Igreja Pentecostal Deus É Amor: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Orientação e lider
Presidente
Linha 13: Linha 13:
| países= 160
| países= 160
}}
}}
A '''Igreja Pentecostal Deus é Amor''' ('''IPDA''') é uma denominação Pentecostal brasileira. Com sua sede mundial na cidade de [[São Paulo (São Paulo)|São Paulo]], SP - [[Brasil]], foi fundada em [[1962]] pelo Missionário [[David Martins Miranda]] (1935 - 2015) e hoje presidida por sua esposa, Missionária Ereni de Oliveira Miranda.
A '''Igreja Pentecostal Deus é Amor''' ('''IPDA''') é uma denominação Pentecostal brasileira. Com sua sede mundial na cidade de [[São Paulo (São Paulo)|São Paulo]], SP - [[Brasil]], foi fundada em [[1962]] pelo Missionário [[David Martins Miranda]] (1935 - 2015) e hoje presidida por sua esposa, Ereni de Oliveira Miranda.


Atualmente conta com mais de 21 mil igrejas espalhadas pelo Brasil e outras milhares em 150 países<ref>{{Citar web |url=http://www.ipda.com.br/nova/jubileu/jubileu02.html |título=Jubileu de Ouro IPDA" |língua=pt |autor= |obra= |data= |acessodata=21/06/2011}}</ref>. Sua sede mundial, chamada de [[Templo da Glória de Deus]], é considerado um dos maiores templos evangélicos do mundo.
Atualmente conta com mais de 21 mil igrejas espalhadas pelo Brasil e outras milhares em 150 países<ref>{{Citar web |url=http://www.ipda.com.br/nova/jubileu/jubileu02.html |título=Jubileu de Ouro IPDA" |língua=pt |autor= |obra= |data= |acessodata=21/06/2011}}</ref>. Sua sede mundial, chamada de [[Templo da Glória de Deus]], é considerado um dos maiores templos evangélicos do mundo.

Revisão das 23h56min de 9 de maio de 2018

Igreja Pentecostal Deus é Amor
Igreja Pentecostal Deus É Amor
Orientação Pentecostal
Fundador David Martins Miranda
Origem São Paulo, 1962.
Localização São Paulo - SP
Número de membros De 1 a 1,5 milhão no mundo, sendo cerca de 800 a 900 mil no Brasil.
Número de igrejas 21 mil
Países em que atua 160

A Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA) é uma denominação Pentecostal brasileira. Com sua sede mundial na cidade de São Paulo, SP - Brasil, foi fundada em 1962 pelo Missionário David Martins Miranda (1935 - 2015) e hoje presidida por sua esposa, Ereni de Oliveira Miranda.

Atualmente conta com mais de 21 mil igrejas espalhadas pelo Brasil e outras milhares em 150 países[1]. Sua sede mundial, chamada de Templo da Glória de Deus, é considerado um dos maiores templos evangélicos do mundo.

Segundo o último censo do IBGE, a IPDA tinha entre 800000 e 850000 fiéis que declaravam-se como pertencentes a igreja, número esse que abrangia membros batizados, sem contar os milhares de frequentadores [2].

Fundador

Missionário David Miranda, fundador da Igreja Pentecostal Deus É Amor

O Missionário David Miranda, nasceu no dia 4 de Julho de 1935, na pequena cidade de Reserva, no estado do Paraná. Era o quarto de cinco filhos do casal Roberto e Anália Miranda, casal de agricultores católicos. Quando David Miranda tinha 13 anos de idade seu pai faleceu, fato que mudou a vida da família Miranda. Quatro anos depois eles mudaram-se para o município de Tibagi - PR, conhecido como vila de Cidade Nova (que tempos depois veio a se chamar Telêmaco Borba, PR) às margens do rio Tibagi, perto da fazenda Monte Alegre, propriedade da Indústria Klabin do Paraná Papel e Celulose S/A., onde David trabalhou.

Em abril de 1957 a Sra. Anália vendeu sua casa na Cidade Nova (Telêmaco Borba) e migrou com a família para a cidade de São Paulo, onde já morava Araci, irmã mais velha de David Miranda, que já era convertida ao protestantismo. Foi através de Araci que a mãe e os demais irmãos se converteram, ficando somente David como a última resistência do catolicismo dentro da família.[3]

O Missionário David Miranda veio a falecer em 21/02/2015, vítima de um infarto, em sua residência no Bairro Alpes da Cantareira - Serra da Cantareira/SP. Seu corpo foi velado no Templo da Glória de Deus, Sede Mundial da IPDA, localizado na capital de São Paulo.

