T. H. White: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ajustes
Linha 1: Linha 1:
Escritor inglês, T.H. White é famoso por ter escrito O únco e eterno rei, a série de livros que muitos dizem ser a versão definitiva da história do Rei Artur.
'''Terence Hanbury White''' ([[Bombaim]], [[29 de maio]] de [[1906]] — [[Atenas]], [[17 de janeiro]] de [[1964]]) foi um [[escritor]] [[Reino Unido|britânico]], famoso por ter escrito ''O único e eterno rei'' (''O rei que foi e um dia será'', em [[Portugal]]), a série de livros que recontam a obra de [[Thomas Malory]] sobre o [[Rei Artur]], e que muitos dizem ser a versão definitiva sobre o Rei Artur.


Após se graduar pela [[Universidade de Cambridge]] com mérito em [[Língua inglesa|Inglês]], passou algum tempo lecionando em Stowe, antes de se dedicar por completo à escrever seus livros.
==Vida==

T.H.White morreu a bordo de um navio em [[Pireu]], na [[Grécia]], enguanto voltava de uma viagem à [[América]].


'''Terence Hanbury White''' (29/5/1906 – 17/1/1964) foi um escritor inglês nascido em [[Bombaim]], [[Índia]].
Após se graduar pela [[Universidade de Cambridge]] com mérito em Inglês,ele passou algum tempo lecionando em Stowe antes de se dedicar por completo à escrever seus livros.T.H.White morreu a bordo de um navio em [[Pireu]] ([[Atenas]],[[Grécia]]) enguanto voltava de uma viagem à América.
Ele se interessava pela arte da [[caça]], [[falcoaria]], [[aviação]] e [[pesca]].
Ele se interessava pela arte da [[caça]], [[falcoaria]], [[aviação]] e [[pesca]].
Sua mais conhecida obra é O único e eterno rei (O rei que foi e um dia será, em Portugal), uma sequencia de livros que recontam a obra de [[Thomas Malory]] sobre o [[Rei Artur]].


==A série==
==A série==
Os livros da série ''O único e eterno rei'' são:


*1938 - ''A espada na pedra'' - mostra toda a educação de Artur e como chegou a ser rei; nesse livro a proximidade de Artur e [[Merlin]] é destacada.
Os livros da série "O único e eterno rei" são:
*1939 - ''A rainha do ar e das sombras'' - sobre a fase da busca do [[Graal]]
*1940 - ''O cavaleiro imperfeito'' - sobre [[Lancelot]], grande cavaleiro e melhor amigo de Artur, e que o trairia com sua esposa [[Guinevere]].
*1958 - ''A chama ao vento'' - trata dos últimos anos de reinado de Artur e de seu relacionamento com seu filho [[Mordred]].
*1977 - ''O livro de Merlin'' - publicado póstumamente; é o livro que fecha a série e um manifesto contra movimentos nacionalistas que só provocam a guerra e contra o [[capitalismo]] considerado antinatural pelo autor.


==Outras obras==
'''A espada na pedra (1938) -''' Que mostra toda a educação de Artur e como chegou a ser rei. Nesse livro a proximidade de Artur e [[Merlin]] é destacada.
[[Image:Gulliver in Liliput, Bremen.jpg|thumb|Gulliver cercado de lilliputianos]]


White escreveu muitos outros livros, alguns com [[pseudônimo]]s como Mistress Masham’s Repose (sem tradução para o português), no qual uma garota descobre um grupo de lilliputianos (criaturas minúsculas do livro ''[[As Viagens de Gulliver]]'' de [[Jonathan Swift]]) vivendo perto de sua casa.
'''A rainha do ar e das sombras (1939) -''' Sobre a fase da busca do [[Graal]]

'''O cavaleiro imperfeito(1940) -''' Sobre [[Lancelot]], grande cavaleiro e melhor amigo de Artur que o trairia com sua esposa [[Guinevere]].

