: o granizo Turtles de outra dimensão que é composto por guerreiros da Tartarugas, Splinter é um alienígena da mesma dimensão, bem como, Shredder é "Coronel Schrader", um agente do governo que é secretamente um estrangeiro que pode crescer lâminas de seu corpo, "O Clã do Pé" é apenas "O Pé", uma unidade de elite Black Ops liderada pelo coronel Schrader, Casey Jones é um jogador de hóquei e também um guarda de segurança com 18 anos de idade, que encontra as tartarugas e é o foco do filme, April também tem 18 anos e está tendo problemas de relacionamento com Casey, pois está se mudando para Nova York devido a um estágio na CBS, Raphael é o alívio cômico em vez de Michelangelo, e Michelangelo se apaixona por uma Tartaruga de seu planeta natal. Pet er Laird leu o roteiro e comentou em seu blog que "todos os verdadeiros fãs das Tartarugas Ninja deveriam ser gratos por seus novos "poderes" . Em resposta a The Blue Door, Bay declarou que o projeto tinha sido escrito antes que ele e a Platinum Dunes aderirem ao projeto e foi prontamente rejeitado alguns tempo antes. Em 12 de janeiro de 2013, a Production Weekly revelou que as filmagens começariam em abril de 2013, em Nova York. No mês seguinte, o estúdio adiou a data de lançamento do filme, até 6 de junho de 2014 e um novo escritor, Evan Daugherty, foi trazido para o projeto. Em 15 de agosto de 2013, a Paramount adiou novamente a data de lançamento para 08 de agosto de 2014, a fim de evitar a concorrência com outros filmes-família, como bem como um dos outros lançamentos da Paramount e Michael Bay, Transformers: A Era da Extinção.

Elenco

Em meados de fevereiro de 2013, Megan Fox foi anunciada como a intérprete de April O'Neil, reunindo-se novamente com Bay depois que ele a demitiu de Transformers: Dark of the Moon a mando de Steven Spielberg por comparar Bay a Hitler, fato que foi negado pelo o próprio Spielberg. Jessica Biel havia manifestado interesse na personagem. Em relação à escalação de Megan, Laird comentou que havia melhores opções.

Um mês depois, foi relatado que Alan Ritchson, Pete Ploszek, Jeremy Howard e Noel Fisher foram confirmados como Raphael, Leonardo, Donatello e Michelangelo, respectivamente. No início de abril, Will Arnett foi escalado para um papel que havia sido mantido em segredo, até fotos vazarem, revelou que ele tinha sido escalado como cameraman Vern Fenwick. Logo depois Danny Woodburn se juntou ao elenco como Splinter.

No início de maio William Fichtner foi escalado para o filme, marcando sua terceira colaboração com Bay, seguinte Armageddon e Pearl Harbor. No mesmo mês, o ex-Saturday Night Live, Abby Elliott foi escalado . Além disso, foi revelado que Whoopi Goldberg teria aparecido no set, e que ela estaria retratando Bernadette Thompson, uma versão feminina de Burne Thompson. Em 22 de junho de 2013, Fichtner revelou ao Huffington Post que ele estaria interpretando um personagem chamado Eric Sacks. Em 3 de agosto de 2013, Kevin Eastman postou em sua página no Facebook que ele estava indo para Nova York para filmar uma participação especial no filme. Em outubro de 2013. , William Fichtner revelou que Bebop e Rocksteady não estariam presentes no filme. Em março de 2014, foi revelado que Abby Elliott faria a colega de quarto de April O'Neil.Os atores Johnny Knoxville e Tony Shalhoub juntaram-se ao projeto como as vozes de Leonardo e Splinter respectivamente.

Filmagem

A fotografia principal começou em 22 de março de 2013 em Tupper Lake, Nova York. As filmagens começaram em abril, em Nova York e em Jones Beach State Park em Wantagh, em Long Island. Em 20 de abril de 2013 o filme foi renomeado como " Teenage Mutant Ninja Turtles ". Em 29 de abril de 2013, Michael Bay desmentiu as notícia de que as Tartaruga seriam alienígenas. Fotos foram divulgadas mostrando o atores das Tartarugas em trajes de captura de movimento preto e cinza, completo com cascos de tartaruga em tamanho natural, com cada ator vestindo braçadeiras e toques de cor individualizando seus correspondentes personagesn. O diretor de fotografia, Lula Carvalho, que foi convidado para trabalhar no filme durante a produção do remake de RoboCop 2014, descreveu o processo como " exigindo muita imaginação e participação do supervisor de efeitos visuais ", dado que, apesar de a sua presença no conjunto dos atores que efetivamente iriam ser substituídas por criaturas geradas por computador. Filmagens adicionais ocorreram em janeiro e abril de 2014.

