Universidade Castelo Branco: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Stesoares (discussão | contribs)
Stesoares (discussão | contribs)
Linha 60: Linha 60:
[[Ficheiro:Piscina-UCB.jpg|miniaturadaimagem|direita|Piscina Olímpica do CECB ]]
[[Ficheiro:Piscina-UCB.jpg|miniaturadaimagem|direita|Piscina Olímpica do CECB ]]


=== Centro Esportivo Castelo Branco ===

=== Centro Esportivo Castelo Branco ===
O Centro Esportivo Castelo Branco (CECB) oferece estrutura adequada para a prática de diversas atividades esportivas, além de servir como espaço para as aulas práticas de vários cursos da Universidade Castelo Branco, do Colégio de Aplicação Paulo Gissoni e também para os treinamentos do Clube Atlético Castelo Branco, o time de futebol profissional da universidade.
O Centro Esportivo Castelo Branco (CECB) oferece estrutura adequada para a prática de diversas atividades esportivas, além de servir como espaço para as aulas práticas de vários cursos da Universidade Castelo Branco, do Colégio de Aplicação Paulo Gissoni e também para os treinamentos do Clube Atlético Castelo Branco, o time de futebol profissional da universidade.



Revisão das 21h12min de 25 de abril de 2018

Universidade Castelo Branco
UCB
Lema A Universidade da Zona Oeste.
Fundação 1971
Tipo de instituição Superior. Privada. Secular. Filantrópica.
Localização Rio de Janeiro, RJ
Reitor(a) Fernando Vieira Braga
Vice-reitor(a) Leomar Valença Lima
Total de estudantes 15.000 alunos
Graduação Aprox. 13.000
Pós-graduação Aprox. 2.000
Página oficial www.castelobranco.br

Universidade Castelo Branco é uma instituição de ensino superior brasileira, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Fundada em 1971, passando a faculdade até 1988 e centro universitário até 1995; quando consagrou-se em uma universidade. Oferece cursos de graduação tradicional nas áreas da saúde, humanas, exatas e formação de professores, graduação tecnológica, graduação EAD, programas de pós-graduação lato sensu e MBA.

Possui quatro campus no Rio de Janeiro, nos bairros de Realengo, Centro, Guadalupe e Penha. Além dos polos de ensino a distância.

História da UCB

O Centro Educacional Realengo (CER), entidade mantenedora da Universidade Castelo Branco, teve sua origem no Centro de Estudos Universitários Paulo Gissoni, fundado em 07 de março de 1971. Conforme decisão da Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 23 de fevereiro de 1973, a Entidade passou a denominar-se Centro Educacional de Realengo, instalando-se na Av. Santa Cruz 1.631, Realengo, na cidade do Rio de Janeiro.

Os primeiros cursos superiores foram autorizados a funcionar com a criação da Faculdade de Educação, Ciências e Letras Marechal Castelo Branco, no dia 09 de novembro de 1973, e da Faculdade de Educação Física da Guanabara, em 07 de novembro de 1973. Em 1976, as duas faculdades passaram a constituir as Faculdades Integradas Castelo Branco - FICAB, com a provação do Regimento Unificado pelo parecer CFE n.º 2903/ 71, de 01 de julho de 1975, seguindo-se o reconhecimento em 15 de dezembro de 1976 dos cursos que foram instalados inicialmente. Com a implantação das FICAB, começa o desenvolvimento das instalações em Realengo.

Até o final da década de 1980, outros cursos juntam-se aos já tradicionais Letras e Educação Física, como Matemática, Pedagogia, Fisioterapia, Serviço Social, Administração e Informática.

Com o intuito de oferecer mais, a família Gissoni se empenhou em ampliar a gama de possibilidades, por isso, em 1990, iniciou-se o processo formal de transformação das FICAB, com o acolhimento da carta-consulta pelo CFE, para a criação da Universidade Castelo Branco, em 18 de fevereiro. A instalação oficial da UCB ocorreu no dia 04 de janeiro de 1995, após a publicação da Portaria Ministerial n.º 1834 no Diário Oficial da União, no dia 29 de dezembro de 1994. Novos blocos são erguidos e o centro esportivo sedimenta o pioneirismo e a qualidade de ensino.

Nos anos seguintes, novos campus, unidades e polos em diferentes regiões do Rio de Janeiro e do Brasil deram continuidade ao projeto da UCB de levar ensino de qualidade a diferentes pontos do território nacional.