'''A chama ao vento (1958) -''' Trata dos últimos anos de reinado de Artur e de seu relacionamento com seu filho [[Mordred]].

'''O livro de merlin (publicado póstumamente em 1977) -''' O livro que fecha a série e um manifesto contra movimentos nacionalistas que só provocam a guerra e contra o [[capitalismo]] considerado antinatural pelo autor.


==Curiosidades==
==Curiosidades==
*O musical da [[Broadway]] ''Camelot'' foi baseado na série ''O único e eterno rei''.
*Outra obra baseada nos livros de White é o filme de animação dos estúdios [[Disney]], ''[[A espada era a lei]]''.


=={{Ligações externas}}==
*O musical da Broadway Camelot foi baseado na série O único e eterno rei.
*[http://www2.netdoor.com/~moulder/thwhite/ Site em homenagem ao autor, em inglês]

*Outra obra baseada nos livros de White é o filme de animação dos estúdios de Walt Disney "[[A espada era a lei]]"

==Outras Obras==
[[Image:Gulliver in Liliput, Bremen.jpg|thumb|Gulliver cercado de lilliputianos]]

White escreveu muitos outros livros,alguns com pseudônimos como Mistress Masham’s Repose (sem tradução para o português), no qual
uma garota descobre um grupo de lilliputianos (criaturas minúsculas do livro [[As Viagens de Gulliver]] de [[Jonathan Swift]]) vivendo perto de sua casa.

==Ligações Externas==

http://www2.netdoor.com/~moulder/thwhite/ (site em homenagem ao autor em inglês)


[[Categoria:Escritores da Inglaterra]]
[[Categoria:Escritores do Reino Unido|White, T. H.]]


[[de:Terence Hanbury White]]
[[de:Terence Hanbury White]]

Revisão das 04h30min de 5 de março de 2007

Terence Hanbury White (Bombaim, 29 de maio de 1906Atenas, 17 de janeiro de 1964) foi um escritor britânico, famoso por ter escrito O único e eterno rei (O rei que foi e um dia será, em Portugal), a série de livros que recontam a obra de Thomas Malory sobre o Rei Artur, e que muitos dizem ser a versão definitiva sobre o Rei Artur.

Após se graduar pela Universidade de Cambridge com mérito em Inglês, passou algum tempo lecionando em Stowe, antes de se dedicar por completo à escrever seus livros.

T.H.White morreu a bordo de um navio em Pireu, na Grécia, enguanto voltava de uma viagem à América.

Ele se interessava pela arte da caça, falcoaria, aviação e pesca.

A série

Os livros da série O único e eterno rei são:

  • 1938 - A espada na pedra - mostra toda a educação de Artur e como chegou a ser rei; nesse livro a proximidade de Artur e Merlin é destacada.
  • 1939 - A rainha do ar e das sombras - sobre a fase da busca do Graal
  • 1940 - O cavaleiro imperfeito - sobre Lancelot, grande cavaleiro e melhor amigo de Artur, e que o trairia com sua esposa Guinevere.
  • 1958 - A chama ao vento - trata dos últimos anos de reinado de Artur e de seu relacionamento com seu filho Mordred.
  • 1977 - O livro de Merlin - publicado póstumamente; é o livro que fecha a série e um manifesto contra movimentos nacionalistas que só provocam a guerra e contra o capitalismo considerado antinatural pelo autor.

Outras obras

Gulliver cercado de lilliputianos

White escreveu muitos outros livros, alguns com pseudônimos como Mistress Masham’s Repose (sem tradução para o português), no qual uma garota descobre um grupo de lilliputianos (criaturas minúsculas do livro As Viagens de Gulliver de Jonathan Swift) vivendo perto de sua casa.

Curiosidades

  • O musical da Broadway Camelot foi baseado na série O único e eterno rei.
  • Outra obra baseada nos livros de White é o filme de animação dos estúdios Disney, A espada era a lei.

Ligações externas