Conjunto universo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 105.172.10.3 para a última revisão de ThrasherÜbermensch, de 20h31min de 14 de junho de 2015 (UTC)
Linha 1: Linha 1:
Em [[matemática]], principalmente na [[teoria dos conjuntos]] e nos [[fundamentos da matemática]], um '''universo''' é uma classe que contem (como [[elemento]]s) todas as entidades que se deseja considerar em uma certa situação. Assim, todos os conjuntos em questão seriam subconjuntos de um conjunto maior, que é conhecido como '''conjunto universo''' e indicado geralmente por <math>U</math>.
Em [[matemática]], principalmente na [[teoria dos conjuntos]] e nos [[fundamentos da matemática]], um '''universo''' é uma classe que contem (como [[elemento]]s) todas as entidades que se deseja considerar em uma certa situação. Assim, todos os conjuntos em questão seriam [[subconjuntos]] de um conjunto maior, que é conhecido como '''conjunto universo''' e indicado geralmente por <math>U</math>.


Por exemplo: em um problema envolvendo conjuntos de [[Número inteiro|números inteiros]], o conjunto dos números inteiros <math>\mathbb{Z}</math> pode ser tomado como conjunto universo. O universo também poderia ser o conjunto dos números racionais.
Por exemplo: em um problema envolvendo conjuntos de [[Número inteiro|números inteiros]], o conjunto dos [[Número inteiro|números inteiros]] <math>\mathbb{Z}</math> pode ser tomado como conjunto universo. O universo também poderia ser o conjunto dos [[Número racional|números racionais]].


<gallery>
<gallery>

Revisão das 19h27min de 3 de abril de 2018

Em matemática, principalmente na teoria dos conjuntos e nos fundamentos da matemática, um universo é uma classe que contem (como elementos) todas as entidades que se deseja considerar em uma certa situação. Assim, todos os conjuntos em questão seriam subconjuntos de um conjunto maior, que é conhecido como conjunto universo e indicado geralmente por .

Por exemplo: em um problema envolvendo conjuntos de números inteiros, o conjunto dos números inteiros pode ser tomado como conjunto universo. O universo também poderia ser o conjunto dos números racionais.

Ver também


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.