Conversão do Fundador

David Miranda, conforme relatado em sua autobiografia, já não aguentava mais a convivência com a sua família devido à discordância religiosa, pois não suportava os crentes em sua casa, porque após a conversão de sua família a sua casa virou local para culto domiciliar. A conversão de David Martins Miranda ocorreu em 6 de julho de 1958. Naquele dia, ele planejava deixar sua casa em segredo e ir morar sozinho, pois já estava para completar 22 anos. Mas tudo mudou quando vinha de uma sessão de cinema, por volta das 19 horas, pela Estrada da Conceição, em Vila Munhoz, São Paulo.

Como sempre, procurava uma festa, quando foi surpreendido por um cântico. Pensando tratar-se de um baile ou coisa parecida, parou para ouvir o que era aquilo. Muitas vozes cantavam ao mesmo tempo. Quando percebeu, estava em frente à Igreja Maravilhas de Jesus (presidida pelo pastor Leonel da Silva). Embora não gostasse dos crentes, David resolveu entrar e sentar-se em um dos bancos daquele salão.

David estava em conflito consigo, pois queria sair dali correndo, mas não conseguia; algo o segurava naquele lugar. Permaneceu ali até o final do culto onde foi lida a passagem bíblica de Gênesis 22, que fala sobre o sacrifício de Abraão, passagem essa pregada pelo pastor Jonas da Cruz, nordestino com forte sotaque baiano. A mensagem daquela noite tocou profundamente o coração do futuro missionário e fundador de uma das maiores igrejas do Brasil, a ponto de David Miranda pensar que tudo o que aquele pastor falava era direcionado exclusivamente para ele. Esse foi o cenário de sua conversão. Naquela noite mesmo ele aceitava Jesus como seu único e suficiente salvador e se tornava também um evangélico.[4]

História

Ficheiro:Logo-DeA.jpg
Logotipo usado até 2016.

Oficialmente a Igreja Pentecostal Deus é Amor foi fundada em 3 de junho de 1962, sendo esta data a de registro como pessoa jurídica em cartório passando a existir oficialmente perante a lei. Mas de fato ela teve início no mês de março de 1962, mês este no qual David Miranda foi despedido da firma onde trabalhava há quatro anos, recebendo uma indenização com a qual alugou um amplo salão na antiga Rua Setenta, hoje Avenida Afonso Pena, na região de Vila Maria na cidade de São Paulo. No dia da inauguração, havia no local cerca de 50 pessoas, sendo que membros da igreja eram apenas três pessoas: o próprio David Miranda, sua mãe Anália e sua irmã Araci.

Nos dias que se seguiram após a inauguração, foram se unindo à igreja pessoas que já conheciam David Miranda de outras denominações por onde ele passara e, menos de um mês após já contava com cerca de 70 membros.

No dia 15 de abril, David Miranda foi oficialmente ungido como pastor, pelo amigo Pr. Roberto Anézio, da Igreja de Cristo Pentecostal do Brasil (igreja essa à qual David Miranda pertencia antes de fundar a Deus é Amor), nesse dia a Deus é Amor passou a ter o seu primeiro pastor.

O auge do crescimento da IPDA ocorreu nas décadas de 1980 e 1990, impulsionado por um forte avivamento evangélico pentecostal, do que a Deus é Amor foi precursora, com grande ênfase na doutrina da justificação pela fé e na doutrina da santificação do espírito, alma e corpo, sendo manifestado sinais e prodígios através de curas divinas e libertações, onde paralíticos deixavam suas muletas e cadeiras de rodas, caroços cancerosos eram expelidos, homem sem língua falava e até defuntos eram ressuscitados pela oração do missionário David Miranda juntamente com a igreja. Enfim, uma verdadeira explosão de milagres.

Leia abaixo parte da Autobiografia do Missionário David Miranda, em que relata como Deus falou com ele para fundar a Igreja Deus é Amor:

“Aproximadamente, às 2h50, de 01/11/1961, senti como se estivesse flutuando nos ares: já havia mais de três horas que orava a Deus, sem cessar, de joelhos e com o rosto no chão. Minha roupa já estava molhada de suor, podia viver, naquele momento, Lucas 22.44: "E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o Seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até ao chão".