Serviços e atividades extra-classe

Clínica Escola

Clínica Escola Castelo Branco

Centro de referência para a população de toda a Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Clínica Escola Castelo Branco tem como objetivo a excelência de seus serviços. Funciona como campo de estágio para os alunos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social, Biomedicina e Enfermagem da UCB, além de realizar o atendimento dos atletas do Clube Atlético Castelo Branco, time da terceira divisão de futebol profissional do Rio.

A infraestrutura da Clínica Escola da UCB foi organizada de acordo com as diretrizes nacionais para o curso de Fisioterapia e com os padrões mínimos de qualidade exigidos pela Secretaria Nacional de Educação, pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A Clínica é totalmente adaptada para portadores de necessidades especiais, com acesso de veículos para embarque e desembarque. Possui equipamentos que são os mais modernos existentes no mercado e profissionais altamente qualificados, muitos deles professores da universidade.

Clínica Escola de Medicina Veterinária

Clínica Escola de Medicina Veterinária


A Clínica Escola de Medicina Veterinária fica localizada no campus Penha da UCB, oferecendo aos alunos a possibilidade de colocar a teoria aprendida em sala de aula em prática. Além disso a população pode contar com a certeza de um atendimento de qualidade, podendo agendar atendimento para procedimentos como: nefrologia, cardiologia, imunologia, avaliação cirúrgica, atendimento a silvestres, especialista em felinos e exames de imagens.




Piscina Olímpica do CECB

Centro Esportivo Castelo Branco

O Centro Esportivo Castelo Branco (CECB) oferece estrutura adequada para a prática de diversas atividades esportivas, além de servir como espaço para as aulas práticas de vários cursos da Universidade Castelo Branco, do Colégio de Aplicação Paulo Gissoni e também para os treinamentos do Clube Atlético Castelo Branco, o time de futebol profissional da universidade.

Em um espaço de 20.000 m² há campo de futebol com medidas oficiais, ginásio poliesportivo com capacidade para 1.000 pessoas, piscina olímpica, sala de judô, salas de dança, sala de musculação, pista de atletismo e 29 salas de aula. Também são oferecidas atividades como: Musculação, Natação, Jiu Jitsu, Muay Thai, Defesa Pessoal Feminina, Spinning, Treinamento Funcional, LPO/Crossfit, Preparação Física Para Concurso/Personal.

Campus e Polos

Realengo

O campus-sede da UCB está localizado em uma das principais avenidas do tradicional bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Desde a construção das primeiras instalações em 1973, varias obras de melhoria e expansão foram realizadas.

Além das salas de aula e dos setores administrativos, o campus conta com aproximadamente 30 laboratórios, sendo 20 da área de Saúde, teatro com capacidade para 200 convidados e Centro Esportivo Castelo Branco com campo de futebol de medidas oficiais, ginásio poliesportivo, piscina olímpica, pista de atletismo e sala de musculação, compondo uma área de mais de 22.000 m². Há ainda os serviços para a comunidade, como a Clínica Escola Castelo Branco.

Penha

Com um espaço de 150.000 m², o campus Penha destaca-se por sua imensa área verde preservada em uma das regiões mais movimentadas da cidade. Nesse espaço privilegiado, os alunos têm uma estrutura projetada para oferecer a melhor qualidade de ensino, com clínica-escola, mini zoológico, unidade animal, horta orgânica e um projeto otimizado de cultivo de plantas medicinais e ornamentais. Além de segurança, estacionamento próprio e fácil acesso pela Linha Amarela.

Centro

Instalada no centro financeiro e comercial do município do Rio de Janeiro, o campus está estrategicamente localizado, facilitando o deslocamento daqueles que trabalham e também desejam estudar no Centro. É fácil chegar utilizando trem, metrô e ônibus vindos de todas as regiões da cidade.

Guadalupe

O campus da Castelo no Shopping Jardim Guadalupe está localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro em um endereço estratégico, numa das vias mais movimentadas da cidade, a Av. Brasil, facilitando o acesso de quem vem do Centro do Rio em direção à Zona Oeste. A unidade Guadalupe funciona em um local com grande suporte de serviços e acesso fácil para pedestres, carros e transporte público. Em sua infraestrutura, a unidade possui salas de aula, setores administrativos, laboratórios de informática e biblioteca.

Tipos de Graduação

Presencial

A modalidade mais conhecida e mais antiga. Na Graduação presencial o aluno tem que comparecer a todas as aulas na unidade matriculada. O grande diferencial desse modelo é a maior interação entre os colegas de classe e os professores que garante o aproveito máximo das disciplinas.