Efeitos Visuais

Os efeitos visuais de Teenage Mutant Ninja Turtles foram manipulados pela Industrial Light & Magic, que também foi responsável por Transformers: Age of Extinction. Para certificar-se de que as Tartarugas digitais teriam expressões faciais sutis, os técnicos empregaram um novo sistema de captura de movimento que capturou os rostos dos atores com duas câmeras de alta definição, que capturou cerca de 1 terabyte de dados por dia. Junto com o desenho mai realista possível, os artistas de efeitos queriam que as Tartarugas Ninja fossem "encantadoras, intimidantes e individualmente reconhecíveis". Assim, cada um tinha uma figura de corpo distintivo semelhante a suas personalidades e fisicalidade. De acordo com o supervisor de efeitos Pablo Helman, "Donatello é mais como um jogador de basquete, Rafael é mais como um jogador de futebol e Mikey está mais para um Messi e também joga futebol".

Recepção

Critica

Comentários do filme foram, em geral negativa, conquistando 21% no Rotten Tomatoes, levando o consenso "Nem divertido o suficiente para recomendar nem notavelmente terríveis, Teenage Mutant Ninja Turtles pode ostentar a distinção de ser o filme mais maçante já feito sobre a falar répteis bípedes''. No Metacritic, o filme mantém uma pontuação de 31 em 100, com base em 33 críticos, indicando "revisões geralmente desfavoráveis".

Lançamento

A data de lançamento foi modificada várias vezes, até que foi marcada para 8 de agosto de 2014. O filme estreou em 29 de julho de 2014 na Cidade do México. Eventos de estréia também ocorreram em Los Angeles e Nova York City. Em 12 de setembro de 2014, o filme foi lançado em IMAX e 3D para uma semana de noivado limitada.

Marketing

Um teaser do filme foi exibido na Comic Con em 24 de março de 2014, antes de sua divulgação em 27 de março. O trailer atingiu mais de 31,4 milhões de visualizações no YouTube em sua primeira semana. Em 13 de abril de 2014, o primeiro comercial de TV para o filme foi lançado. A segunda versão do teaser foi lançado em 30 de abril de 2014. Filmagens do filme foram exibida ao CineEurope com uma introdução de Megan Fox.

Em 18 de junho de 2014, a Playmates Toys anunciou que eles teriam uma nova linha de brinquedos inteiramente baseada no filme, incluindo figuras de ação, veículos e artes de dramatização. A Nickelodeon Consumer Products também anunciou uma linha completa de mercadorias que foram disponibilizadas.

Em 23 de junho de 2014, a Paramount deu aos fãs a oportunidade de ver novos cartazes e um novo trailer, votando por sua tartaruga favorita no Twitter. No dia seguinte, a Paramount lançou um novo trailer, que inclui o single "Tema de Reptile Song" por Skrillex. Um segundo ponto de TV para o filme foi lançado em 3 de julho de 2014.

Em 7 de julho de 2014, a rede Pizza Hut anunciou uma nova campanha publicitária para o filme, que incluiu a volta do Cheesy Bites Pizza, concursos de mídia social temáticas em torno do filme, e um anúncio de televisão que caracteriza as novas encarnações dos personagens.

Em 10 julho de 2014, quatro cartazes diferentes foram liberados. Um extenso por trás das cenas foi mostrado depois da Choice Sports Awards 2014 Kids.

Em 21 de julho de 2014, um single intitulado "Shell Shocked" com Juicy J, Wiz Khalifa, e Ty Dolla $ign com Kill the Noise e Madsonik foi lançado, como é parte da trilha sonora do filme. A Paramount promoveu o filme em 24 de julho de 2014 na San Diego Comic-Con International. O vídeoclipe da música "Shell Shocked" estreou em 28 de julho de 2014.

Na Austrália, um cartaz foi lançado, que contou com as quatro Tartarugas pulando de um arranha-céu como promoção para o seu lançamento em 11 de setembro. O cartaz ofendeu muitas pessoas desde que o World Trade Center foi destruída em 2001, durante os ataques de 11 de setembro. Logo depois, a Paramount pediu desculpas e retirou o cartaz.

Sequência

Tartarugas ninjas terá uma sequência, como foi anunciado pela Paramount, chamada de Teenage Mutant Ninja Turtles: Out of the Shadows. A data de estréia foi no dia 16 de Junho de 2016.[4]

Referências

  1. «As tartarugas ninjas». Adoro Cinema. Consultado em 22 de Agosto de 2014 
  2. UOL. «"As Tartarugas Ninja" arrecada US$ 65 milhões em estreia nos Estados Unidos» 
  3. Cairns Post. «Megan Fox and Will Arnett walk Teenage Mutant Ninja Turtles red carpet in Sydney» (em inglês) 
  4. Antony Vieira (8 de outubro de 2014). «'Teenage Mutant Ninja Turtles 2′ Announced For 2016» (em inglês). Screen Rant. Consultado em 30 de junho de 2015 

Ligações externas