Senti que era o Espírito Santo quem estava habitando em mim, fazendo-me sentir aquela graça maravilhosa, pois Jesus, quando orava no monte, por diversas vezes enfrentou noites frias e, ainda assim, suou. Todas as noites, quando orava ao Senhor, sentia o fogo divino do Espírito Santo e isso, para mim, já era algo normal. Porém, naquela noite, estava me sentido de uma maneira diferente. O fogo divino era o mesmo, mas parecia que estava mais intenso. De madrugada, já não me continha, minha carne parecia que estava se separando da minha alma, tremia compulsivamente da cabeça aos pés, até meus dentes pareciam bater uns nos outros; sentia que algo ou alguém, de imenso poder, estava se aproximando de mim. O escrito em Provérbios 8.17 veio-me à mente: "Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão". Havia já 4 horas que estava orando de joelhos. Seres celestiais estavam comigo naquele meu pequeno quarto. Podia senti-los mover ao meu redor. Não existem palavras que possam descrever a sensação naquele momento: tudo o que já sentira de amável, sublime e glorioso na minha vida, era pequeno diante daquilo que estava ocorrendo naquele instante. Jamais uma criatura humana pode sentir algo parecido, a menos que esteja em contato íntimo com Deus. Lembrei-me da expressão de Jacó que dissera: "Este lugar não é outro, senão, a Casa de Deus" (Gênesis 28.17). Me maravilhava com o som que podia ouvir. Sim, naquele instante, ouvia vários sons celestiais, vozes de arcanjos, coros celestiais. Aleluia! Algo glorioso estava acontecendo.

Não conseguia pronunciar palavra, mas, também, naquela hora, não queria dizer nada, nem ao menos falar coisa alguma; apenas desejava ouvir aqueles sons encantadores e celestiais. De repente, uma voz surgiu acima daqueles sons diversos. Era uma voz com o som de muitas vozes e ouvi quem me dizia: "Meu servo, não temas as lutas, pois te escolhi e grande obra tenho a fazer por teu intermédio. Muitos se levantaram contra ti, mas não prevalecerão. Aqueles que forem contigo, Eu serei com eles, mas aqueles que forem contra ti, Eu serei contra eles" (Gênesis 12.3). “Por isso não temas as lutas e perseguições, porque grande obra tenho a fazer por teu intermédio. Eu enviarei povos e nações para que, através de ti, eles sejam curados por Mim".

Eu não disse nada em palavras naquele instante e, mesmo que tentasse dizer alguma coisa, não conseguiria. Porém, em meu pensamento, perguntava: "Senhor esta obra será realizada através da igreja a que pertenço, ou através de outra?" E Ele me disse: "Eu darei o nome da igreja". Depois disso, houve grande silêncio, mas Sua voz ainda ressoava naquele recinto. Era incrível! Sem que eu houvesse dito nada, Deus soubera da minha pergunta e me respondeu.

Voltei a mim e vi que estava em meu quarto, pois estive como que arrebatado. Quando comecei a ouvir a voz do Senhor, parecia que havia sido transportado ao Paraíso ou a uma parte do céu. O lugar onde estava ajoelhado por mais de 4 horas molhou, havia uma grande roda de suor, que escorreu do meu corpo.

O Senhor me tocara com brasas vivas, igual quando ocorreu com Isaías: "Mas um dos serafins voou para mim trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com ela tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios e a tua iniquidade foi tirada, e purificado o teu pecado" (Isaías 6:6-7). Não contei a ninguém essa minha conversa especial com o Senhor e, por muito tempo, ninguém soube do ocorrido entre mim e Deus. Num momento de plena comunhão, continuei a buscá-Lo pelas madrugadas, pedindo a Ele que me dissesse o nome da igreja como prometera, para que eu fosse congregar nela; porque queria que Sua promessa se cumprisse logo em mim. Esperava que Ele dissesse o nome de uma igreja já bastante conhecida e abençoada, todavia não foi como pensei. Para minha surpresa, após vinte e um dias de oração, Ele me disse o nome: "DEUS É AMOR".

Depois que recebi o nome, fui procurá-la e fiz isso incansavelmente, mas não consegui encontrá-la; já pensava até que deveria ser uma igreja em outro estado, e não em São Paulo. Foi quando Deus me orientou dizendo, através de divina revelação do Espírito Santo, que eu deveria fundar uma igreja, colocando o nome revelado por Ele. Obedecendo a ordem do Senhor, entreguei a congregação a qual tomava conta no Jardim Japão, em Vila Maria e, sem dizer nada a ninguém, nem ao menos ao pastor dirigente, dei início ao trabalho de fundação de uma nova igreja. Por certo, o pastor deve ter pensado que o motivo da minha saída era devido a grande luta, pela qual passava e que já não estava mais suportando. A partir dos dias seguintes, pude entender o motivo das grandes lutas, mas, na época, elas não me pareciam ter um porquê.”