Ensino a distância (EAD)

O ensino a distância, ou E-learning, da ao aluno a oportunidade de adaptar os estudos a sua rotina, por ser a modalidade de ensino mais maleável. Além disso, essa modalidade é de baixo custo. Assim, a falta de tempo, a distância, dificuldades financeiras, podem ser superadas e o sucesso profissional garantido.

Com o Ensino a distância o aluno deve comparecer em algum dos polos de ensino da UCB em algumas ocasiões como avaliações presenciais, mas todo o processo de aprendizagem é feito online. Na UCB o aluno conta com o máximo de interação com programas de tutor, grupos de estudo e canal de comunicação direta com colegas de classe, professores e coordenadores.

Cursos de Graduação

Graduação Presencial

Graduação a Distância (EAD)

Nota oficial do MEC - Em portaria de 1 de fevereiro de 2010, publicada na seção 1 do Diário Oficial da União de 3 de fevereiro de 2010[1], a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação decidiu instaurar processo administrativo para aplicar penalidades à Universidade Castelo Branco, apurando as graves deficiências na oferta da modalidade de educação a distância pela UCB e o não cumprimento, por parte da UCB, do Termo de Saneamento de Deficiências na Modalidade de Ensino a Distância, firmado em 29 de janeiro de 2009, ainda que se tenha concedido o prazo máximo de 12 meses. A penalidade consignável ao caso é o descredenciamento da UCB para oferta de cursos superiores na modalidade a distância.

Um despacho do secretário de Educação a Distância, também publicado em 3 de fevereiro de 2010[1], determina à UCB a suspensão cautelar de quaisquer processos seletivos ou de transferência de novos estudantes nos cursos superiores na modalidade a distância e que novas turmas não sejam iniciadas, a partir da data de publicação do despacho, efetuando o distrato com eventuais matriculados.

Nota oficial da UCB - Em decorrência de Despacho do Secretário de Educação a Distância do MEC, publicada no Diário Oficial de 02 de fevereiro de 2010, fica suspensa a realização de novos processos seletivos ou de transferências para ingresso de novos estudantes, nos cursos superiores na modalidade a distância oferecidos pela UCB.

Adicionalmente, informamos que, a partir de 03 de fevereiro de 2010, não serão iniciadas novas turmas nos cursos superiores na modalidade a distância, até a revogação do referido despacho.

A Universidade Castelo Branco informa que está envidando todos os esforços para cumprir as determinações da Secretaria de Educação a Distância do MEC e que encaminhará ao Ministério da Educação, no prazo previsto em lei, todas as comprovações das ações já realizadas e fixadas no Termo de Ajuste firmado entre a SEED/MEC e a UCB.

A Coordenação de Educação a Distância da UCB informa ainda que as atividades curriculares e acadêmicas referentes ao ano letivo em curso, iniciadas em 25 de janeiro último, continuarão a transcorrer normalmente e que, de acordo com a legislação vigente, estão assegurados os direitos dos alunos regularmente matriculados, no que concerne à conclusão dos respectivos cursos de graduação e à emissão dos diplomas e históricos escolares correspondentes.

Cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu)

Pós-Graduação Presencial

  • Anatomia e fisiologia humana
  • Anatomia humana e biomecânica
  • Diagnóstico laboratorial: análises clínicas
  • Educação especial inclusiva
  • Educação matemática e suas aplicações no ensino
  • Enfermagem do trabalho
  • Enfermagem intensiva cardiovascular e hemodinâmica
  • Enfermagem intensiva na alta complexidade
  • Engenharia ambiental
  • Ensino de história do brasil republicano
  • Ensino de história e geografia com foco em questões geohistóricas do oriente médio contemporâneo
  • Estratégia em saúde da família
  • Farmacologia clínica
  • Fisioterapia pélvica: uroginecologia funcional
  • Geotecnologias aplicadas ao meio ambiente
  • Gestão ambiental
  • Gestão de políticas sociais
  • Gestão escolar integradora: orientação educacional, supervisão escolar, administração escolar e inspeção escolar
  • Mba em branding e estratégia
  • Mba em gestão de logística
  • Mba em gestão de recursos humanos
  • Mba em gestão empresarial
  • Mba em gestão financeira, controladoria e auditoria
  • Mba em marketing
  • Neuropsicopedagogia
  • Nutrição desportiva
  • Pedagogia empresarial com foco em educação corporativa
  • Psicomotricidade: educação e educação especial
  • Psicopedagogia institucional e clínica
  • Qsms-r: qualidade, segurança, meio ambiente, saúde e responsabilidade social
  • Urologia e nefrologia veterinária

Pós-Graduação à Distância

  • Esporte: Detecção e Desenvolvimento de Talentos na Infância e Adolescência

Referências

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre instituições de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.