Doutrina

Regulamento Interno - RI

O RI ou Regulamento Interno da IPDA é o manual de conduta e ensinamentos para os membros batizados; esse manual vem junto com a carteirinha de membro. Cada regra é amparada por versículos e contextos bíblicos.

Regulamento Interno para membros e obreiros

Dentre as orientações para membros e obreiros, constam:

  • Não assistir programas de TV, pois a televisão, principalmente através das novelas e filmes são meios de se propagar mentiras, enganos, destruição de famílias, dentre outros fatores que afetam a sociedade. (Sl 1:1) (Ap 13:11 ao 18)
  • Não fazer tatuagem (1 Co 3:16-17) (Lv. 19:28);
  • Não ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica. (1 Ts 5:6)
  • Às mulheres: evitarem cortar os cabelos e evitarem utilizar roupas que evidenciem ou demonstrem sensualidade. (Gl 5:19)
  • Aos homens: que evitem cabelos compridos e, igual às mulheres, que utilizem roupas modestas, que não evidenciem ou demonstrem sensualidade. (1 Co 11:14)
  • Que a beleza seja, conforme orientação bíblica, no interior, ou seja, que se evite o uso de maquiagens e adereços. Essa recomendação, de São Pedro (I P 3:3), visava orientar a igreja com relação às vaidades. Diz o apóstolo: "A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus."

No restante, a IPDA assemelha-se às demais igrejas cristãs, adotando a regra de fé protestante.

Demografia

Ano Membros
2000 774.830
2010 845.383

Segundo o Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2000, a IPDA tinha 774.830 membros.[5]

Já no ano de 2010 o Censo registrou 845.383 membros, o que torna a IPDA a 9ª maior denominação protestante no Brasil por número de membros. [6] Assim sendo a igreja teve o crescimento de 9,1% no número de membros em 10 anos.


Meios de comunicação

Rádio

Ver artigo principal: Rádio Deus é Amor

O principal meio de comunicação da IPDA é o rádio pelo qual transmite o programa "A Voz da Libertação" há mais de 50 anos. A Rádio Deus é Amor é transmitida em centenas de emissoras pelo Brasil e pelo Mundo, sendo em muitas delas 24 horas de programação por dia.[7] A cadeia de emissoras que transmite o programa A Voz da Libertação é uma das maiores do mundo no segmento evangélico, cobrindo todo o Brasil e América Latina e partes da Europa, Estados Unidos, África.

Internet

A Igreja Pentecostal Deus é Amor também utiliza como meio de divulgação a internet, através de seus sites com links para transmissão do programa "A Voz da Libertação" via web ao vivo para todo o Mundo. Este é o site oficial da Igreja Pentecostal Deus é amor http://www.ipda.com.br/

Outros

Outros meios de comunicação da IPDA:

  • Jornais: O Testemunho.
  • Revistas: IDE - Expressão Jovem.
  • Site: www.ipda.com.br

Dia da Igreja Pentecostal Deus é Amor

No dia 24 de agosto de 2016, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou a lei nº 16.538 de autoria do vereador Jair Tatto (PT) que incluiu no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo o dia 3 de junho como sendo o "Dia da Igreja Pentecostal Deus é Amor"[8].

Além da cidade de São Paulo, o município de Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo, também comemora no dia 03 de junho o “Dia da Igreja Pentecostal Deus é Amor”, através da lei nº 4.921 de outubro de 2015 de autoria da vereadora Maria Alice Rocha (PSDB).

Referências

  1. «Jubileu de Ouro IPDA"». Consultado em 21 de junho de 2011 
  2. «Censo 2010- Segundo a Religião"» (PDF) 
  3. «Autobiografia do Missionário David Miranda"» 
  4. «Cronologia da IPDA"». Consultado em 31 de maio de 2010 
  5. «IBGE: Tabela de Religião no Brasil em 2000» (PDF). censo. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2000. Consultado em 17 de março de 2018 
  6. «População residente, por situação do domicílio e sexo, segundo os grupos de religião» (PDF). censo. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2010. Consultado em 17 de março de 2018 
  7. «Lista de Emissoras de Rádio"» 
  8. «Lei N° 16538 DE 24 DE Agosto DE 2016 « Catálogo de Legislação Municipal». legislacao.prefeitura.sp.gov.br. Consultado em 25 de março de 2017 

Ligações externas